Muito obrigado pela recepção, pelo comentário, apoio e dica!
Eu cheguei a ver até com um pouco menos. Mas com um preço maior!
Boa noite, Edson.
Se permite um palpite. Embora no começo a gente possa confundir, pois são muitas opções de novos e usados; e há todo um “movimento” para ir para as mirrorless que, via de regra, são sempre mais caras que DSLRs mais antigas.
Considerando isso e seu orçamento, já adianto que as lentes que você investirá (e você não precisa mais do que 2 ou 3 lentes pra fazer excelentes trabalhos profissionais), essas 2 ou 3 boas lentes - mesmo que lentes de entrada - são mais importantes do que o corpo da câmera com o qual você pode fazer uma atualização futura.
Por isso eu recomendaria pra você uma câmera muito boa e barata pra começar. E pra mim o melhor custo benefício até 800 reais é a Canon 40D. Ela só fotografa, não faz filme, mas tem uma construção robusta e uma ótima qualidade de imagem até ISO 1.250. Fora isso, os pontos de foco são do tipo “Cruzado”, mesmo tendo poucos pontos.
É uma câmera robusta e quando colocamos alguma lente fixa nela como uma EF-S 24MM 2.8, ou uma 50MM 1.8 , ela fica legal de carregar com você o dia todo sem encher o saco. Além do que, a série D permite um nível de ergonomia e customizações que você não encontrará na série Rebel (SL1, SL2, T3i, etc).
Volta e meia no Mercadolivre ou OLX tem gente vendendo a 40D por algo entre 500 a 800 reais. Acho um bom investimento. Sò precisa consultar o estado da câmera, se ela está legal, etc.
Por exemplo, não conheço o vendedor, mas essa aqui me parece estar em bom estado e bom preço: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3471388633-canon-40d-corpo-caixa-e-carto-_JM#position=13&search_layout=grid&type=item&tracking_id=b8798ef8-7020-4109-bebe-ad3f3e41c8d2
Edson, pela sua disponibilidade financeira acredito que o melhor seria comprar uma câmera bem barata, que seria usada exclusivamente para sua aprendizagem, e uma lente razoável/boa, que poderia ser aproveitada no futuro. Nesse sentido, acho a sugestão do Cheferson bem legal. A 40D foi uma das melhores xxD lançadas pela Canon, muito robusta e atualmente encontrada a preços bem baixos (essa do anúncio postado, se for tudo real, está excelente, até as borrachas que desgastam muito parecem novas). Eu ainda uso a minha com bastante frequência até hoje, apesar de ter uma 6D e a nova R7. Somente discordo dele em relação ao ISO, pois acima de 800 a qualidade da imagem já reduz significativamente.
Olá, obrigado pelo comentário e dica, estava olhando o anuncio que me enviou, mandei mensagem para o vendedor, em paralelo estava olha esses outros dois modelos, no caso essa 40D vale mais o investimento do que alguma dessas 2?
1100R$
750R$
Obrigado mais uma vez!
Obrigado, então vou considerar bem pesquisar mais sobre a 40D!
Eu amei a 40D quando tive uma, usei por mais de 1 ano, ergonomia 10! Mas a resolução é menor e o LCD traseiro não tem muita qualidade.
Minha escolha seria a 60D, sensor mais moderno, boa ergonomia e é excelente para aprender fotografia. LCD não é fixo, faz vídeo com boa qualidade e a diferença no pentaprisma é gigante perto das câmeras de entrada.
Ela também se posiciona em uma faixa de preços de usados melhor que as TXi da Canon, gosto bastante dela;
Em termos de qualidade de imagem, todos os sensores 18MP da Canon são praticamente idênticos, latitude, ISO etc, à partir da 70D que houve uma mudança neste sentido.
Mas não se encane com isso: não é um pouco melhor aqui ou ali que vai atrapalhar seu aprendizado, não tem certo ou errado aqui, é aquilo que seu bolso alcança no momento.
Obrigado Armando, estou em conversa com a pessoa do anuncio que o cheferson postou e vendo outras 40D e 60D, vamos ver o que conseguimos.
Agora em relação as lentes, quais seriam interessantes. Achei a de kit entre 300-400, 18-135mm entre 600-800 e 50mm entre 500-900, todas usadas.
18-135mm é a melhor lente faz tudo.
Não compre a 18-55 separada, ela vem praticamente de graça qd se compra com a camera.
Edson, o que eu faria : buscaria uma 40D e as lentes, como você em aprendizado, pegaria somente 2 lentes: 18-55 e 55-250. Depois com o tempo, você perceberia qual distância focal usa mais pra poder pegar uma fixa. Um combo desses sai muito em conta hoje em dia e resolveria 80%-90% das suas necessidades de aprendizado.
