Andre_Sena
(André Sena)
Fevereiro 18, 2023, 6:20pm
1
Cosina/Voigtlander vai anunciar lente ou lentes para o mount RF com contato eletrônico.
Pelo que entendi não deve ser uma lente com autofoco e sim uma lente manual com comunicação com câmera.
:snack:
Além do sistema RF também será anunciado lentes para outros sistemas.
Fonte da notícia:
On Facebook Cosina/Voigtlander teased the launch of new products: RF lens with electronic contacts (one or more is unclear) Compact X-mount lens Super Fast X-mount lens High Speed SLR lens
Est. reading time: 1 minute
Nossa eu achava que essa marca era coisa do passado… tipo de 1980, tipo a Zenit. Vira e mexe nos garimpos aparece alguma, mas eu confesso que não sou o cara das lentes manuais.
Andre_Sena
(André Sena)
Fevereiro 21, 2023, 6:32pm
3
Cosina Voigtlander lente RF NOKTON 50mm F1
isso mesmo F1
Filtro 67mm
peso 650g
F1 - F16
A lente é foco manual mas possui contatos eletrônicos para trocar informações com a câmera.
Fonte:
The previously reported new Voigtlander lenses for Canon RF, Fuji X, and DSLR cameras are now officially announced, Here are the details: NOKTON 50mm f/1 Aspherical RF-mount NOKTON 35mm f/0.9 Aspherical X-mount ULTRON 27mm f/2 X-mount black ULTRON...
Est. reading time: 7 minutes
Sem preço e sem informação de quando estará disponível.
vangelismm
(vangelismm)
Fevereiro 21, 2023, 7:17pm
4
Já tem em outros mounts né?
Andre_Sena
(André Sena)
Fevereiro 21, 2023, 10:06pm
5
vangelismm
(vangelismm)
Fevereiro 21, 2023, 11:35pm
6
Vi um review de Leica e Sony, deve ser adaptada na Sony então.
Inclusive vi uma discussão nova para mim, sobre sensores com stacks finas ou grossas.
O sensor Leica seria exemplo de um fino e a Sony exemplo de um grosso.
E isso afeta como a câmera renderiza as áreas fora de foco. :eek:
Andre_Sena
(André Sena)
Fevereiro 21, 2023, 11:39pm
7
:ponder:
No site da Voitlander não tem 50mm F1.0 para Sony. O mais perto é uma 50mm F1.2
https://www.voigtlaender.de/lenses/e-mount/?lang=en
vangelismm
(vangelismm)
Fevereiro 22, 2023, 12:23am
9
Sério?
Caramba… novidade tb.
tem o link?
Ainda vou ler novamente com calma mas parece afetar lentes com curvatura no plano de foco.
Faz sentido. Em tempo, achei o desfoque bem feio em ambas as câmeras.
Yago
(YP)
Fevereiro 22, 2023, 12:29pm
12
Foco manual a Canon permite :hysterical:
fernandoomi
(fernandoomi)
Fevereiro 22, 2023, 8:55pm
13
Não sei como pq na Canon baixou o espírito de tesoura e cortou o barato da: Samyang/Rokinon, da Yongnuo e da Viltrox que tinham lentes com AF para RF.
Pensando aqui… focar F1.0 manualmente é trampo hein!
Andre_Sena
(André Sena)
Fevereiro 22, 2023, 9:32pm
14
Porque não é licenciado.
Olhe o exemplo das novas Sigmas para Nikon Z: "This product is developed, manufactured and sold under the license agreement with Nikon Corporation.”
O que falta é a Canon definir se vai licenciar ou não licenciar e de que forma. A Sony não impõe restrições (até onde sei). A Nikon diz que as lentes de terceiros não podem competir diretamente com a linha Z.
fernandoomi
(fernandoomi)
Fevereiro 23, 2023, 4:51am
15
Comi uma vírgula ali :eek:…
Não sei como (a Canon vai liberar), porque já baixou o espritu tesoura e cortou o barato de todas as outras fabricantes que tinham lente RF AF.
Yago
(YP)
Fevereiro 23, 2023, 11:16am
16
Comi uma vírgula ali :eek:…
Não sei como (a Canon vai liberar), porque já baixou o espritu tesoura e cortou o barato de todas as outras fabricantes que tinham lente RF AF.
Se fez isso, ficou claro que não vai.
Ela e a Nikon estavam só observando até ano passado.
A Canon cortou e a Nikon “liberou”.