Dpreview pitonisa

Em dezembro saiu um rumor que a Nikon lance tal adaptador nesse ano, mas, só acredito vendo.

O sistema Z está com um pouco mais de 6 anos de existência(foi lançado em Agosto/2018).

Pensando aqui nos lançamentos de câmeras com Expeed 7:

• Z9 foi lançada em outubro/2021,
  • Z8 em maio/2023,
  • Zf setembro/2023,
  • Z6III junho/2024,
  • Z50II novembro 2024.

Sobre o FX
Falta ainda atualização da Z5 como FF de entrada e o que vai ser da sucessora da Z7II. Além disso, a Z9 é a flagship que está a mais tempo no mercado se comparado entre Nikon, Canon, Sony e Panasonic, todos fabricantes que tem câmeras com sensor FF.

Sobre o DX esperasse que a Nikon atualize a Zfc e Z30 com o Expeed 7. Mas alguns analistas dizem que a Zfc, Zf e Z30 devem esperar um novo sensor >24MPX para serem atualizadas.

Até onde sei a Nikon não produz mais lentes AF-D e comerciamente não faz muito sentido lançar tal adaptador quase 7 anos depois da introdução do sistema Z. Para mim, fazia muito mais sentido tal adaptador ser lançado em 2018.

Perguntas que não tenho resposta:
Será que tal adaptador venderia o suficiente para justificar sua produção?
Será que vale a pena gastar P&D nesse adaptador?

Sony lançou a atualizou da alpha 1, Canon atualizou a R5 e lançou sua flagship R1. Creio que a Nikon deve estar bem ocupada com a Z9II, Z8II e o que pode ser integrado da RED nesses modelos.

A Nikon tem um histórico muito bom em manter suporte para as lentes antigas no sistema F e isso pode não ser mais verdade com o sistema Z.

Mas vindo da Nikon, tudo é possível… :grinning: