Dúvida compra câmera antiga

Olá a todos!

Estou voltando à fotografia após cerca de 3 anos afastado, e estou pensando em comprar uma câmera nova. Sempre adorei as câmeras analógicas — minhas melhores fotos foram feitas nelas — mas os custos de filme e revelação estão me assustando.

Tenho um orçamento de até R$ 1.000, então minhas opções ficam um pouco limitadas. Além disso, não fotografo muito — acho que faria algo como até 500 fotos ao ano.

Minha dúvida principal é: será que vale mais a pena investir em uma câmera digital tipo Sony NEX-F3 (ou similar), ou seguir no filme mesmo com o custo? Quais seriam os prós e contras pra mim, considerando uso moderado, baixo volume, orçamento limitado?

Se puderem dar indicações de modelos (analógicos e digitais) dentro desse valor, vou ficar grato.

Eu sei que é um tema meio existencial, mas resolvi pedir ajuda para quem talvez passe pelas mesmas duvidas, guardadadas as devidas proporções.

Obrigado desde já, abraço!

Eu nem saberia qual conselho lhe dar, mas uma pergunta que me parece relevante: quanto custaria revelar 500 fotos por ano? Inclua o preço do filme também.

Acredito que gastaria uns R$ 1.500,00 entre filme, revelação e digitalização ao ano para esta quantidade de fotos. R$ 950,00 em filmes e restante em revelação.

Você pretende fotografar filme só colorido? Ou também p&b?

P&B! obg

O que eu faria: comprar a Sony (ou uma micro 4/3) e avaliar à vera eu mesmo por um tempo. Se não agradar passaria adiante e compraria tudo de filme.

p.s.

1. nesta faixa de preço vai ser dificil encontrar camera digital com ocular, só o lcd mesmo. Se vem de cameras com filme vai achar estranho.

2. tanto as NEX como as m4/3 tem uma gama imensa de adaptadores para lentes antigas.

3. camera de filme, pela disponibilidade de lentes, iria de Pentax da linha K (K1000, KM, KX) ou M (MX) que só precisam de bateria para o fotometro. Todo o resto funciona sem.

1 curtida

Vou te narrar a minha experiência… Tenho algumas cameras analógicas, mas hoje só faço P&B com filme. Cor só numa digital.

Eu mesmo revelo meus filmes, o que diminui bastante os custos. Já pensou em montar um laboratório?

Quanto a cameras, sugiro uma que costuma ter preço bem camarada, a Nikkormat FT2 ou FT3. Tenho uma inclusive…

1 curtida

A sony tem uma boa gama para quem deseja entrar, mas eu recomendo fortemente que você - se possível - teste uma delas antes de efetuar a compra definitiva.

1 curtida

felipemendes, Carlos Rodrigues, Eduardo Lourenço, Lizandro - agradeço a gentileza dos comentários e estou avaliando as possibilidades, mas talvez fique com o filme mesmo. Vou procurar câmeras revisadas.
Gratidão!

3 curtidas