Boa noite!
Estou pensando em comprar uma AF-S DX 55-300 com VR e encontrei por R$1.000,00 lente limpa e sem problema algum, mas procurando um pouco mais encontrei uma AF-P Nikkor 70-300 1:4.5-6.3G ED sem VR também por R$1.000,00, mas com pequenos fungos.
Minha pergunta é: Vale a pena investir na 70-300 mesmo sem VR e com pequenos pontos de fungo ou a 55-300 é o caminho certo?
Li em alguns sites que a 70-300 seria uma lente melhor, com foco mais rápido, mas observei que as duas lentes possuem o mesmo diâmetro de lente (58mm). Também não sei se os fungos na 70-300 podem aumentar mesmo que eu procure cuidar dela ou se vale a pena pegar e pagar por uma limpeza, caso a lente compense esse serviço.
Desde já agradeço pelas respostas.
Atenciosamente
resposta simples: 70-300.
só tô achando estranho você dizer que ela não tem VR. Acho que essa lente tem VR sim.
Obrigado pela resposta cfcsosa, mas na descrição da lente o vendedor informa que ela não tem VR. E mesmo com esses pontos de fungo essa seria sua escolha?
Existem 3 modelos da AF-P 70-300,
- AF-P NIKKOR 70-300mm f/4.5-5.6E ED VR
- AF-P DX NIKKOR 70-300mm f/4.5-6.3G ED VR
- AF-P DX NIKKOR 70-300mm f/4.5-6.3G ED
A versão sem VR é uma lente antiga (2016 eu acho) e ainda acho que já não é mais fabricada, mas não tenho certeza.
Agora precisa tomar cuidado com essas lentes AF-P pois elas não são compatíveis com todos os corpos de DLSR (e alguns precisam de atualização de firmware), segue a lista de compatibilidade direto do site da Nikon:
Por exemplo: se vc tiver uma D300 ela não é compatível com lente AF-P DX.
Segue mais informações sobre as lentes:
AF-P NIKKOR 70-300mm f/4.5-5.6E ED VR - filtro 67mm
The number of cameras compatible with this lens is limited. Even for compatible cameras, a firmware update may be required. Fully compatible models: D7500, D5600, D3400, D500.
Fully compatible models (without limitations) after available firmware update: D5, D750, D610, D600, D5500, D5300, D3300, D4, D4S, D810, D810A, D800, D800E, Df, D7200, D7100. Download firmware updates at: Nikon | Download Center
Regardless of firmware update, these models will still have some limitations:* D3, D3X, D3S, D700, D300, D300S, D7000, D5200.
*Because these models reset focus when reverting from standby status (timer off), pre-focus shooting is not available.
Incompatible models: D2 series, D1 series, D200, D100, D90, D80, D70 series, D60, D50, D40 series, D5100, D5000, D3200, D3100, D3000, film SLR cameras.
AF-P DX NIKKOR 70-300mm f/4.5-6.3G ED VR - filtro 58mm
AF-P DX NIKKOR 70-300mm f/4.5-6.3G ED (não tem VR)
Conforme dito acima pelo André, existe uma versão (possívelmente a do vendedor) que não possui VR. Eu desconhecia essa informação.
Na verdade eu não compraria nenhuma das duas se for dessa forma, eu buscaria uma com VR.
Na minha opinião não vale a pena
Obrigado André, vou guardar essas informações, pois como iniciante nesse mundo, não sei nada além de apertar o botão do disparo.
Muito obrigado pela ajuda do ambos e tenham bom domingo
Tenho uma D5600 e por questão financeira, peguei a AF-P 70-300 sem VR. A lente é absurda, entrega um desfoque bem legal e com excelente qualidade. O foco além de silencioso é extremamente rápido, aliás, vc nem nota que focou, é instantâneo, ( para fotografar pássaros em vôos ela simplesmente arrebenta). Com algumas adaptações na configuração de velocidade, na maioria das vezes uso o modo S, faço excelentes fotos com a câmera na mão, usando o dobro ou mais de velocidade da distância focal. Claro que fico limitado em locais com pouca luminosidade ou a noite. No mais, uso muito o tripé para fotografias de paisagens ou assuntos fixos. Agora, se eu tivesse condições, hoje eu pegaria a AF-P com VR sem dúvida, em contrapartida, não trocaria a minha atual AF-P pela AF-s com VR.
Boa noite
Ednar, meu objetivo principal com essa lente é fotografar a natureza e paisagens em geral. É a escolha pela 70-300 se deve não só pela questão financeira como pelas qualidades da lente que são relatadas.
Muito provavelmente vou usar um tripé/monopé e isso com os ajustes certos corrigiriam a falta do VR, mas posso estar falando bobagem.
Minha dúvida maior nesse momento e especificamente sobre a lente que estou de olho, é a questão dos fungos. Eles podem expandir mesmo que eu tome os devidos cuidados?
Está é uma foto da lente que o proprietário enviou.
O fungo está em todos os lugares, e nas lentes não seria diferente. Claro que com os devidos cuidados, ele não se desenvolve. Com isso, acredito que se vc tomar muito cuidado, mas muito cuidado mesmo, ele vai ficar desse jeito aí mesmo. Agora, particularmente não pegaria uma lente com fungos aparente. Isso me incomodaria demais.
Bom dia!
Eu consegui checar alguns valores para “limpeza” da lente e não compensa tendo em vista o custo de uma 70-300 AF-S com VR. E sem levar em conta que por mais cuidado que eu tome, essa lente iria perder muito valor ao longo do tempo no caso de uma venda ou mesmo uma troca, enfim, não vou comprar essa lente.
Obrigado a todos pela ajuda e desejo um Feliz Ano de 2025.
Quando vi a primeira pergunta, cocei o dedo pra responder, mas preferi que os mestres o fizessem. Agora vou dar minha experiência pessoal… Passei EXATAMENTE pela mesma dúvida… Eu estava com o negócio engatilhado para duas 70-300, uma com VR e outra sem VR.
Como todos os rins que eu tinha já haviam sido vendidos, resolvi que não compraria a VR… Ademais, sou do tempo que esses luxos não existiam.
Comprei a 70-300 sem VR e parti pro abraço.
Naquele momento, eu tinha apenas uma camera que podia operar uma lente AF, minha Nikon F5 (filme). Pouco tempo depois, surgiu um ótimo negócio para uma Nikon F4 (filme). Ambas poderiam utilizar a mesma lente, o que seria ótimo…
Como a 70-300 é uma lente do tipo G (sem anel de diafragma), na Nikon F4 fico restrito aos modos P e S (exposição programada e prioridade de velocidade). Na Nikon F5, consigo operar a camera nos quatro modos, P, A, S e M…
Mais tarde comprei minha primeira digital (uma Nikon D700), que também opera com a 70-300.
Ah! E o VR? Nunca senti falta…
Eu não tenho dúvidas que para uma lente teleobjetiva o VR ajuda muito. Mas me adaptei ficar sem, hoje nem fico muito encarnado nisso.