Dpreview pitonisa

Lista de desejos e o esperado para 2025 na visão do ‘influencer (?!)’ Dpreview.

Como não pretendo abrir a carteira para novidades fui direto na Nikon ver a expectativa de um adaptador FTZ com motorzinho de foco para as lentes AF-D que já tenho. Não achei!

Parte I

https://m.dpreview.com/articles/1410066378/2025-predictions-wishes-canon-ricoh-nikon-om-system-tamron

Parte II

https://m.dpreview.com/opinion/7877681349/2025-predictions-wishes-sony-panasonic-fujifilm-sigma-leica?slide=11&imageViewer=1

Em dezembro saiu um rumor que a Nikon lance tal adaptador nesse ano, mas, só acredito vendo.

O sistema Z está com um pouco mais de 6 anos de existência(foi lançado em Agosto/2018).

Pensando aqui nos lançamentos de câmeras com Expeed 7:

• Z9 foi lançada em outubro/2021,
  • Z8 em maio/2023,
  • Zf setembro/2023,
  • Z6III junho/2024,
  • Z50II novembro 2024.

Sobre o FX
Falta ainda atualização da Z5 como FF de entrada e o que vai ser da sucessora da Z7II. Além disso, a Z9 é a flagship que está a mais tempo no mercado se comparado entre Nikon, Canon, Sony e Panasonic, todos fabricantes que tem câmeras com sensor FF.

Sobre o DX esperasse que a Nikon atualize a Zfc e Z30 com o Expeed 7. Mas alguns analistas dizem que a Zfc, Zf e Z30 devem esperar um novo sensor >24MPX para serem atualizadas.

Até onde sei a Nikon não produz mais lentes AF-D e comerciamente não faz muito sentido lançar tal adaptador quase 7 anos depois da introdução do sistema Z. Para mim, fazia muito mais sentido tal adaptador ser lançado em 2018.

Perguntas que não tenho resposta:
Será que tal adaptador venderia o suficiente para justificar sua produção?
Será que vale a pena gastar P&D nesse adaptador?

Sony lançou a atualizou da alpha 1, Canon atualizou a R5 e lançou sua flagship R1. Creio que a Nikon deve estar bem ocupada com a Z9II, Z8II e o que pode ser integrado da RED nesses modelos.

A Nikon tem um histórico muito bom em manter suporte para as lentes antigas no sistema F e isso pode não ser mais verdade com o sistema Z.

Mas vindo da Nikon, tudo é possível… :grinning:

Pois é, pouco provável mas não impossível desse adaptador aparecer.

Sobre o adaptador, o que me intriga é nenhum chinês ainda ter feito. Pode não valer a pena pra Nikon mas, pra quem tem componentes e fabricação baratos na mão, deveria ser fácil.

Eu mantenho a esperança renovada de algum fabricante lançar um sensor melhor que o Forevon, com cores empilhadas ao invés da matriz de cores (Bayer, X-Trans…).

E estou curioso com a evolução dos sensores de maneira geral. Não creio que sensores de maior resolução sejam mais prioridade (embora eles vão surgir, só que mais devagar), mas gostaria de ver sernsores com a resolução atual e menor ruído/maior faixa dinâmica.

Pode ser que embargo da Canon contra Rokinon, e suas lentes RF com AF, serviu de exemplo para outros fabricantes não tentarem quebrar os protocolos dos novos sistemas.

Ahhh. mas tem o adaptador da Megadap de Sony FE para Nikon Z.
Eu acho que eles devem ter algum acordo com a Nikon visto que o novo modelo “Megadap ETZ21Pro” o update de firmware agora é feito diretamente pela câmera.

Olha a lista de compatibilidade : ZF, ZFC, Z30, Z50, Z5, Z6, Z6 ii, Z6 iii, Z7, Z7 ii, Z7 iii, Z8, Z9 cameras

Já o adaptador da Techart parece que não foi atualizado. No site cita apenas a Z6/Z7 como compatível. O ultimo firmware parece ser de 2021.

