Sou amador e ultimamente tenho tido muito pouco tempo prá fotografar. Nesse caso os cuidados são ainda mais importantes já q o equipo fica parado por muito tempo.
Antes guardava tudo dentro da mochila, mas depois de um ponto de fungo numa 70-300ED q eu tinha e principalmente depois de ter investido em lentes mais caras resolvi não dar mais sopa.
1- Organizador de plástico transparente marca San Remo com tampa
2- Um pote de anti mofo Secar sem perfume e um copo de plástico com aproximadamente 100g de sílica.
3- Um higrômetro digital comprado no ML
Pelas minhas pesquisas a humidade ideal tem q ficar entre 30 e 50%. Menos de 30 parece q existe a possibilidade de ressecamento de materiais e me parece q tb existem fungos q se desenvolvem em baixíssima humidade.
Nesse exato instante o higrometro está marcando 31%.
Quando a humidade aumentar é só trocar o antimofo e colocar a sílica no forno.
Ahhh… ia me esquecendo…
Pelo menos uma vez por mês deixo as lentes por 15 minutos no sol.
Já estou vendo na Diafilm e em lojas do Rio se tem a sílica, qto ao banho de sol, tb vou começar a fazer. Guardo na mochila, dentro de um armário, mas penso em mudar, talvez para uma caixa plástica.
Higrômetro! Eu queria saber o nome do instrumento que mede a umidade do ar. Eu também uso esse organizador da Sanremo, só que o meu veio sem as pastas. Será que 30% deixam o ambiente livre de fungos mesmo? Será que é obrigatório as lentes pegarem sol de vez em quando ou só garantir a umidade baixa já é suficiente?
Essa do higrômetro valeu o tópico… vi uns no ML por R$100,00, será que tem algo mais barato que funcione?
Para o pessoal aqui do RJ, o produto pode ser encontrado na B.Herzog na Rua Miguel Couto, 131 - Centro Tel. 2233-7060, a embalagem de 1kg custa R$11,80; se não for difícil de armazenar e conservar vale a pena; pois o último Secar que comprei custou R$6,50 e contém 180gr.
abraços.
Guardo meu equipamento em armário de alumínio, com prateleiras de vidro e vedação de borracha na porta (igual porta de carro)e um higrometro dentro. Inicialmente, colocava em cada prateleira um pote de cloreto de cálcio e, quando o higrometro começava a indicar acima de 50%, trocava o cloreto de cálcio dos potes. Como moro em um lugar muito úmido, trocava a cada 10 dias. A umidade se mantinha entre 35% até 50%, que é a faixa recomendada para não dar fungos nem ressecar as borrachas e lubrificações das cameras e lentes. Posteriormente, comprei um desumidificador elétrico, que mantem a umidade na mesma faixa e a manutenção é só retirar a água que condensa em um pote. Tem funcionado muito bem.
Francisco, comprei o meu por R$60,00no ML. Dei uma olhada e parece q agora só tem aqueles com termometro integrado e que custam mais caro.
De qualquer forma eu acho esse instrumento imprescindível. Prá vc ter uma idéia, quando eu abro a tampa do organizador rapidamente a humidade sobe prá caramba. Em dias de chuva chega perto dos 90% na minha casa.
Loucura mesmo…
Armazenamento
Quando a câmara não for utilizada durante um período de tempo prolongado, desligue a câmara,
coloque novamente a tampa do monitor, retire a bateria e armazene a bateria num local fresco e seco
com a tampa de terminal colocada. Para impedir a criação de mofo ou bolor, guarde a câmara num
local seco e com boa ventilação. Não guarde a câmara com naftalina ou com bolas de cânfora, nem
em locais que:
• tenham uma má ventilação ou estejam sujeitos a humidade superior a 60%
• estejam próximo de equipamento com fortes campos electromagnéticos, tais como televisores ou
rádios
• estejam expostos a temperaturas superiores a 50°C (por exemplo, junto a um aquecedor ou num
veículo fechado num dia de calor) ou inferiores a –10°C.
Muito boa sua sugestão, deu pra ter uma idéia do que é melhor fazer.
Para quem usa direto,(GUTO) e nem chega a guardar, não tem esse problema, mas quem só consegue usar fim de semana, é bom pensar nisso, sim.
Já vi na Diafilm, a embalagem da sílica gel. Vou conseguir uns saquinhos de sílica para colocar na mochila, e nas gavetas onde guardo as cãmeras e lentes. O quilo, na Cidade, está na lista tab.
O desumidificador, vou ver no ML, será ótimo para controlar , caso fique algum tempo sem mexer…
Marcelo = show essa caixa, hein!! já vem com higrômetro ? ou é termômetro? ótima idéia!! Foi a melhor solução, a meu ver, até agora. Tenho umas caixas dessas, vou rearrumar com as lentes, em vez de deixar na michila. Dentro de armário é certo que em algum momento, vão aparecer os fungos.
Valeu, galera!!
quem ainda não deu sua sugestão, aproveite, várias soluções já foram apresentadas!!
Seguindo as dicas dadas aqui, comprei uma caixa organizadora… já possuia a silica na mochila, vou comprar mais pra deixar um pouco na caixa e um pouco na mochila… vou ver se compro um higrômetro também, pra controlar melhor a humidade…
Valeu as dicas… serão de grande utilidade para muitos…
ADAM,
Sensacional seu armário, toma um espaçinho, né?
Que tal colocar um forro no piso, tipo feltro, para apoiar as lentes e a cam ? assim não fica direto na madeira.
Só falta o higrômetro. Dá uma olhada nesse: R$ 65,00.