Como vc guarda seu equipamento?

Ao pessoal que usa antimofo tipo “Secar”, vale um lembrete: enrolar o produto em um saco plástico ou deixar dentro de algum pote. Por duas vezes comprei o dito antimofo, e absurdamente o pote estava quebrado/lascado. Mas só percebi quando vi uma pocinha de agua no fundo do guarda-roupa. Para quem coloca o antimofo dentro de uma caixa junto com as lentes, o cuidado deve ser maior.

Caro Razinva
Eu guardava na AMAZONIA(morei la 2 anos), dentro de uma caixa de isopor vedada, mas la e umidade minima 95%o ano todo.
No resto dos lugares que tenho morado ou ido para trabalhar nunca nada saiu das malas Tamrac, faço isto dede 1990.
Nunca teve problemas.
La na floresta a galera coloca lampadas ligadas 24hs por dia ,no guardarropa,
para a ropa, sapatos, etc, nao ficar verde,numa semana.
Isso aconteceu comigo assim que cheguei no Para,
ali caiu a ficha que nao ia sobrar nada do equipamento fotografico , que fico salvo no isopor.
Abraço
Angelo.

Eu guardo numa caixa transparente com um antimofo… algumas vezes por dia, outras eu deixo ela dormir dentro da bag, que nem é específica para cameras fotográficas…

Já mudei para Rio das Ostras, então coloco uma lâmpada de 20w / 220v ligada direto 24hs bem em cima da caixa transparente sem tampa, com as lentes e câmeras também sem tampas, e um pote de SECAR. Tinha dúvida qto ao SECAR estragar alguma borracha das lentes, mas já tive orientação que não há lubrificantes dentro das lentes, é tudo de teflon, pode colocar. E usar sempre que puder, e dar banho de sol de 15 minutos sempre.
Depois coloco as fotos de como ficou minha caixa.
É isso, abraços! :ok:

vou comprar uma caixa semitransparente organizardora e silica em gel… no mercadolivre tem higrometro com sensor externo e interno, de 35 reais… E o mesmo modelo que a gente usa em sala de vacinas, na geladeira, pra nao deixar a temperatura e a umidade na geladeira subir muito, entao suponho que funcione… vou colocar na caixa mesmo e usar o higrometro e a silica pra reduzir a umidade ambiente… quanto ao sol, s[o pegar a caixa e colocar tudo no sol 1 ou 2 vezes por semana. Acho o armario/estufa uma alternativa muito boa, porem pra quem é profissional mesmo, com muitos anos e muita grana ( do musashi ali tem mais de 100 mil de material… ) investidos… pra mim, um reles amador que tem 4 ou 5 lentes, acho que a caixa ja esta de bom tamanho… valeu pelo topico, otimas dicas…

Já que o tópico foi ressucitado, depois do verão terrivelmente úmido aqui no Sul, terminei minha caixa armazenadora

Higrometros tem vários modelos no DealExtreme. Aí dentro da caixa a umidade está variando entre 20% com sílica bem seca
e 40% quando já começa a ficar rosada. Aí já ponho para secar novamente.

E já fiz também uma caixa fechada com duas lâmpadas UV para dar um “banho de luz” caso o inverno me prive de sol por muito tempo.

E as cameras? Em outra caixa?
Gostei da solução para as divisões, pode fazer em EVA, dessas placas coloridas que vendem em papelarias, pode colar umas 2 ou 3 e grudar embaixo com fita adesiva, deve ficar bom… :ponder:
Deixo a sugestão da lâmpada de 220volts, de 20 ou 15 w, ligada 24hs, que libera um calor pequeno, e consome pouco, e o higrometro, existem naciionais perfeitos, e baratos, procure em lojas de material eletronico, de som, que eles tem.
abcs!

Eu deixo o equipamento em prateleiras de madeira as amquinas ficam em cima de saquinhos de silica gel é o que tem dado certo pra mim até agora.

Quem mora em casas com umidade, precisa realmente tomar cuidado com isso, pois o mofo domina tudo.

Eu deixo todo o equipamento dentro de uma mochila Alhva Aventura, com cerca de 500g de sílica gel azul dentro. Isso já faz uns 4 anos, nunca tive fungos nas lentes, mas a cada mês eu seco a sílica no forno ou em uma panela, e sempre que faço saídas em lugares úmidos como florestas, deixo as lentes no sol.

Em um tanque hermético preenchido com atmosfera de argônio superseco. =)
Vácuo é coisa de principiante.

:stuck_out_tongue:

Galera,
Tenho uns saquinhos desses, como faço pra usa-los? Imagino que preciso abrir o plástico, certo? :S :S Mas dai terei um monte de bolinhas perdidas por ai…

http://img405.imageshack.us/img405/7963/img5674g.jpg

Alexandre, como prendeu a silica na tampa? Nao consgui entender pela foto.
Fiz uma caixa parecida com a sua, e mesmo com a silica a umidade esta alta (acima de 50).
Nao sei o que fazer :frowning:

Respider, o quadro de EVA é preso à tampa por velcro. Dá para ver o velcro colado no EVA e na tampa também.

Por baixo do quadro tem uma tela de um tecido chamado se não me engano “tule”. É uma espécie de tecido de renda, bem fininho e fechado. Vc encontra nas lojas de tecidos.

Estranho a umidade continuar acima de 50%. A sílica já trocou de cor ?? Abçs

Isso branco é EVA? pensava que era isopor. EVA se vende em folhas? to a fim de fazer uma caixa dessas aí, ficou legal.

Wooky, tem EVA em folhas, bem fininhas, e em placas. Este que usei vem em placas encaixáveis de 30x30 mais ou menos. Se usa em creches ou em salas de ginástica para cobrir o chão com algo mais “fofo”, digamos assim :slight_smile:

Comprei 1 ou 2 placas e cortei do jeito que achei melhor.

Na mochila, bem acomodada e com silica gel pra tirara aumidade…mas o melhor mesmo é não guardar, e sim usar bastante!!

Oi, pessoal. Sou amadora (mesmo) e nova aqui. Montei essa caixa de vidro para guardar as lentes e câmeras. As laterais são de isopor para apoiar a prateleira.

http://img294.imageshack.us/img294/4305/caixalentescameras10.th.jpg

Olá, fiquei em dúvida sobre a maneira de guardar o equipamento na estufa do tipo que o Musashi usa. Por exemplo: Ao guardar as objetivas é preciso que elas estejam sem as tampas e sem os filtros? o Flash também deve ser guardado na estufa? Guarda-se a câmera sem a tampa? Ao utlizarmos essa estufa, não precisamos dar o banho de sol mensal nas objetivas? É preciso colocar a silica e o desumidificador na caixa? Desculpe o monte de perguntas , mas quem souber as respostas eu agradeço. Um abraço

Uma dica para saquinhos de sílica é procurar em geladeiras nos supermercados. Voce deve primeiro pedir permissao aos vendedores. Eu geralmente explico o uso que vou fazer e nunca tive oposição. Cada geladeira nova vem com 2 ou 3 sacos.

Eu não aconselharia guardar equipamento em mochilas pq espumas e tecido são materiais muito propensos a reter umidade. Se o local que v mora tem baixa umidade, não terá problemas. Mas se voce mora na amazonia, é um risco muito grande.

As lentes que eu mais uso ficam na estante, em local ventilado e com muita luz.
As que eu uso menos vão para uma caixa de acrílico vedada com cola de silicone. Dentro fica um higrometro para que a umidade não caia demais e 10 sacos de silica.

Deixo na minha Lowepro Flipside 300 com silica gel.