Depois de tanto ouvir “a diferença é gritante”, eu fiquei até com receio de comprar a 50mm 1.8D e achar uma porcaria… Como não gosto do range 35mm, vou vender minha 35mm 1.8G pra comprar a 50mm 1.8D, será que vou sentir muita falta de nitidez, ou isso é compensado pelo bokeh melhor da cinquentinha ?? :ponder:
A 50 1.8D é boa Rafael, sempre foi uma das lentes mais populares da linha Nikon. A questão é que a 50 1.8G é uma das lentes mais nítidas da marca, mas a 1.8D ainda é uma excelente lente e possui um preço muito acessível. A Nikon vende tanto dela que o valor é muito baixo. Com 450 contos, vc consegue comprar uma nova.
Rafael,
A 50 1.8 D não é uma lente ruim, mas a G é melhor, assim como a 50 1.4G é melhor que a 1.8G… ![]()
E acho que vc não deveria vender a 35. É uma grande lente. Se vender tenho certeza de que no futuro vai querer adquiri-la de novo.
Eu sei que a 35mm 1.8G é boa Reicon… Mas eu não preciso deste ângulo, é muito aberto pro meu uso…
É a 50mm das DX! Não sei como pode não se adequar para o seu uso?
Eu gosto de 3 tipos de fotografia: AVES (animais em geral também), RETRATOS e LONGAS EXPOSIÇÕES… Raramente eu faço macro, still, ou paisagem.
O objetivo da 35mm pra min é somente para ser minha lente de retrato, e nesse quesito ela distorce a ponto de incomodar um pouco, além de ter que cropar sempre na pós, por isso quero a 50mm 1.8D, para servir como 75mm na minha D7000, o que chegaria num ângulo bem perto da retrateira 85mm 1.8 ![]()
Parece que vc sabe bem o que quer. Muito bom.
Vc vai precisar de uma GA no futuro. Quando tiver uma vai perceber a diferença que vai fazer nas suas fotos de paisagens.
Meus gostos coincidem como os seus tb, e adiciono a essa lista as fotos de macro, na qual preciso investir em “vidros” no futuro.
GA eu já vou ter a Nikkor 18-70mm, e futuramente a Tamron 17-50mm… Não penso em gastar com uma fixa nesse segmento ![]()
A 50/1.8 G foi lançada devido a necessidade de uma versão com motor de foco e não porque a D fosse ruim.
Pelo que li até agora, a G é um pouco mais nítida na periferia (não acrescenta nada em retratos, por exemplo).
Em contrapartida, custa praticamente o dobro, é maior e mais pesada.
Eu tenho a D e não pretendo mudar simplesmente porque a G é um pouco mais nítida nas bordas (não tenho queixas da minha D e não preciso do motor de foco).
Pois é… A 1.8D é uma lente muito boa mesmo… Ela sempre foi uma das mais vendidas pela Nikon por causa de sua precisão, leveza, nitidez/cores/contraste e por ser barata. A 1.8G é melhor sim, mas não algo tão absurdo. Investir numa 1.8D não doi o bolso, agora numa 1.8G as coisas já mudam.
Tenho e indico a 50mm 1.8G. Nitidez incrivel já em 1.8 ! Não comprei a D pois minha câmera não tem motor de foco, Quando comprei a camera estava ciente que teria de comprar lentes AFS. Mas como as lentes novas são todas “G”, o jeito é pagar um pouquinho mais pela G… afinal, estamos falando de fotografia… que por sinal é um hobbyzinho bem caro… Em falar nisso estou vendendo a minha 18 55 VR (kit). Nunca mais a coloquei na câmera depois da 50mm 1.8G.
Na verdade apenas 1 vez, pois por a 50mm ser muito fechada no sensor DX, não estava conseguindo enquadrar todo mundo na foto… mais a 50mm está reinando aqui viu.
Tomara que seja mesmo, pois investi alto em uma… :assobi: Tô esperando chegar! ![]()
Também tô esperando chegar a minha (só que é D).
Quando se falam em fixas D e G eu normalmente pego as D pelo valor mais baixo. Mas eu acredito que melhores sempre serão as G, por serem mais novas, algo deve ter mudado.
Gosto muito de ver as análise e vídeos do FroKnowPhoto.com. Foi feito um comparativo entre as fixas 50 mm (1.8 D e G, 1.4 D e G - Nikon 50mm F/1.8G Review and Comparison | Fro Knows Photo). As fotos foram tiradas com uma D7000 sobre um tripé o arquivo RAW convertido diretamente para jpeg. Abaixo algumas amostras. Todas as imagens completas estão no link Nikon 50mm AF-S F1.8G | Flickr
G vs D em f/1.8
por
, no Flickr
por
, no Flickr
G vs D em f/4
por
, no Flickr
por
, no Flickr
G vs D em f/8
por
, no Flickr
por
, no Flickr
CONCLUSÃO: Baseado nessa sequência e, olhando os arquivos em tamanhos originais para f/4 (abertura que apresenta ótima nitidez), não percebi nenhuma diferença significativa, pelo contrário, a D pareceu ter mais nitidez (olhem o olho e contornos da boca). E, mesmo comparado com a 50 1.4, não percebi nenhuma diferença também.
Portanto, até que me provem ao contrário, D e G é mais uma questão de gosto, bolso e limitações da câmera.
Eu não entendo muito das coisas técnias. Das imagens postadas, a minha percepção foi de melhores cores e contraste na lente G, porém, não sei se justificaria a diferença de preço.
Uma curiosidade: nos exemplos 2 e 3, a velocidade de captura das fotos estava ligeriamente maior na lente “D” - 1/40 x 1/50 e 1/13 x 1/15. Seria apenas um “descuido” do fotógrafo ou seria devido a alguma diferença entre as transmissões das lentes?
O fato de estar mais escuro ou claro é exatamente pela diferença de velocidades de abertura.
Acredito que a diferença de velocidade foi em função da fotometria realizada.
Diante de outros relatos e deste teste não vejo a necessidade em gastar quase 100% a mais de uma lente para a outra (desde que o corpo da câmera tenha motor de foco).
Por isso que eu sempre recomendo a D para quem tem motor de foco no corpo!
Também achei isso…
Eu, particularmente só vi diferenças em 1.8. Além, é claro, de uma mínima dose de fotometria.
Mas no caso 1.8, gostei mais do bokeh da G, mass com diferenca tão pequena que, se nao estivesse escrito eu nao saberia qual é G e qual é D.
Reforçou, portanto, meu gosto pela D, sem prescindir das qualidades maiores da lente G, principalmente no AF,bokeh, já que na nitidez e no contraste foi empate nessas fotos.