[DICA] Qual cartão comprar para a minha câmera?

Galera, como sempre vejo algumas duvidas por aqui sobre qual cartão usar e muitos indicam um mais rápido (erroneamente) :ok:

Vamos lá, explicando um pouco melhor, cada câmera tem a sua taxa de transferencia de arquivos interna máxima (diferente da do cartão), que depende dos próprios componentes da câmera, ou seja, a câmera possui um limite máximo de transferencia independente do cartão que você utilizar. Se você comprar um cartão mais rápido que essa taxa terá um ganho insignificante ou nulo, então é bom saber sobre o equipamento que possui para não gastar dinheiro a mais investindo em um cartão caro e rápido do qual não tirará proveito.
A diferença grande nas câmeras mais novas para as mais antigas se dá pelo suporte ao SDR104 além do UHS-l. As que suportam apenas UHS-l possuem taxas bem menores.

Canon 1D mkIV: SD 20mb/s
CF 66mb/s

Canon 5D mkIII: SD 20mb/s
CF 80mb/s

Canon 5D mkII: CF 50mb/s

Canon 70D: SD 35mb/s

Canon 6D: SD 36mb/s

Canon 7D mkII: SD 75mb/s
CF 100mb/s

Canon 7D: CF 57mb/s

Canon Rebel T6i/T6s: SD 74mb/s

Nikon D4: XQD 94mb/s
CF 61mb/s

Nikon D3S: CF 42mb/s

Nikon D750: SD 70mb/s

Nikon D810: SD 71mb/s
CF 98mb/s

Nikon D800: SD 38mb/s
CF 70mb/s

Nikon D600: SD 45mb/s

Nikon D7100: SD 72mb/s

Nikon D7200: SD 75mb/s

Nikon D5500: SD 74mb/s

Nikon D5300: SD 53mb/s

Nikon D3300: SD 72mb/s

Olympus E-M1: SD 32mb/s

Olympus E-M5: SD 28mb/s

Olympus E-M5 II: SD 82mb/s

Olympus E-M10: SD 32mb/s

Samsung NX1: SD 59mb/s

Sony A6000: SD 36mb/s

Fuji X-T1: SD 84mb/s

Outras cameras não encontrei um valor exato.
Lembrando que um cartão de 40b/s não irá oferecer 40mb/s de taxa final. Os valores são os máximos adquiridos com o melhor cartão disponível no momento do teste. Para mais informações e um teste mais detalhado com cada cartão, acesse:

http://www.robgalbraith.com/multi_pagee519.html?cid=6007

Joia! Pena saber que a velocidade máxima de SD na 5D III é 20mb/s…

Pra mim, o mais importante de ter um cartão mais rápido não é na hora de fotografar, mas sim na hora de descarregar os cartões. Então acabo sempre optando por cartões mais rápidos, mesmo que na câmera eles jamais cheguem perto da velocidade indicada…

Tem que ver se a velocidade é de leitura ou escrita, fabricantes gostam de divulgar só de leitura porque geralmente é maior.

Só pra dar uma subida no tópico

Essas velocidades são de escrita, foram obtidas por testes nos sites que eu coloquei :ok:

Interessante!

Me pergunto, então, por que alguém compraria um cartão de 280 mb/s.

Ainda sobre o assunto cartão, qual é a marca tida como mais confiável?