Alguma luz por aí?
Aqui funcionando de boa com a versão 17 inicial e sem nem pensar em fazer as atualizações… rsrsrs
Em algum momento vou cuidar da máquina e aí arrisco as atualizações.
Alguma luz por aí?
Aqui funcionando de boa com a versão 17 inicial e sem nem pensar em fazer as atualizações… rsrsrs
Em algum momento vou cuidar da máquina e aí arrisco as atualizações.
Outra dica é o VSDC
O Blender, apesar de eu já ter instalado, é meio difícil de usar. Já tinha pesquisado esse Shotcut, instalei e estou satisfeito com ele.
Sent from my motorola edge using Tapatalk
Eu tbm uso de vez em quando, faz o basicão facil, intuitivo e sem frescuras.
Versão 17.2 disponível:
Me dei ao trabalho de ler os requisitos de sistema dessa vez:
Minimum system requirements for Windows[i]Windows 10 Creators Update
[/i].
16 GB of system memory. 32 GB when using Fusion
Blackmagic Design Desktop Video 10.4.1 or later
Integrated GPU or discrete GPU with at least 2GB of VRAM
GPU which supports OpenCL 1.2 or CUDA 11
NVIDIA/AMD/Intel GPU Driver version – As required by your GPU
Fiquei encucado com esse Creators Update. Mas pelo que entendi, é uma versão do Windows de 3 anos atrás.
Também tô meio espantado com esse requerimento de 32 GB de RAM. Eu tenho, mas até agora dava e sobrava.
Version 1703 (Creators Update)
Version 1709 (Fall Creators Update)
Version 1803 (April 2018 Update)
Version 1809 (October 2018 Update)
Version 1903 (May 2019 Update)
Version 1909 (November 2019 Update)
Version 2004 (May 2020 Update)
Version 20H2 (October 2020 Update)
![]()
caramba… nao tinha reparado nisso.
Minimum system requirements for Windows[i]Windows 10 Creators Update
[/i].
16 GB of system memory. 32 GB when using Fusion
Blackmagic Design Desktop Video 10.4.1 or later
Integrated GPU or discrete GPU with at least 2GB of VRAM
GPU which supports OpenCL 1.2 or CUDA 11
NVIDIA/AMD/Intel GPU Driver version – As required by your GPU
Parece que esse requisito mínimo de 32GB para o Fusion vem desde a versão 15.0 segundo constatei em alguns posts no forum de suporte da Blackmagic.
ta parecendo android, uma atualização todo mes…
:hysterical:
Pessoal da BlackMagic não mede esforços nesse ponto.
Cruzei os dedos e atualizei, direto da versão 17.0… deu certo e a máquina está rodando sem qualquer problema.
É um programa ANIMAL, não deixa de ser incrível que uma versão free possa ser tão poderosa e profissional.
![]()
Essa última versão, por hora, está rodando bem, mas tenho usado pouco. Estou usando o Shotcut, mas não dá nem pra comparar; o Resolve é muito melhor em tudo, quando funciona.
Amigos,
No tema, mas nem tanto… pode ajudar alguns:
Eu sempre adorei usar freeware, se houver um programa pago espetacular e um freeware interessante, é nesse que vou…
No meio desses, um freeware que uso desde a versão inicial é o Viewer da FastStone
Com ele, montei um “workflow” muito produtivo para criação dos vídeos.
Jogo todas as imagens e videos em uma pasta qualquer.
Com o FastStone, de maneira visual, arrasto todas as imagens e videos na sequencia que desejo no video final… sim, ele permite ordenar dessa maneira e acho genial.
Depois de ordenado e retirado o que não me interessa (imagens duplicadas e etc…), reviso a ordem e deixo exatamente o que quero e na ordem que imagino no video. Ou seja, uma espécie de “Storyboard” com arquivos…
Isso feito, aperto “f4” que é um “batch rename” e dou um nome do tipo xxx_projeto e pronto, o programa vai renomear todo o “storyboard” de como previ…
Agora com os nomes sequências, o ganho de tempo no programa de edição é absurdo… basta vir editando e cortando… e etc…
Fica a dica!
Eu uso o faststone, e acho excelente, mas não entendi essa funcionalidade. Vc prepara a sequência nele, depois transfere na ordem pro Resolve, é isso?
Com os arquivos renomeados na sequencia do filme…
001_projeto.mp4
002_projeto.mp4
003_projeto.png
004_projeto.jpg
005_projeto.mov
xx*_projeto.*
etc..etc…
E importo para DaVinci, na parte de mídia deixo ordenado pelo nome dos arquivos e com isso, tenho sempre uma visão simples do filme, ainda pelos arquivos…
Com o faststone, tenho a facilidade ainda de checar, marcar, cortar, ajustar e etc os arquivos, diferente do explorer que vc vai sempre depender de outros…
Mas o melhor disso, é você montar o “storyboard” de maneira visual, bem antes de qualquer edição ou programa aberto… um momento de pensar em tudo, antes de qualquer edição.
E ainda no tema, ou não…
Em se tratando de organizar arquivos para edição de video, não sei se conhecem isso aqui:
https://www.digitalrebellion.com/posthaste/
Um freeware absurdamente criativo e interessante, sempre é recomendado em sites e videos de tutoriais de edição…
Acabei de notar, depois da última atualização, esse bug aqui foi resolvido.
Devem ter lançado a 17 sem muitos testes e por isso os updates recentes, bom isso.
![]()
Opa!
Valeu por compartilhar seu workflow!!!
Para aqueles que usam Premiere e não quer ter que editar desde o começo no DaVinci mas apenas o color grading existe a possibilidade de exportar seu projeto do programa da Adobe e importa-lo no DaVinci. Muito fácil. Além dos cortes vem com todas as transições.
O DaVinci é de fato o “padrão da indústria” quando se fala em color grading e acredito que quem quer trabalhar especificamente com isso tem que aprender o software. Não obstante, o Premiere tem o Lumetri Color que acredito supre grande parte das necessidades de videmarkers. Além do básico, tem Lut, correção secundária (HSL), diversos tipos de curvas e a possibilidade de usar máscaras. E tem uma interface parecida com o lightroom, então a adaptação pra muitos é mais fácil. A escolha vai de cada um. Eu como já usava o Premiere na maior parte das vezes acabo usando o Lumetri mesmo. O da Vinci vou experimentando quando posso. Realmente ele abre mais possibilidades.