Compra de camera analogica !

bom galera estou querendo comprar uma camera profissional analogica pra ir aprendendo a base da fotografia e tal… me amarro muito em analogicas + que digital…

me sugeriraram a CANON EOS 500 que esta por volta de R$ 550

alguem teria alguma sugestao

eu não manjo nada de tecnicas de fotografia… estou querendo aprender e tal… !!!

Coxão, a EOS 500 está longe de ser uma câmera profissional.
Tem uma EOS 30 nos classificados, dê uma olhada, outra padrão de preço, claro.

um semper bom falar com profissionais por isso… !!
e se é pra ter algo bom vale a pena gastar um pouco mais

alguem sabe sobre essa camera aki: OLYMPUS IS 50DLX

Uma das coisas que mais me espanta é a quantidade de gente que quer comprar uma “cãmera profissional”.

Vou falar a verdade: NÃO EXISTEM CÃMERAS PROFISSIONAIS, havendo, no máximo, cãmeras projetadas para uso profissional.

Mas a fotografia feita por elas é EXATAMENTE igual à fotografia feita por outra cãmera não projetada para uso profissional, desde que equipada com as mesmas lentes e com a mesma regulagem.

Acho extremamente engraçado isso da pessoa dizer que nada sabe de regulagens de câmeras e quer comprar uma “cãmera profissional”.

Fico pensando também em toda a fotografia de excelente qualidade feita no mundo com câmeras que os fotógrafos de hoje reputam insuficientes.

Uma câmera fotográfica tem apenas 4 verdadeiras regulagens possíveis:

Abertura
Velocidade
Foco
Isto é o básico.
Quando usam lente variáveis têm também a regulagem da distância focal (zoom).

Só.

Isso é o interessante da fotografia… Só isso, e no entanto ser tão cheia de mistérios.

O resto… Prioridades, atuomatismos centenas de disparos por segundo, etc, isso é apenas perfumaria, e quanto mais atenção a pessoa prestar nessas perfumarias mais se afastará da essência, e é na essência que ela de fato fará diferença.

Os fotógrafos hoje são flash-dependentes. A luz do ambiente não sabem aproveitar, e iluminam tudo com flash. Por outro lado, os flahs são TTLs, “pensam” pelo fotógrafo.

Outro dia eu fui numa loja de fotografia e estava o vendedor conversando com um fotógrafo maluco sobre isso: que os fotógrafos hoje usam flashs que se comunicam com a câmera, se autoregulam, e se acham os reis da cocada preta, quando quem faz tudo é a cãmera e as fotos ficam todas com a mesma cara (afinal, o verdadeiro fotógrafo é o engenheiro da Canon ou Nikon).

A Nikon é pior ainda, pois tem a tal fotometria Matrix. Gente, fotometria é das mais fundamentais opções da fotografia! Como é que alguém pode gostar de um sistema que pensa isso para você? Isso é lucura! É o mesmo que o cara achar que gosta de vinho e tomar suco de uva.

É preciso ter certa coragem para dizer: a fotografia atual é incrivelemente padronizada, pois os fotógrafos (evidentemente não todos) perderam a ligação com a essência da fotografia mesma, e usam suas máquinas no P ou no AP ou SP, e acham que estão fotografando mesmo. Soma-se isso a um equipamento digital regulado de fábirca para desempenhos médios, fica tudo muito parecido. O cara fotografa com Provia e diz “lindos tons frios!”. Não são tons naturais, são frios e interessantes. O cara fotografa com digital e diz: “bem, as cores estão natuurais!”

O que é isso? É o abandono da idéia de ser a expressão algo que foge ao normal. Há uma idéia de normalidade irritante e banalizadora que prepassa tudo. Tudo tem de ser anódino, sem ruído, sem cores falsas, iluminado por flash. Se tem uma sobrinha lê-se comentários de “voc~e deveria ter feito um fill-flash”". Caramba. Isso é chato prá caramba, isso é desinteressante, isso é sem graça, isso é quase uma fotografia robótica.

Antes não se concebia fotografia sem expressão. Hoje qualquer coisa fotografada sem graça é “incrível!”. Não é incrível coisa nenhuma!

Confesso que estou cansado. Cansado de ver banalidades e louvações ás banalidades. Cansado e desanimado, pois as louvações às banalidades reforçam essa atitude, e ela se repete, e vira modelo para os que começam, e tudo fica igual, parecido, sem variação.

Todosquerem uma “cãmera profissional”. Como se no balcão de uma loja se comprasse saber fotografar. É claro que é mais rápido comprar que aprender, É mais caro aprender que comprar, pois aprender se paga na única moeda verdadeira que há: tempo de vida e experi~encia. Comprar se paga em moeda podre dhamada dinheiro.

