Pessoal, uso Windows e o EOS INFO que baixei ali do link do fórum, mas até então só testei modelos mais antigos. Gostaria de levantar a contagem da minha SL2 e da EOS M50, há como?
Fernando, tem um topico aqui no forum exatamente sobre isso, inclusive com alguns programas para isso. O mais utilizado, é o tornado.rar, porém ele contem cavalo de troia.
Você tem duas opções seguras.
Usar algum pc/notebook da apple, e instalar o app deles , que custa 6,90 dolares, e faz contagem de todas cameras atuais.
Ou mandar para Portssar ou Namba, em São Paulo.
Também estou em busca de saber os clicks da minha m50 porém tudo indica que apenas com o Mac ou iOS, eu não tenho Mac, mas o programa tem pra iOS e pode verificar com a câmera via Wi-Fi.
Vai ser o jeito comprar essa bendita licença mesmo.
Li algum lugar que tem uma forma via Linux, porém não sei ao certo se funciona nestes modelos mais novos
eu usei recente o Free shutter count pra mac e funcionou pra 7d mark II. Como o nome diz é free! Pra PC nao testei.
vi agora no site do app e nao suporta SL2 ou m50… :doh: …talvez tenha que pagar mesmo. lembro de ter pesquisado que há um programa pra android (pago). canon sacaneia mesmo.
Esses dizem que funcionam com a SL2 e M50.
Mas é apenas p/ MAC.
custa $10.00
https://www.direstudio.com/shuttercount/tech-specs/#cameras
R$34,90
Eu achei 2 programas chamados Free Shutter Counter, qual é o que vcs estão comentando?
EXIFTOOL não consegue ler o shutter counter dessas câmeras?
Não porque a Canon não coloca essa info no exif.
:ponder:
Foi pesquisar mais sobre o assunto e parece que alguns modelos de câmeras Canon o valor de contagem do shutter é incrementando a cada 1000 fotos.
Não consigo ver um sentido prático nessa abordagem.
O unico que deu certo foi esse shuttercount , paguei esses 34,90, usei um iphone da minha esposa que está “parado” sem uso, não uso iphone mas fiz a compra usando meu idapple e num futuro caso eu precise testar outra camera eu vou ter o app pra vida toda.
a quantidade de clicks está realmente na faixa como eu imagina, uso desde 2018 quando lançou
É sério isso ? O programa te informa que tem entre 0 e 35000 clicks ?
Na verdade entre 34000 e 35000.
Algumas Canon estão reportando apenas de mil em mil.
Melhor que nada.
Mas acho uma baita sacanagem tirar a contagem do exif.
Acho que Canon nunca teve no exif.
Salvo a antiga linha 1D mas era um contador possível de ser resetado, a depender de como o usuário configura a numeração do cartão.
Queria entender qual a justificativa disso.
Não é isso que o print diz… O que está escrito é <= 35000 e não entre 34k e 35k
De acordo com a documentação do Shutter Count para diversos modelos de câmeras Canon:
https://www.direstudio.com/shuttercount/tech-specs/#cameras
The camera reports counters in 1000 increments.
Logo, <= 35k, leia-se, entre 34k e 35k.
Muito mal feito, me desculpe.
O correto seria 34k <= n <= 35k e não <= 35K !!!
Concordo plenamente. ![]()