Cortes na Impressão - Ajuda

Olá colegas, estou me aventurando e começando a enviar meu material para impressão, gosto de ter algumas fotos na parede, nada comercial.
Já li um pouco aqui no fórum, vi a calculadora do Léo Terra que estima tamanho do arquivo x DPI X distância de visualização, etc…

Estou enviando para revelação para um site - nicephotos - gostei do preço, papel fotográfico e do sistema online deles… com o tempo terei mais conhecimento para definir qualidade, etc…

Trabalho em sRGB no LR, exporto em JPEG e envio para impressão. Calibrei meu monitor com um Spyder 5 e vamos a luta!

O problema: Geralmente imprimo em 20x30; aí mantinha no LR a proporção 3:2, e imaginava que estaria certinho para a impressão, porém ao receber as primeiras impressões observei recortes que não existiam.
Fui ler um pouco e vi que o 20x30, não é exatamente 20x30, há uma variação em cm aí.

Se alguém puder me ajudar, gostaria de salvar a foto e enviar para a impressão sem ter a surpresa quanto a cortes ou bordas, como fazer?

Se alguém tiver uma tabela aí do equivalente em cm dos formatos mais comuns de impressão eu agradeço.
Imagino que terei de fazer no PS, altera-se o tamanho físico do arquivo ou é apenas uma informação que vai com o arquivo… estou meio confuso !!! :assobi: :assobi:

Cara isso varia de laboratorio pra laboratorio o ideal é você perguntar diretamente pro seu lab quais as medidas exatas que eles usam.
Por exemplo eu uso pra 20x30 eu uso 202mm x 302mm e pro meu lab da certo.

Os problemas aí são dois.

O primeiro é que o formato de impressão é normalmente expresso em polegadas. Por exemplo, 10x15 é um arredondamento, o correto é 4x6 polegadas.

Então a primeira coisa é fazer o corte conforme o tamanho em polegadas

Popular (cm) | Polegadas | Real (cm)

10×15 cm | 4×6 pol | 10,2 x 15,2 cm
13×18 cm | 5×7 pol | 12,7 x 17,8 cm
15×21 cm | 6×8 pol | 15,2 x 21,6 cm
20×25 cm | 8×10 pol |20,3 x 25,4 cm
20×30 cm | 8×12 pol | 20,3 x 30,5 cm
24×30 cm | 10×12 pol | 25,4 x 30,5 cm
25×38 cm | 10×15 pol | 25,4 x 38,1 cm
30×45 cm | 12×18 pol | 30,5 x 45,7 cm

Em segundo lugar, mesmo assim quase sempre é feito um corte na foto, uma margem de segurança. Converse com a empresa que vai fazer a impressão sobre isso.

Colegas, muito obrigado mesmo pelas dicas, irei entrar em contato com o Lab.

Pelo que entendi então, não basta apenas salvar com a proporção 3:2 no lightroom, teria então de fazer o corte no PS ou GIMP - para enviar para impressão, correto?

tu pode exportar direto do LR… não precisa levar pra outro programa.

Olá amigos, enviei a consulta para o lab onde solicito as revelações e a resposta está abaixo:

"Para não haver cortes ou margens, sugerimos que as fotos estejam nas medidas abaixo com 300 dpi.
20x30 - 20,3 x 30,5 cm "

Desculpem a ignorância, mas no caso do LR consigo exportar utilizando estas referências de tamanho?

Sim o LR tem uma aba para exportação que vc define o tamanho que quiser.

Cara da uma olhada nesse item que eu creio que vai te ajudar.

Caros colegas muito obrigado pelos comentários e dicas.
Retorno para dar o desfecho final, talvez auxilie os colegas:

1- Primeiramente a tabela postada pelo colega AlexandreS é simplesmente essencial, segue a reprodução dela abaixo:

Popular (cm) | Polegadas | Real (cm)

10×15 cm | 4×6 pol | 10,2 x 15,2 cm
13×18 cm | 5×7 pol | 12,7 x 17,8 cm
15×21 cm | 6×8 pol | 15,2 x 21,6 cm
20×25 cm | 8×10 pol |20,3 x 25,4 cm
20×30 cm | 8×12 pol | 20,3 x 30,5 cm
24×30 cm | 10×12 pol | 25,4 x 30,5 cm
25×38 cm | 10×15 pol | 25,4 x 38,1 cm
30×45 cm | 12×18 pol | 30,5 x 45,7 cm

2- Defina a proporção que utilizará para a impressão, no meu caso a imagem produzida pelo sensor FF apresenta a proporção 3:2 (ou 2:3), como o formato que mais imprimo é o 20x30 que mantém aproximadamente esta proporção, mantenho ao fazer o CROP na foto para melhor enquadramento - o formato original.

3- Depois de pronta vamos exportar, abrirá a caixa de exportação do LR, vá em redimensionamento de imagem, selecione altura e largura, no outro campo selecione “cm”, aí coloque os tamanhos reais do formato que irá revelar - no meu caso revelo em 20x30 - conforme a tabela acima = 20,3 cm x 30,5 cm.

4- Preencha os DPIs da sua foto - em geral 300dpis são suficientes para a impressão - ao definir o tamanho em cm e DPI - o LR irá calcular com quantos MP ficará a foto na exportação para suprir as configurações que colocou.

5- Se desejar ter mais refinamento e imprimir com frequência no mesmo Lab, pode perguntar para eles em qual resolução a máquina deles trabalha - no meu caso são os 300dpis.

6- O objetivo aqui é ter um arquivo que não sofrerá modificações na impressão - minimizar o risco de cortes, evitar o resize feito por um técnico do LAB ou mesmo automático na máquina.

7- Bem é isso, tenho feito desta forma, depois salvei as configurações como presets de exportação no LR para diferentes tamanhos de impressão 10x15/ 20x30/30x40 - facilita muito para a exportação.

Abraços