A grande maioria ouve falar que para desfocar o fundo precisa de aberturas grandes, daí o cara se decepciona com os efeito colaterais e que não tem foco…
Eu sempre fotografo com abertura mínima da Lente e também POPE nunca tive problemas, mas estudar é sempre bom né kkk mas lembro que talento vale mais que técnica!!
e Gaask vale a pena sim ter lentes mais claras, li em algum lugar que a vida é curta para comprar lentes ruins, eu concordo, economize e compre as mais claras tem muitas series L F4 que são ótimas mas não são espetaculares, eu recomendo as mais claras.
Essa foto eu tirei com ISO 1600 com abertura 1.4 e acho que não perdi nada na foto, sem flash.
Acho que 2.8 só foto com a pessoa parada, tipo estúdio, sei lá. Para a minha área, que é festa infantil, tenho usado mais f/3.5, principalmente se for foto de 2 ou mais pessoas. Mesmo foto de uma única pessoa, fica mais difícil os olhos ficarem focados e o nariz fora de foco usando essa abertura do que a f/2.8
Ainda tem o tal do “foca e recompõe”.
Isso muda O plano de foco e pode dar diferença tbm.
Abcs
Você deve ter tentado dizer “abertura máxima”, que é o número mínimo f/stop da sua objetiva. Confusão clássica. (:
E quanto ao “sempre” fotografar assim, realmente acho que em algumas situações terá problemas, mas em outras, como nessa foto que postou, o resultado bastante interessante com certeza agregou à imagem, então foi um bom emprego da abertura máxima.
É preciso saber dosar.
Bem por aí mesmo! Faço retratos em f/1.4, f/2.0, mas quando preciso, faço até em f/8, sem medo de ser feliz!
O importante é você saber o que está fazendo. Se vai usar aberturas grandes, use o desfoque a seu favor. Eu gosto de usar o desfoque como elemento na composição, foco seletivo, etc e tal. Já fiz cerimônias inteiras só com aberturas grandes, f/2.0 a f/2.8. Uma vez já cheguei a fazer uma cerimônia inteira em f/1.6. Sabendo usar, sabendo prever os resultados, dá pra explorar bem o desfoque.
Questão de estilo e preferência pessoal também. Tem muita gente boa por aí que só usa aberturas menores, conheço ótimos fotógrafos que só usam f/5.6 ou mais fechado. E os resultados ficam lindos também.
Ainda tem um detalhe, toda lente tem seu ponto alto em nitidez, cerca de 2 F-stop’s acima da sua máxima abertura, sendo assim uma lente F2.8 tem seu “clímax” perto de F5.6, enquanto uma lente F5.6 vai ter seu “filé” perto de F9/F11.
Sendo assim, citando Canon por exemplo, nem se comprara uma 24-70 em F5.6 com por exemplo uma 28-135, ou uma 28-105, ou qualquer outra lente escura, também em F5.6
Então , mesmo que não se use a lente F2.8 em F2.8, ainda sim sua vantagem é muito grande, e respondendo a pergunta do tópico, vale muito a pena sim ter uma lente F2.8
A receita é simples e nao tem misterio: ta com medo de errar e melar a foto? em f8 TODO SANTO AJUDA - simples assim.
Não é porque minha lente é f1.8 que conseguirei ter fotos nítidas a essa abertura. Esse pensamento é muito corriqueiro em pessoas que tem a 18-55 e compram uma clara, como ela é uma lente “pau pra tudo” gera mau-costume. Nada impede usar uma 35mm f1.8 em f4, 5,6 ou f11.
Entendi que é só uma força de expressão, mas é bom lembrar que o Gaask está falando de fotos de casamentos, ou seja, luminosidade baixa, e tal… Em f/8, dificilmente vai capturar alguma luz ambiente, mesmo com ISOs altos, e ainda vai judiar o flash (maior tempo de recarga, menor autonomia das pilhas).
Em casamentos, o melhor é aprender mesmo a usar as aberturas um pouco maiores, f/4 ou maior, e saber lidar bem com o desfoque. ![]()
Em f8 (levando em consideração a luz, claro) qualquer foto fica boa (eu disse boa)
Num ambiente escuro, como uma igreja, bem, ai a coisa muda de figura mesmo… boa maquina, boa lente e muito conhecimento vem a calhar e salva a pátria.
E um bom uso do flash!
Cara, se você e seus amigos estão com dificuldade para focar em 2.8 ou aberturas maiores, acho que precisam praticar mais, só isso. E talvez verificar se a objetiva não está com front ou back focus e se o corpo está com AF correto também.
Tente micro ajuste de foco, caso tenha na câmera.
Fotografo casamentos e na maioria das vezes faço fotos das entradas da noiva, noivos, padrinhos, etc em F 2.0, 1.8, e sempre funciona, desde a época da 5D mark II. E as fotos “paradas”, consigo fazer em 1.4, 1.2, tranquilo.
É claro que as vezes erro o foco, por isso procuro repetir a foto para garantir. Não arrisco fazer uma só foto, faço algumas opções.
abs,
Vini
Quando estou em f2.8 procuro maior distancia do assunto e compenso na milimetramento para o mesmo enquadramento.
Não sei se sou só eu a pensar assim, mas esse tópico tá me parecendo muito de iniciante.
Cara, são apenas 3 princípios básicos pra uma exposição e um deles não foi compreendido. Acho que tem alguma coisa errada pra gente ter escrito três páginas de respostas. Ou eu não entendi o real propósito desse tópico/dúvida sendo questionada.
Não ser se os ilustres colegas repararam, mas o autor nunca mais apareceu.
O que vale é a discussão do assunto.
Eu mesmo já cai do cavalo para tirar fotos de retratos de 2 ou mais pessoas com aberturas f/4 ou maiores. Quando é uma pessoa só dá pra usar 2.8 tranquilo focando no olho agora com duas pessoas em planos um pouco deslocados (uma em relação à outra) é uma tremenda armadilha, geralmente jogo mais pra uma GA e me afasto um pouco mais para ter as pessoas bem focadas e faço um crop na edição para cortar aquilo que não quero.
Não tem regra pronta. E o que o Dimi falou tem todo sentido e acontece: focar e recompor em grandes aberturas é uma grande armadilha.
O que eu vejo é muita gente colocando a câmera em Aperture Priority, abre a lente ao máximo, ajusta o ISO até a velocidade ser igual 1/500!
Base teórica? Pra que?
Foco no continuo o máximo de pontos de foco disponível e tracking 3D ligado!
:hysterical:
Que nada… Aquele modo verdinho