Dificuldade com foco F 2.8, será que realmente vale a pena lente 2.8?

comprei no ebay, o meu tem split 180 + colar de microprisma, se eu achasse um inteiro de microprisma seria legal, pelo menos para o tipo de foto que faço mais, mas essas opções só tem para mk2 ou mk3.

Outra coisa que lembrei…na verdade para focar, eu abro toda lente, depois foco e depois escolho a abertura que quero, vc eh obrigado a conhecer a profundidade de campo vs o ponto que focou.

Opa, tem uma em 5.6 e o fundo está bem desfocado…
Tudo questão de saber o que fazer…

Ah sim, com uma 135mm. O problema é desfocar o fundo desse jeito com uma 35mm em f/5.6, não rola. Só se colar a objetiva no rosto da noiva, rsrs. Daí às vezes me bate a vontade de ter uma 35/1.4…

Por outro lado, eu estava pensando em trocar a minha 100/2.0 por uma 100/2.8 macro, porque em 100mm o fundo também desfoca uma beleza mesmo em f/4 ou f/5.6. Então os f/2.0 não fariam tanta falta assim nesse ponto específico (desfoque de fundo).

Uma benção. Alguém entendeu o que eu quis dizer. (me referindo aos primeiros que comentaram que me chamaram de ineficiente em meus conhecimentos :worship:)

Só pra complementar: já foi comprovado que essa lente 50mm f/1.8 II da Canon tem sua nitidez máxima em f/4.

Errar o foco com ela acontece mesmo, mas aí continuo falando o que foi dito no inicio: falta estudo.

E quando falo que falta estudo é estudar a lente, entender como ela foca, quanto ela demora pra focar e tudo o mais.

E voltar pros livros nunca é uma ofensa.

Abcs

Concordo plenamente… Estudo é fundamental!!! Muita gente sai errando foco com lente clara por falta de estudo e treino, mesmo.

Falta muito estudar o equipamento, como disseste, Dimmi. As lentes claras de baixo custo são utilizáveis wide-open, sim (como o caso da cinquentinha II), mas é o que a galera falou: tem que saber usar. E também tem que saber produzir depois (pois dependendo da ampliação que se vai dar, é fundamental uma melhoria de nitidez e contraste, entre outras coisas, nas fotos feitas com ela bem aberta).

Abraço!