Galera… Troquei efetivamente de sistema na semana passada.
E acabei me deparando com um problema “novo”.
O efeito flickering acentuado em algumas imagens.
Isso acontece em imagens com baixa luminosidade (ISO Alto portanto), quando os holofotes do teatro são de LED e principalmente se há muito uso de fumaça.
ML - minhas câmeras todas agora são ML. (R8 e R6II)
Sim. Usei o obturador eletrônico.
Não vi se o anti-flicker tá ligado. Nas minhas câmeras anteriores vinha ligado… Não me atentei pra isso.
Talvez algum plugin para Photoshop baseado em Wavelet para decompor a imagens em várias frequencias e daí você poder atuar somente na camada que tem o padrão de interferência
Valeu André… Vou habilitar… Mas não sei se conseguirei usar…
Vou testar e ver se a câmera não irá reduzir demais a velocidade. O que atrapalharia bastante.
aeee Nando blz ! D boas por aí ?
ve ae e conta pra nois pq o anti flicker da minha cam nao ativava qdo o shutt ta no eletronico
tb procurar muito plugins pra arruma isso e nao achei
Acho que no seu caso tem de ser o opção " High-Frequency Anti-Flicker Shooting" e não " Anti-Flicker Shooting" por conta do atraso e redução da velocidade.
The range of the recommended shutter speed indicated varies by shutter mode.
Mechanical shutter: 1/50.0 to 1/1024.0 sec.
Electronic first-curtain: 1/50.0 to 1/512.0 sec.
Electronic shutter: 1/50.0 to 1/2048.0 sec.
Movie recording: 1/50.0 to 1/2048.0 sec.
Image display on the screen or in the viewfinder may differ from actual shooting results. Take some test shots in advance.
Pois é André. Não testei o High-Frequency Anti-Flicker Shooting. Pelo que vi ele meio que faz uma medição do flicker… E não sei o quão viável isso é pra mim… Pq o flicker muda de frequência (visivel no tamanho das bandas) durante o mesmo espetáculo…
Eu andei testando… Fotografei novamente no mesmo teatro… E em alguns outros com LED em luz de pino. Isso só acontece quando tem led como luz de pino e contra alta. E ainda assim só fica bem evidente mesmo quando tem fumaça.
Mas enfim. Usei o antiflicker em 1a cortina eletrônica e resolveu. Não acontece um atraso importante no clique e eu só preciso ficar mais esperto por conta da redução do FPS… Mas dá pra trabalhar assim. Pq eu normalmente trabalho em velocidades de 1/250, 1/320 e 1/400. Não preciso mais que isso.
E o bom é que a R6II tem um clique bem sutil, quase um MODO SILENCIOSO das DSLR. Dá pra usar de boa mesmo em cenas mais intimistas.
PS.: Ainda não tive como parar pra fazer o tratamento na foto de exemplo e mostrar o resultado pra vocês. Mas assim que der, faço.