Duas sombras diferentes na mesma foto.

Oi pessoal, estive vendo o novo catálogo da Renner. Na foto da capa a modelo está encostada de lado na parede.
O que me instigou bastante (confesso que estou até agora confuso :ponder: ) é o fato de a modelo ter 2 duas sombras, uma de cada lado, e uma sombra é diferente da outra. A sombra da direita é uma sombra dura, a da esquerda está mais difusa. Não sei se deu bem pra entender.

Não acho que foi feito em photoshop pq tá muito perfeito a sombra em cada parte do corpo. Alguém sabe como é feito o esquema de iluminação dessa foto?

Obs.: quem quiser o catálogo é só correr numa loja da Renner.

Abraço!!

Sua própria pergunta já responde à questão.

2 fontes de luz diferentes. Uma suavizada e outra mais direta. Possivelmente, uma próxima e outra mais distante.

Mr. Hyde, você pode estar certo. Mas não acho que seja tão simples.

Primeiro, as 2 fontes de luz deverão estar em cada lado da modelo (no mínimo 45º graus) e não na frente. Daí, se jogar 2 fontes de luz provavelmente só terá sombra em 1 lado, ou estou enganado?

Segundo, uma luz vai invadir a outra, tornando difícil a definição de uma luz sendo dura e a outra suave.

Abraço!

e so fotometrar os 2 flashes com potencia diferente.
abs.

Pelo que entendi, são duas fontes (como já dito) e essas duas fontes são diretivas e não atingem o chão antes de atingir a modelo.
Será isso?
Se for, fica sem interferência de uma fonte em outra.

Vamos ver mais comentários aí.

's

Pessoal, ainda não domino técnicas de iluminação, estou estudando pra isso. Mas estou encanado com a sombra dura e difusa.

Se são duas fontes de luz. Pra uma gerar a sombra dura a luz deve estar do lado oposto, correto? Igual para a sombra difusa, também tem que estar do lado oposto, correto?

Se elas estarão do lado oposto elas não irão se cruzar? E se cruzar, uma não vai afetar a outra tirando a definição de uma ou da outra? Ou seja, o resultado não seria o mesmo.

Abraço!

Fiquei curioso e fui procurar a foto. rs

Deve ser essa aqui, clicando em “Revista”:

http://campanhas.lojasrenner.com.br/revistaVerao2012/?s_cid=SocialMedia_EV_Revista-Verao_Anuncio_Blog_Perfil_post-revista-verao_divulgacao-blog_-_14out11

Sei lá, viu… tem bastante pós-produção nessa imagem.

s

caro Dondon.
se for essa “refresque o verao”
haveria que ampliar um pouco, mas parece que a sombra da direita e artificial,
a sombra do rosto deveria bater no braço e nao embaixo,
igual com as flores e se a luz vem de cima teria reflexo no chapeu,e nao sombra,
a borda do chapeu e bem mais fina que sua sombra,
ha muito detalhe fora de simetria, que em uma foto normal,tradicional, seriam diferentes.
parece foto fayuta com muita pos sem duvida.
se fosse cortes de luz a 45°, um em 11 outro em 8 o efeito e outro.
o que vc acha???
abs.

O Ângelo está correto.
A sombra dura é artificial. Para ela existir onde está colocada, a parede onde a modelo está apoiada deveria ser a fonte de luz, pela angulação da sombra projetada na parede da direita da foto.
Definitivamente é PS essa sombra.

Tendo a concordar contigo, Agalons.

Parece me que as duas sombras são “montadas”.

Mesmo a sombra “difusa” está esquisita, principalmente nos cabelos e no braço apoiado na cintura.
Acho que de “natural” aí só a modelo, e olhe lá! rs

s

acertei???!!!??? , :clap:
Tambem, tanto tempo fazendo burradas no estudio,
alguma coisa a gente tem que aprender, :hysterical: :hysterical: :hysterical:

ta bem exquisito esse suposto equilibrio,nao ha simetria de luz nem a pau.
grande verdade, so Deus sabe o que e “natural” ai!!!, melhor nem preguntar, :hysterical:
abs.

Percorri o “making of” da campanha e parece que foi tudo feito em estúdio com fundo liso mesmo, muito provável que a capa seja pura montagem.

Mas não é condenável, apenas uma opção… Só que causa estranheza ao olhar…

Aliás, sitezinho pesado do inferno! >:(

s

falando serio,
se tenho luz forte a minha direita para fazer a sombra dura atras da mina,
como cacete consigo colocar uma sombrinha leve toda fora de eixo do lado direito
se e dai que vem a fonte forte
Ja disse Dondon, pensando bem
pode ser so a figura colada num fundao da vida com 2 sombras inventadas, viva digital,QMS!!!
(qualquer mer…serve).
abs.

nao e condenavel, nao!!!
nao e real.
muita produçao para fazer um lixo.
Podemos fazer uma cena noturna com duas luas, para ficar duplamente romantico, :hysterical: :aua:
ou uma cena de praia com 2 sois, pra ficar “mais quentinho”, :hysterical:
nao chega a ser bizarro, e burrice mesmo.
abs

:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Parece desperdício de energia e dinheiro.
Mas fácil, rápido e barato fazer algo decente num estúdio simples, não?

s

Mas muito provavelmente foi esse o caso. O Diretor de Arte de-não-sei-o-que-das-quantas é que depois deve ter feito a cagada de ser “criativo” demais. rsrsrs

isso e o resultado da incompetencia decorrente da banalizaçao de um oficio.
qualquer retardado com uma dslr+um micro consegue fazer esse lixo!!!
Na "prehistorica "epoca do slide,nao existia a minima possibilidade de fazer essa porcaria.
Duas sombras, :hysterical: :eek: :aua: :hysterical: :eek: :aua:, podiam fazer 4 braços, :aua:
fazer o que , ne!!!, e o "progreso"causado pelo desenvolvimento tecnologico, :hysterical:
abs.

Olha, por ser fotografia é possível que seja montagem, mas é perfeitamente possível acontecer isso,

Sou iluminador cênico. A diferença nas lentes das lâmpadas pode muito bem provocar esse efeito e mais um monte (uma par 38 foco 1 tem um efeito completamente diferente de uma foco 5, isso pensando só nas pares)

Um exemplo legal de sombras malucas é esse trabalho coreográfico, pra quem tiver curiosidade, segue o link

Sou leigo, praticamente, em fotografia… Mas, a meu ver, parece-me possivel a realizaçao desta iluminaçao … :ponder: A modelo, nao encontra-se posicionada na junçao de duas paredes? … Uma fonte de luz e um rebatedor nao dariam este resultado? … :assobi: Opiniao de um iniciante … :smiley: