-SOMENTE PARA QUEM TEM PACIENCIA COM PERGUNTAS DE INICIANTES E QUEIRA AJUDAR -
Seguinte, comprei a camera, li muitos livros, fiz pesquisas na net, assisti varios videos, fiz uns workshops e etc…
E sei o que é diafragma, obturador, ISO e etc…
MAS, quase todos as minhas experiencias se resumem mais a teoria, e na prática quando fotografo, até que saiu bem, mas não consigo fotografar no manual, tipo, eu coloco o iso, mexo nisso e naquilo e quando clico, nao gosto da foto, entao sempre acabo voltando pro AUTO (vergonha em dizer isso em publico :assobi:), qnd fui fotografar com uma fotografa profissa, ela me “instruiu” a colocar no P msm e ser feliz. De qualquer jeito, queria saber de vocês?
Como decidem na hora do vai ou racha? Dicas por favor.
E outra questão, to pensando em entrar de cabeça na area. Mas, so tenho minha humilde D3100 e a lente que ja vem com ela, alem de um rebatedor usado que foi me dado :D. E no momento to sem poder gastar muito… Entao o que faço? continuo com isso? E mais pergunta de iniciante e besta. Como chego nos clientes? Como ter coragem de cobrar por algo q eu nao tenho dominio? (ja to fazendo fotos de graça com as amigas… )
também comecei agora, mas acho que é a hora em que vc fotografa, e fotografa, e … ã… humm… fotografa…
se vc já entendeu a teoria, agora é praticar… é o q to tentando fazer tb
depois olha as fotos e identifica o que não gostou pra tentar melhorar
eu começo definindo o ISO, tento o mais baixo q a situação permite…
depois, se é retrato, normalmente velocidade em torno de 1/125 e altero só pra conciliar com a abertura verificando a fotometria, vai depender se quero destacar mais algo ou não… normalmente entre 2.2 e 3.5, e costumo deixar um pouquinho pra direita
ajusto o WB e mais um ou outro detalhe… e depois é clicar… só uso no manual… mesmo q fique uma porcaria, dae eu vejo como tentar deixar melhor
Coloca em manual (go for it) presta atenção na fotometria … e “dispara” a foto. O proprio site vai indicar se vc fez uma boa foto ou não
Esse é mais simples, mas mostra em “tempo real” como vai ficar a foto de acordo com o setup que vc escolheu Aperture, shutter and ISO value . No caso esse foi um achado de um colega nosso daki do forum
na net voce acha “tabelas de exposiçao”,
ali tem equivalencias de velocidade diafragma e iso,
e um ponto de partida
“na antiguidade”, dentro das caixinhas dos filmes vinha uma tabelinha de ajuda!!!
abs.
Faby, eu e Killingbow somos de Natal e nos reunimos frequentemente em cafeterias para testar lentes, tomar um bom expresso e jogar conversa fora sobre fotografia. SE quiser aparecer, tem muita dica q ele me passa e vice-e-versa. Usamos equipo Nikon mas gostamos de lentes mecanicas M42.
Convite feito e qualquer coisa, me mande uma MP com o link do seu perfil do facebook. Tb procuro amigas pra vc books free e treinar minha tecnica e teoria.
Faby, no começo é assim mesmo. Quando você entra no mundo DSLR e principalmente no controle manual, suas fotos pioram horroresm para depois melhorarem. Teoria ajuda, mas a prática é fundamental. Acho que para quem não está conseguindo ainda um resultado satisfatório com o equipamento que tem (e o seu não é ruim não, para quem está começando), é mais importante treinar e experimentar até domar este tipo de equipamento, que pensar em profissionalizar ou investir em equipamentos.
Cara, fotografia no modo manual é aprender a balancear a velocidade com a abertura!
Pra isso vc pode usar o fotômetro a fim de saber o ideal para a sua foto.
Te aconselho a ver esse vídeo aqui, é bem explicativo sobre fotometro: http://www.youtube.com/watch?v=0YGczWpu0j0
Quando você tiver familiarizado com esse balanço no fotometro, vai conseguir fazer tudo mais rápido…
Basicamente, quanto maior a velocidade, menor a abertura que você precisa pra equilibrar, e se preferir uma velocidade menor, tipo pra pegar uma cachoeira com aquele efeito de movimento de agua, use a velocidade menor e abertura menor.
(exemplo de foto com desse ultimo setup: Waterfall | Waterfall Upper Gledhill Falls in Ku-ring-gai Ch… | Flickr)
No exemplo de foto acima, foi usado 8 segundos em ƒ/22 v.
Só tome cuidado pra regular o ISO de um modo equilibrado, senão vc pode ter um granulado que incomoda bastante nas fotos.
No demais, é só ir treinando na regra do equilíbrio. Em pouco tempo vc pega prática!
Boa sorte aí!
Faby, Eu quando comecei, procurava ter bastante paciência na hora de tirar foto no Manual. Sempre gostei de fotografar meu carro então, ia pra um lugar isolado e botava ele em varias posições diferentes e ia testando as configurações no manual. Só procurava ver os resultados no computador, pois é onde se da pra ter uma noção melhor de como ficou a foto, na minha opinião.
Digo o mesmo pra paisagem.
Quando vou fotografar uma pessoa, na rua por exemplo, procuro tirar uma outra foto e ver como fica a exposição, e só depois que tiro as fotos que quero tirar tendo pouca variação na configuração da camera (iso, velocidade…)
Eu mesmo as vezes utilizo o modo onde eu configuro a abertura e a camera ajusta a velocidade, isso porque pra mim é mais importante a profundidade de campo que vai depender da situação.