Converter DNG para RAW

Tenho fotos antigas e desejo melhorar algumas utilizando IA, porém elas só aceitam RAW e converti vários arquivos para DNG :doh:

Tem como converter de DNG pra RAW?

dng (digital negative) é um padrão de raw com código aberto por isso muitas empresas como a samsung usam ele. qual programa/app está usando que não aceita dng?

Fiquei curioso também. Tanto sobre um programa que converte DNG pra RAW (isso teria implicações, uma vez que se pode salvar um arquivo modificado como DNG, mas um RAW pode ser usado como prova) quanto sobre qual programa aceita raw mas não aceita DNG.

pergunta de curioso, existe alguma extensão raw não proprietária que não seja dng ou melhor que não use a codificação dng?

até onde já li sobre o assunto a “ideia” das fabricantes de terem um raw proprietário é poder usar mais recursos do hardware e reduzir tamanho do arquivo com algoritmo proprietário de compactação, não sei se tem outros motivos mas aí penso que um programa qualquer terá mais trabalho pra “entender” um raw proprietário do que um dng que é código aberto.

ou… outra pergunta de curioso… será que existe programas que gravam em dng mas que codifiquem o arquivo com algum algoritmo proprietário e por isso que o lindoerle não consegue abrir o arquivo agora?

Que eu saiba, nenhum fabricante licencia os formatos raw de sua propriedade para terceiros. Dado isso, não devem existir programas que salvem em raw dos fabricantes, e se isso acontecer provavelmente terminará em processo…

Não uso DNG, não vejo nenhuma vantagem real, só muito bla bla bla em torno.

tá aí uma coisa que nunca vi… no mundo de hoje que acontece muito vazar informação, código fonte, exposed… já aconteceu de vazarem algoritmo de raw proprietário?

Os formatos são documentados justamente para que programas de terceiros possam abri-los. Certamente há uma cláusula contratual que impede o uso de outra maneira, o que não impede que alguém o faça ilegalmente.

Essa de DNG aberto vs raw fechado foi conversa do marketing pra tentar vender a ideia e muita gente caiu nisso.

Usando o dxo pureraw

Esse é o problema principal do DNG. É casa da Mãe Joana e dá um monte de problemas esquisitos porque tem uma infinidade de tipos de metadados que são enfiados goela a baixo. A implementação é para lá de ruim na maioria dos casos.

Nesse caso específico seu, eu converteria esses DNGs problemáticos para TIFF se a coisa não tiver solução.

Então não tem como desconverter?

O dxopure raw só aceita raw kkk lascou.

O Darktable abre os DNG. Pode fazer os testes

É, nada como o raw puro.
Sem surpresas.

Já conversamos recentemente noutro tópico, existe o FITS usado em astronomia. Funciona tão bem que desde o James Webb até câmeras baratas chinesas usam este formato sem muitos problemas de compatibilidade. Tem como ser usado em qualquer tipo de imagem, embora seja um pouco menos eficiente que o raw.

acho que aí o raw puro seria de cada empresa… ou seja, não existe um raw puro… e sim vários padrões de várias empresas fabricantes de câmeras… já o DNG que deveria ser o mais padronizado e puro tem problemas de abrir a depender de qual software gerou ele. :dizzy_face:

mas o dxo abre dng não abre? acho que o “problema” gerou quando vc converteu… qual programa usou pra converter? talvez se abrir o dng no photoshop por ex. tem algumas opções de exportar com compatibilidade.

DxO PureRAW will accept DNG files created natively by supported cameras found in the list of supported cameras and lenses. DxO PureRAW also supports DNG format if the original RAW format is supported in the program BUT only as long as they have been generated by Adobe Lightroom, or Adobe DNG Converter (RAW DNG) without any further corrections (RAW-DNG) and without compression.

Na verdade o dxopure raw abre os DNG, mas eu utilizei compactação com perdas e dessa forma ele não é compatível e nem o Photoshop consegue utilizar a IA pra editar DNG com perdas :aua:

Duplo erro: DNG + compactação com perdas. Na próxima deixe raw original quieto, assim evitará esses problemas.