Digikam v8
Show! Vou fazer update aqui. Tenho usado esse ano com sucesso
Não sei se já conhece:
Não conhecia não. Obrigado pela dica.
Curiosamente minha relação com digikam tem tempo, mas nunca usei muito.
La por 2012 topei com ele usando Linux/KDE e usei por um tempo.
Ano passado buscando DAMs/Catalogo, bati nele novamente e tenho usado desde então como catalogo.
Otimos links para me aprofundar.
Eu usava quando ainda usava KDE. Vou instalar aqui e ver como está.
No inicio existia instabilidade na versão Windows, mas uso a v7 há muito tempo, desde que não renovei a licença do Lightroom, e meu catálogo com ~50K imagens flui muito bem em disco SSD.
Optei pela base SQLite na instalação mas se a coisa apertar posso migrar para o MariaDB(MySQL) também nativo do Digikam.
(complementando)
O modelo de dados da da base onde o catálogo é armazenado, com a estrutura de tabelas e relacionamentos entre elas, faz parte da documentação do software.
Espero que nunca seja necessário, mas isso permite alguém com algum conhecimento de sql fazer correções/alterações mais delicadas diretamente nas informações de metadados no catálogo e exporta-las para arquivos .csv/.txt, para quem sabe reutiliza-las em futuras migrações. Vai que!
ps. tive um trabalho do c* para criar a estrutura de tags do Lightroom e associa-las aos .raw/.jpg quando migrei para o Digikam. Se tivesse esta opção de exportação no sw da Adobe poderia ter simplificado a migração.
Eu uso no Windows aqui.
Eu vi algumas melhorias na parte de importação e rename que podem me fazer migrar do Photo Mechanic. Mas tem muita coisa da versão 7 e 8 que não me aprofundei, tenho usado basicamente como catalogo mesmo(depois de todo processo de ingest, processamento raw, etc.)
Eu usava o KDENLive, que é um editor de vídeo. Também sofria com instabilidade, mas parece que agora melhorou bastante, além de ter como rodar aplicativos Linux direto por cima do Windows.
A versão que uso é Windows nativa.