Bom dia gente! Gostaria de uma dica de vocês mais experientes no ramo!
Farei meu primeiro evento à noite como fotógrafo e não sei ao certo como devo configrar minha câmera e flash!
Vou trabalhar com uma T7i+lente do kit (18-55 F4.0) e um flash Yongnuo Yn565 Exii com TTL.
Como devo configurá-los para obter bom nível de luz para tirar fotos principalmente em grupo sem perder qualidade (ISO muito alto) e/ou perder o foco?
Modo M.
Obturador: 1/160.
Abertura: f/4 (atente que sua lente tem abertura variável, em 55mm vai fechar automaticamente para 5.6).
ISO: 1.600
Flash em TTL, use rebatendo, nessa ordem de prioridade: Paredes laterais, Parede atras de você, Teto.
Se for lugar aberto, aponte pra frente mas coloque compensação negativa no flash, comece em -1 e vá experimentando.
O lugar não é aberto porém é uma quadra de futsal então é bem alto! Nos lugares que não tenho parede posso apontar o flash para o teto e utilizar o rebatedor do próprio equipamento?
Disparar pro teto num ginásio vai desperdiçar muita luz e matar as pilhas do flash bem rápido.
Muito depende da iluminação ambiente que vc tem, o flash entra como preenchimento.
Eu acredito que pra uma lente de kit ISO1600 seja muito pouco pra manter uma velocidade de 1/160, pois uma 18-55 acima de 35mm já fecha em f/4.5 o difragma, chegando em F/5.6.
Eu não veria problema de lascar ISO3200, desde que vc não subexponha a foto, o ruido vem gritando quando vc recupera areas de sombra, mas se expor o mais correto possivel ele fica ali, controlado.
O mais dificil pra vc vai ser dominar a luz do flash, pois não tem onde rebater pra ter luz suave. Pra garantir a foto use o “flash Naja” aponta pra frente e vai. mas pra isso vc precisa expor bem o ambiente e o flash entra em TTL com cerca de -1EV de compensação.
Expor bem o ambiente não significa zerar o fotometro, acredito que manje desse assunto.
Enfim, faça testes no ambiente antes do evento. Pra não entrar em pânico na hora.
O que eu fazia quando encontrava tetos altos, principalmente em igrejas.
Mas ja fiz em quadra de escola.
Zoom do flash no máximo e desliga o TTL.
Eu acho perca de tempo usar o rebatedor do flash pq vai sair mais luz pra cima do que pra frente.
Acho melhor simplesmente apontar a cabeça do flash pra frente.
Não rebata pro teto com o flash em 90 graus.
Ajuste para a luz rebater no teto atras de você.
Talvez precise realmente aumentar o ISO, aumente ou diminua o ISO para te dar uma exposição de -1 nas pessoas, assim a luz do flash vai ficar aparente.
Na saida da noiva ja rebati flash em um prédio com fachada de vidro que estava do outro lado da rua, 04 faixas de carro a largura da rua.
Nunca subestime a eficiência de rebater o flash.
Legal! Flash rebatendo no teto atrás e/ou para frente. Creio que ajudará nas fotos na parte do meio do ginásio, nas laterais é tranquilo pois terei as paredes para rebater.
Meu flash chegou hoje, farei alguns testes em ambientes com iluminação parecida!