55-250 da Canon é muito honesta, a 18-135 idem, para aprendizado estará muito bem servido! Fui canonzeiro por muitos anos e estas lentes da linha STM sempre me acompanharam. A 50mm STM também é ótima, 24mm, 40mm… lentes que custam barato e são muito boas!
como o Cheferson, disse, foque no aprendizado, porque a fotografia é um saco sem fundo, sempre terá algo que ficamos almejando, hoje eu vejo que novos equipamentos não melhoram minha fotografia em 1%…
Entendi, pesquisar sobre a 18-135mm, obrigado
Entendi, vou focar em procurar esses modelos de lente
Percebi e só nesse inicio já esta bem confuso com tantas opções e informações, mas vou conseguir, logo mais estarei postando fotos tão boas quanto as suas, aquela do Largato é linda por sinal rs
Edson, e já vou te dar uma dica de um cara pró de verdade. Não concordo com tudo que ele diz sobre alguns temas, mas em fotografia o Bagnola é o Mestre da Fotografia. Veja o que esse cara faz com lentes simples e uma 20D . Bem vou deixar o link de um vídeo, dai recomendo maratonar o canal dele beleza. No final das contas, conhecimento é mais importante que equipamento. Segue o vídeo:
Claro, conhecimento é o principal.
Mas…
Com toda essa iluminação controlada vai dar conta do recado.
Lente meia boca e câmera velha vai embora.
Agora coloca essa 20D para fazer um evento noturno. rsrs
Mexe com 40d e 50d não… :no: :no:
Bateria BP 511 antiga demais e difícil de achar, e cartão CF, mais caros e chatinhos de cuidar.
SE o bolso aguentar, vai na 60d que é sucesso. Ela tá mais próxima das atuais do que das antigas.
Outra coisa: 100 mil cliques é realmente uma grande quantidade. Mas para você APRENDER e treinar, e usar no começo, uma camera com 100k ainda tem muuuuuito chão pela frente.
Quando usava as 60d, fazia em média 40 a 50k cliques por ano com cada uma, mas isso sendo profissional estabelecido, arregaçando em casamento e formatura.
Para seu uso, estudo e hobby de início, vai fazer 15~20k fotos no ano estourando.
Agora imagine o quanto não vai durar uma câmerazinha dessas.
Porém, se o dinheiro não der, compra a mais barata que achar (exceto 40d e 50d): T3, lerdinha mas sensor de 12mp dá uma imagem muito bonita; T2i, mesmo sensor da 60d, porém mais simples e sem visor articulado.
Investe o resto da grana em lentes melhores.
Essa T5 que vc postou por exemplo, eu iria nela. O cara ainda aceita um chorinho, tá no campo das perguntas.
Aì compra uma cinquentinha, um flash, e boa.
T5 do anuncio, 50 1.8, flash YN ou Godox: 800 + 600 + 600, seus dois contos.
60d (com lente), 50 1.8, flash YN ou Godox: 1200 a 1500 + 500 + 600. PAssa um pouco da sua régua, mas é top.
É importantíssimo estudar iluminação junto com o básico. Mooooonte de curso por aí ensina fazer foto de flor e gato com a cinquentinha, mas não ensina iluminar a foto quando estiver com a 18-55. Aí o sujeito aprende aquilo, acha que sabe fotografar, vai pro aniversariozinho da vó, e tenta fazer foto de corpo inteiro do povo com a cinquentinha, atravessando o salão de festa, caga tudo, fica uma bost*.
Ri alto aqui :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Iso 400 já é meio cagadinho, 800 da 20d é quase como o 3200 da 60d.
O pior é que a gente achava bom, YP. ISso que é o pior :hysterical: :hysterical:
KKKK mas note que a 20D foi usada numa ambiente mega controlado de iluminação. Mais do que qualquer equipamento, eu acho que o Bagnola é muito bom em ensinar os esquemas de iluminação como esse dos relógios por exemplo, onde ele conseguiu tirar até os reflexos do vidro pra mostrar os detalhes do relógio.
É óbvio que a 20D é uma câmera de 20 anos atrás né kkkkk. 20 anos são um abismo tecnológico. Mas o intuito real foi mostrar que com conhecimento pode-se obter ótimos resultados, mesmo com equipamentos antigos.
Sobre o número de clicks vou te dizer é relativo viu. Estou com uma 40D que já passou de 1 milhão de clicks. A câmera tá toda surrada pois foi muito usada pra eventos esportivos. Imagina cada fim de semana vai fácil 15.000 - 20.000 clicks. A bicha não pára kkkk. Da mesma forma, pode ocorrer da câmera ir até 300.000 disparos e precisar trocar a cortina do obturador.
O problema nestes casos é achar peças de reposição. Mas é possível. De toda forma, fica ai entre 40D e 60D , acho boas escolhas. Vai depender do orçamento e necessidade.
Em tempo: esses dias vi no ALi uma loja especializada em peças antigas de reposição pra DSLRs. Se eu achar o link novamente posto aqui
@mike
Putz, BP 511 foi o que mais me desanimou na 5dc.