Alguém aqui com experiência REAL, em campo com algum modelo Zeiss Ikonta com objetiva Novar Anastigmat ? Estamos falando em formato 6x6 e 6x4.5, 35mm não se aplica ao caso aqui.
Já usei outros tripletos como por exemplo o Vaskar da Voigtlander, mas nunca essa que me referi. Em F8-F11 não vi grandes diferenças para a Tessar.
A pergunta é pela dúvida em levar uma Ikonta 6x6 com Tessar e uma Ikonta Novar Anastigmat 6x4.5 em uma viagem.
Somente experiências reais por favor, porque review de internet e questões teóricas eu já estou pra lá de cansado de ver.
Interessei-me pelo assunto e dei uma pesquisada. Cheguei a estas amostras de imagens. Não são questões teóricas nem reviews, mas fotos do mesmo assunto com as duas lentes. A conclusão cada um tire a sua.
É, Carlos… Vi um zilhão de coisas sobre o assunto, a galera é dividida ao extremo.
Trocando em miudos, a Novar Anastigmat é para ser usada em f8 ou f11 se quiser uma nitidez razoável no frame 6x6 , se estivermos falando de uma 75mm F3.5, mais por causa dos cantos mesmo. Se o frame for 6 x 4.5 com a mesma objetiva de 75mm o problema é menos visível porque o crop literalmente corta os cantos fora, então sobra só uma faixa em cada um dos lados maiores do retângulo. Isso percebi em todos os exemplos.
Nesse primeiro exemplo ai, me parece que a Tessar está desalinhada ou focada em outro ponto.
Conheço bem a Tessar em 6x6, realmente é melhor nas bordas nas maiores aberturas, mas tem um detalhe que não sei se é da minha Ikonta 521/16, mas as imagens feitas na Rolleiflex são melhores nas bordas, Acho que tem mais a ver com o fato dela ser uma câmera rígida e a Ikonta ter aquela geringonça do fole, acho que o alinhamento nela é bem mais precário do que em uma TLR.
Dito isso não consegui ver nenhuma diferença significativa entre a Tessar e a Novar em aberturas nessa faixa F8-F11.