Estou com muitas duvidas em relaçao a compensaçoes de exposiçao e de flash, tentei, tentei e nao entendi afinal de contas PRA QUE ela serve, ela age diretamente no fotometro, correto? mas qual a utilidade pratica das compensaçoes!?
Suponha que você ajuste sua câmera para prioridade pela abertura (funciona com prioridade para abertura ou obturador, no manual não funciona - bem até funciona, mas aí já outro papo que não interessa agora)
Então você diz a abertura e a câmera mede com seu fotometro a luz e determina a velocidade correta para aquela abertura.
Agora, você coloca a abertura para F5.6 e a câmera diz que a exposição ideal para essa abertura é feita ocm a velocidade em 1/125.
Ok, só que você sabe que ele mediu na média e isso vai deixar subexposto o assunto que é seu real interesse na foto. então você compensa com EV +1 e a câmera reduz a velocidade para 1/100, deixando a cena mais clara do que antes.
Ou seja, na compensação você altera arbitrariamente a relação entre abertura e velocidade, seja para mais claro ou menos claro.
Beleza?
Raramente uso a camera em modo A, uso manual sempre, nao achei utilidade para o manual, se eu quero mais exposto, diminuo a velocidade… entao isso serve basicamente para os modos mais automatizados?
E o do flash? Deixa eu ver se entendi, eu fotografei com o flash em TTL porem achei que estourou demais, ponho -1EV e ele recalcula e diminui a intensidade, seria isso?
Isso mesmo. No caso da Nikon o próprio botão que aciona o flash serve para regular o dito, na minha pelo menos.
Bom… na minha camera, o compensador funciona com o flash ativado só. Desligado, ele altera a leitura do fotometro, mas na pratica não vi diferença nenhuma. Por outro lado com o flash ligado (o da cam mesmo) realmente funciona) Eu ativo ele e posso deixar a luz do flash mais baixa. Daí ele compensa as partes mais escuras. ![]()
Compensaçao de potencia do flash eh muito util. Nem sempre o flash em TTL acerta “a dose” de luz. Eu mesmo pefiro usar em -0,5 a -1,5 pra evitar estouro de branco, q nem sempre eh facil de tirar.
Vocês costumam mexer na compensação do flash só na máquina ou no flash externo também?
Eu geralmente deixo na câmera de -0,7 a -2,0 (flash) e no flash somente TTL com 0,00.
Mudo na maquina. Acho mais pratico q no flash.