Bem, já dei motivos para muitos brigarem comigo. Desculpem-me, mas ler pela undécima vez alguém querendo uma câmera profissinal encheu-me as medidas.

Ivan

Depois de ler muito das discussões sobre isso por aqui também estou querendo comprar uma câmera analógica, mas totalmente manual. Também percebi essa obsessão por mais “qualidade” de imagem e acho que a essência da fotografia está no lado oposto corrida por melhores equipamentos (no sentido de melhores equipamentos que fazem tudo cada vez mais automatizados e produzem fotos cada vez mais parecidas).

Aliás, aproveitando o tópico, queria dicas sobre câmeras manuais na faixa dos 600 reais. Estive na 7 de abril e Conselheiro ontem, mas não soube julgar a maior parte dos modelos, pois só conheço a K1000 e as Nikon FM. Um vendedor me falou de uma Minolta mais antiga muito bem conservada, mas infelizmente não lembro o modelo.

Depois de ler muito das discussões sobre isso por aqui também estou querendo comprar uma câmera analógica, mas totalmente manual. Também percebi essa obsessão por mais "qualidade" de imagem e acho que a essência da fotografia está no lado oposto corrida por melhores equipamentos (no sentido de melhores equipamentos que fazem tudo cada vez mais automatizados e produzem fotos cada vez mais parecidas).

Aliás, aproveitando o tópico, queria dicas sobre câmeras manuais na faixa dos 600 reais. Estive na 7 de abril e Conselheiro ontem, mas não soube julgar a maior parte dos modelos, pois só conheço a K1000 e as Nikon FM. Um vendedor me falou de uma Minolta mais antiga muito bem conservada, mas infelizmente não lembro o modelo.

as Minoltas devem ser da linha SRT.

outras boas tb são as Olympus da linha OM, Pentax da linha MX e ME, Canon da linha A, sugiro ainda tb as Yashica da linha F e os modelos MP (108 e 109, to com uma dessa ultima pra vender) e as Pratikas da linha MTL.

Que desabafo, Ivan!

Cada vez que eu leio seus comentários, mais eu aprendo!
Vc é um grande fotógrafo e uma grande pessoa! Sempre fazendo críticas excelentes e dizendo a verdade! Vc é a pessoa que dá o tapa para acordarem e cairem na real. =]

Olá,

Como você disse que tá querendo aprender eu acho que uma Pentax K1000 seria interessante. Ela é barata, resistente e vc acha acessórios facilmente para ela.

Se você que uma câmera com mais funções, auto-foco, motor-drive, etc. Ultimamente eu acho que não compensa pegar uma EOS 500 pois em pouco tempo você irá querer “algo mais” que câmera não poderá te oferecer. Neste caso já citaram anteriormente uma EOS 30 (Elan 7), eu tenho e gosto muito dela.

Se decidir por uma EOS 30 ou Pentax K1000 eu tenho as duas para vender, entre em contato.

caracas IVAN ^^

por isso gosto de estar entre profissionais desse gabarito

qndo eu escrevo CAMERA PROFISSIONAL… nao digo cameras cheio de frufrus e tal…
uma camera basica que tenha regulagem totalmente manual e adaptação a lentes…

é qeu estou acostumado com compact (digital)… sem suporte a nenhum tipo de lente… 2 aberturas…e regulagens podrinhas… comparando com as “cameras profissionais” é muito inferior… mesmo assim consigo tirar umas fotografias q considero boas !

quero pegar uma “profissional” manual pra aprender regulagem mesmo… do zero… pq hoje em dia todo mundo pega uma digital… poe no automatico e clicka metade de um objeto com bastante abertura e pum … “nussa que lindo…” … “nossa maravilho”
hoje em dia ser FOTOGRAFO entre tantos “fotografos” é se destacar !!

vlw a dica e a aula que tu deu em 1 post ^^

desculpa demora pra responder… problemas !!!

vlw todas dicas estarei analisando a minha parte financeira agora hehehe ta um caos total… pra adquirira uma boa … e bora pra frente heheh !

A Nikon é pior ainda, pois tem a tal fotometria Matrix. Gente, fotometria é das mais fundamentais opções da fotografia! Como é que alguém pode gostar de um sistema que pensa isso para você? Isso é lucura! É o mesmo que o cara achar que gosta de vinho e tomar suco de uva.
Muitos chamam o Matrix de "sistema de medição inteligente"... Quando se vai fazer uma compensação através da leitura inicial, acho que o Matrix complica a vida do fotógrafo. Principalmente em uma compensação de exposição, porque você não sabe se ele está medindo com incremento ou decréscimo de 1, 2, 3 pontos. E se eu fotografar uma folha de papel em branco, pra onde foi o sistema inteligente? :laughing: