Distância Hiperfocal

Pessoal, tenho uma dúvida recorrente. Já li vários artigos e sempre acabo me confundindo. Gostaria de saber se minha interpretação sobre distância hiperfocal está correta.

Com os dados abaixo, apliquei a fórmula H= (F.F)/(f).(c) para calcular a distância hiperfocal, onde:
H = distância hiperfocal
F = distância focal da lente = 70mm
f = abertura = f/16
c = diâmetro do círculo de confusão = 0,019 (utilizo uma canon rebel XTi)
O resultado da fórmula foi H=16 metros. Isso significa que se focar em 16 metros, minha profundidade de campo se iniciará em 8 metros e se extenderá até o infinito? Ou seja, tudo que estiver a uma distância a partir de 8 metros da posição da câmera estará em foco razoavelmente aceitável?

Obrigado pela ajuda!

Sidney é isso mesmo. Se você focar um objeto na hiperfocal você terá uma impressão de nitidez aceitável (profundidade de campo) indo de uma determinada distância (anterior à hiperfocal) até o infinito.
O Sensor da Canon é um pouco menor do que o formato APS, o correto seria você usar o COC de 0,0186.

De uma olhada em: [PROGRAMA] DOF CALC. 1.0.1 - Calculadora de profundidade de campo
Lá tem a DOF Calc que é uma calculadora de profundidade de campo completa. :slight_smile:

Leo,valeu! Obrigado pela ajuda, agora as coisas ficaram mais claras pra mim. Abraço

Círculo de confusão para diversas câmeras

Para saber mais
http://www.cambridgeincolour.com/tutoriais/profundidade-de-campo.htm

Wellington o DOF calc calcula o círculo de confusão aceitável para qualquer câmera e qualquer ampliação, basta jogar os dados que ele gera. :slight_smile:

Estou utilizando o DOFcalcwin e é relamente muito legal. :clap:

Eu sei, Leo. Inclusive baixei ele faz um tempão. Os links foi um subsídio a mais pro colega.

abraço,

Pessoal, obrigadão pela ajuda. Esse é um tema que eu sempre tive dificuldade para entender direito. abraços