Oi, tudo bem?
Estou querendo comprar uma Canon T5i para dar de presente a minha filha de 14 anos, que ama fotografia… o meu receio é que como ela vai aprender a mexer na máquina, colocar e tirar as lentes, uso do tripé… enfim usar os recursos que a máquina tem… existe um curso que ela possa fazer on line mesmo confiável?
Curso online não conheço e acredito que isso não vá ensinar nada, é como fazer autoescola pela internet, não dá certo sem a prática! :no:
Mas seria uma boa pagar um cursinho básico de fotografia ou com um fotógrafo ou em um curso de nome como o do SENAC, ai sim ela vai poder dar os “primeiros passinhos” na fotografia.
Existe muitas questões técnicas que ele deve conhecer e aprender, para poder operar adequadamente uma DSLR, senão ela não sai sair nunca do modo automático da câmera e não vai aprender a fotografar verdadeiramente.
O melhor professor para ensinar sobre a câmera que você vai comprar é o manual(acredite), ele mostra TUDO em detalhes como e o que cada coisa na câmera faz.
Mas recomendo fortemente que ela faça um curso pelo menos básico que é até barato e que vai ensinar tudo isso que vc quer: (colocar e tirar as lentes, uso do tripé…).
Além de poder conhecer no curso pessoas com a mesma afinidade e que poderão trocar idéias realizar passeios fotográficos para aprenderem junto.
Amigo se ela for uma adolescente que não seja fogo de palha e que queira aprender peça para dar uma olhada nesse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=XnuVFqXmZPU essa é a primeira aula do básico, ele ensina tudo sobre câmeras, e também sobre fotografia, começa com o básico e depois terá as aulas intermediarias, ela pode não se tornar uma profissional reconhecida mas que vai aprender muito isso ela vai, só se esforçar
Mas nem todo curso de fotografia (a grande maioria) é curso profissionalizante.
Existem poucos curso ai no mercado que são formadores de fotógrafos, o curso de nível superior é quem vai realmente ensinar tudo em fotografia, formando um fotógrafo(a).
Por isso um curso básico de fotografia como eu expliquei, vai dar uma base maior para que a pessoa decida por sí se vai parar em certo ponto ou se vai continuar, vai que realmente seja fogo de palha… ou pode ser que a partir dai esteja nascendo uma nova e futura renomada fotógrafa, nunca se sabe…
Se for aprender aprenda direito e com quem faz…
Como eu expliquei… Autoescola via internet não forma bom motorista.
Antigamente fotografia não tinha curso…era coisa de pegada de olhar apurado mesmo…a pessoa era boa observadora e aprendia de tanto praticar!
Mas hoje em dia com vários conceitos relacionados como, estudo da arte, estudo da luz, composição, etc… Criou-se um curso voltado a formar fotógrafo com todos esses conhecimentos, mas isso não quer dizer que fazer um curso superior de fotografia vai garantir um fotógrafo…a pessoa tem que levar jeito pra coisa também.
Eu aprendi o basicão de fotografia nessa idade também, com um livro que meu pai me deu junto com a câmera. Ia lendo e já ia testando. Nunca mais esqueci os fundamentos.
Hoje é mais difícil de aprender sozinho porque a câmera incorporou, de forma eletrônica, um monte de coisas que ficavam à parte (tipo de filme, filtros para corrigir o branco, filtros coloridos, etc.), mas acho que o basicão ainda dá pra aprender com livro. Mas tem que combinar o livro, entendendo um conceito, com a leitura do manual, para entender como mexer, como o pessoal falou.
Mas sei lá, já sou velho e não sei se os jovens de hoje gostam de livros. kkk
Olha, existe um projeto chamado Escola Pública de Fotografia, onde há um bom material para começar. A escola também dispõe de canais de interação através do facebook e flickr. Tudo gratuito, mas feito com bastante zelo. Espero que aprecie.
A Techimage possui um curso que se adequaria bem à sua filha é o Câmera e Composição. http://techimage.com.br/curso-de-fotografia-olhar-e-pratica-fotografica.asp. Este curso vai ensinar a ela tudo o que ela precisa para sair do lugar comum e compreender os principais aspectos tanto da técnica fotográfica quanto da composição e criatividade.
Este curso é oferecido no modo presencial em são paulo ou no modo online. Nosso modo online é como se fosse um curso presencial, uma vez que o aluno se concta via intenet com o professor, vê as apresentações dos cursos junto com seu professor e conversa com ele, vê ele e tira as dúvidas em tempo real. Vale a pena. O telefone da Techimage e’11 2738 4464.