Por isso que acho que a questão é não querer correr o risco de tomar um processo da Nikon…

1 curtida

Esse adaptador já me instigou a ter alguma lente da Sony.
Que sonho a 50 1.2 e a 35 1.4 pequena e leve. Aliás, quase todas são assim comparando a C e N.

Na verdade, tal adaptação já existe, mas é meio escondida…

Techart PRO Leica M – Nikon Z Autofocus Adapter ver II (TZM-02) – TECHART Adapters

Veja que vc pode comprar um adaptador com autofoco pra usar lente Leica M numa Nikon Z. Daí, por mais 50 Elons (ou Trumps?) você compra um adaptador Leica M pra Nikon F. Só teria como operar em modo Abertura, mas funciona. :thinking:

@Andre_Sena, @felipemendes, @Yago nesse caso do adaptador FDTZ:

Parece que a estratégia da Nikon é vender lentes Z mas o detalhe óbvio é que para isso você antes tem que ter uma camera Z. Como vou comprar uma camera Z com boa(s) lente(s) se não quero gastar uma fortuna com elas de uma vez só?

Estou portanto na situação de quem nem anda nem sai de cima. Outros que não ganham dinheiro com fotografia, como eu, também devem estar.

Para usar uma lente Z de kit prefiro usar minhas AF-D de qualidade na D7200 de 10 anos.

Se existisse o tal NDTZ compraria a câmera amanhã e poderia substituir minhas AF-D aos poucos para poder usar as vantagens deste novo sistema.

Minha culpa, nestes ultimos anos venho pensando, pensando, pensando, … na Nikon DF ouvindo o diabinho à minha esquerda e o anjinho na direita falando Z, Z, ML, ML, …

Chineses mãos à obra!

1 curtida

@cxpostal , Zf…Zf…Zf…Zf…Zf…

:rofl:

Nao sei se sabe, mas, a Nikon Zf tem alguns modos de assistência para foco manual:

• focus peaking
  • split-screen display zoom
  • MF subject detection

O vídeo abaixo ilustra bem esses modos.

Obviamente não é a mesma coisa que autofoco, mas,… é bom saber que tem.

1 curtida

Entre a esquerda e a direita tem sempre uma opção de centro. rs*

Vou dar uma olhada com calma @Andre_Sena

Valeu.

1 curtida

Por $449.00 trumps e precisar usar dois adaptadores…acho que a Nikon resolveu ignorar…

1 curtida

Z6 lll herdou todos esses modos?

Z6III:

• focus peaking
  • MF subject detection

Z8:

• focus peaking
2 curtidas

Excelente.

atualizando:

split-screen display zoom (acesso apenas pelo menu " i ")
Z6, Z6II, Z6III, Z7, Z7II, Z8, Z9, Zf

Parece que a Z5 não tem. Agora não tenho certeza se algum firmware adicionou o recurso.

Parece que nenhuma DX tem.

@cxpostal, @felipemendes, @Yago olha só:

1 curtida

Boa! Estão chegando perto. O leque para Z tá se abrindo.

Lembrando que a Nikon tem , hoje, 43 lentes nativas e dois TC’s para o sistema Z.

• para DX: 1 fixa e 4 zoom: total de 5 lentes;
  • para FX: 23 fixas e 15 zoom: total de 38 lentes.

Desse conjunto:

• 23 lentes são S-line;
  • 15 possuem VR.

Com relação a lentes third party, no levantamento que tenho até agora, são:

• 25 lentes com AF;
  • 35 lentes com foco manual.

E isso são lentes com encaixe Z (sem necessidade de adaptador).

PS: Ainda não terminei o levantamente de lentes de terceiros.

1 curtida

Vai que…
https://www.dpreview.com/forums/thread/4791102#forum-post-68100491

1 curtida

@Andre_Sena ,

é a 3a. vez que leio este tópico na íntegra e por conta disso tenho pesquisado e pensado bastante no Z… A desisão já foi tomada. Quando? Chegando a hora. Obrigado pelas dicas.

1 curtida