computador para fotógrafo

Olá, pessoal preciso de uma ajuda. To cansado de computador dando pau e lerdo.
Vocês tem alguma dica de computador para usar light room e photoshop para fotógrafo é claro, que nao seja um absurdo de caro?e que tipo de computador me recomendam, marca e etc.

Obrigado

Você provavelmente receberá um monte de sugestões diferentes.

A minha:
Desktop, processador Intel i7, pelo menos 6GB de RAM (12GB recomendável). Pelo menos 1 TB de HD, 2 TB recomendável. Placa de vídeo boa, mas não há necessidade de ser top, uma nVidia GTX 460 dá e sobra. Monitor de no mínimo 19", com tela IPS. Se possível dois, para estender a área de trabalho.

Jr,

O que é “absurdo de caro” pra ti??

ao menos um i5 @2.3 com 4gb de ram.

1tb de HD, uma placa de video Nvidia 550 ou radeon 6850 1gb DDR5.

dois monitores…

vai gastar no máximo R$ 2,000

Um pitaco…
Se a prioridade dessa máquina for realmente fotografias, edição de imagens por exemplo e não o “resto todo” (jogos, internet, etc, etc) vá de MAC!

O virtual box consegue emular o OS X, então se for apenas pelo sistema operacional, não é necessário ter um mac. E se for comprar, não acho que um notebook tenha a mesma performance, falando APENAS do monitor, que os iMac’s. Talvez valha a pena um iMac.

Não sei até que ponto o lightroom / photoshop usam a placa de vídeo. Até onde eu sei NÃO USA. Ou seja, gastar $$$$$ ou $ em uma placa de vídeo em um computador dedicado à edição de imagens vai ser a mesma coisa. Edição de imagens é basicamente CPU. A placa de vídeo vai te proporcionar, quem sabe, melhor performance APENAS por estar liberando recursos da própria CPU, que vai ficar quase que exclusiva pra isso. No entanto, se tu comprar um desses i3 à i7, eu nem me preocuparia com placa de vídeo.

As versões mais recentes do PS e LR podem utilizar aceleração por hardware com placas de vídeo compatíveis, bastando selecionar na configuração.

Aqui eu tenho habilitado aceleração via OpenGL e é 50x mais rapido que qualquer processador. Principalmente com imagens grandes / panorâmicas mexendo no PS.

Na minha opinião o mais importante é o monitor ser IP-S por causa das cores que é o que mais importa nas fotos.
Quanto a performance eu indicaria um Desktop com processador I5, 4GB de RAM de boa qualidade, 1TB de disco pelo menos, e uma placa de vídeo media com um 1GB de memória DDR5, pois na hora de ficar movendo a foto de um lado pra outro em tela cheia, você vai ver a diferença.

O detalhe de ser Desktop é que você tem mais liberdade de fazer futuros updates e as peças são mais baratas e intercambiáveis, principalmente no quesito de placa de vídeo.

E não esqueça do HD externo pra fazer os backups.

É como dizem: na prática a teoria é outra. :slight_smile:

Você pode procurar um Mac mini e comprar uma monitor IPS da Dell.

não entendi o que tu quis dizer…

Quero dizer que por mais que na teoria não deveria fazer diferença, já que o lightroom nao usa a GPU pra fazer cálculos, ter ou nao uma boa placa de video não deveria influenciar. Mas na prática, vocês estão dizendo que existe diferença.

Isso é, inclusive, muito comum no mundo da informática :wink:

E existe diferença sim, principalmente com monitores grandes.
Quanto a teoria não coincidir com a prática, isso geralmente se deve a não observarmos pequenos detalhes que fazem a diferença.
No caso do lightroom não utilizar GPU, tudo bem mas a reconstrução da imagem na tela usa e uma placa descente off-board é muito superior a qualquer placa on-board mesmo usando o mesmo chip gráfico devido a inúmeras variáveis, como o barramento utilizado e a arquitetura de construção. Mas isso é uma longa conversa.

De fato bem longa. :smiley:

Amigos, aproveitando as informações. O que é “habilitar a aceleração via openGL”? O iMac tem isso? A configuração de vídeo do iMac 21,5 core i5 novo é boa para usar o LR e o PS?

Habilitar aceleração que vc se refere seria algum tipo de um overclock no vídeo? Até hj nunca ouvi falar de algum tipo de software que administre isso. O bom do Mac e não ter essas brechas para um aplicativo qualquer mudar o padrão de fabrica, assim garantindo a vida útil do equipamento e eliminando possíveis travamentos.

O iMac de 21" dos novos é uma boa pedida se tiver 8GB, a AMD Radeon HD 6770M é uma ótima placa e suporta muito bem arquivos em PSD, AI, jogos e etc… Para conversão de vídeos não curti muito o desempenho do Core i5, o i7seria bem melhor. Lembrando que o novos Macs contão com o Thunderbolt, que é uma tecnologia muito poderosa e já tem empresas desenvolvendo placas gráficas externas via thunderbolt, ou seja vc poderá ter um Mac sempre potente por um grande período!

Uma dica para quem quer ganhar desempenho tanto no Mac ou no PC é o HD “SSD”, as vezes compensa vc colocar esse HD do que trocar todo o computador! Você sentirá uma grande diferença com ele na sua máquina. Agora se você precisa de desempenho gráfico ai já não ajudaria tanto.

Ter uma placa de vídeo boa é muito importante, imagina vc comprar um monitor IPS de 27" e tentar liga-lo com um cabo RGB ou mesmo DVI, vc nunca terá uma resolução 2560x1440, e para rodar o Photoshop a 10-bit vc precisa usar o Display Port que é uma saida de vídeo que somente as placas boas possuem.

Minha dica como Mac user é: “Compre um Mac! o baratinho pode sair caro no futuro!” o iMac é compacto e está tudo lá, vc só terá o cabo de energia para ligar e pronto! Sua escrivaninha vai ter espaço de sobra para muitas outras coisas. Nunca mais me vejo com uma caixa cheia de poeira e com barulho chato do cooler atrapalhando seus pés!

Só um detalhe, com cabo DVI eu conseguia resoluções superiores ao 2560x1440 no meu antigo monitor CRT Sony trinitron de 21".
O detalhe dos display port é mais para poder interligar multiplos monitores, do mais o DVI da conta do recado, nem HDMI precisa a não ser que tenha caixas de som integradas ao monitor.

Não é necessário fazer overclock para utilizar o processamento da placa de video no photoshop.

A partir da versão CS4, o photoshop tem suporte para GPU, fazendo com que muitos processos passem pela placa de vídeo liberando o processador.

http://helpx.adobe.com/photoshop/kb/gpu-opengl-support-photoshop-cs4.html Photoshop CS5 and CS4 leverage the video adapter's chip (the graphics processing unit, or GPU) instead of the computer's main chip (CPU) to speed some functions. Photoshop accesses and uses the GPU when the GPU: - supports OpenGL, a software and hardware standard that accelerates video processing when working with large or complex images, including 3D. - has at least 256 MB of RAM. - has a display driver that supports OpenGL 2.0 and Shader Model 3.0, which the GPU uses to perform rendering effects.

A pagina citada acima tem outras informações sobre isso.