Sou novato no mundo da fotografia, mas gostaria da opinião de pessoas que tenham experiência. Quero comprar uma Lente Nikkor 70-300mm e me deparei que existem duas:
AF Zoom Nikkor 70-300mm F 4-5.6G
AF-S VR Zoom-Nikkor 70-300mm f/4.5-5.6G IF-ED
Conheço, tecnicamente falando, a diferença entre as duas; mas gostaria de saber qual na opinião de vocês deveria adquirir já que a diferença de preço é gigante.
O auto foco em uma lente tele-objetiva é um grande diferencial que justifica o valor do investimento? A Câmera que tenho é uma Nikon D5100.
Você deve ter escrito errado pois ambas são AF-S. A diferença entre elas, basicamente, é o VR (vibration reduction). Para grandes DF (acima de 100 mm) o uso do VR é muito importante.
Também a acho que o VR ajuda em tal distância, e pra quem gosta de usar filtros nas lentes a IF
não têm aquele anel de foco que pode atrapalhar na utilização dos filtros.
Eu tenho uma AF NIKKOR 70-300mm 1:4-5.6G
Gosto dela.
VR é redutor de vibrações para evitar fotos tremidas. É bom, mas depende da situação de suas fotos. Tremer envolve rapidez dos movimentos e poucas luzes, que são críticas para uma lente como essa.
IF a movimentação das lentes para focar é interna, assim você pode usar filtros nos quais a podição deles é importante. Isso é bem dificil de você usar, talvez um filtro de densidade neutra que seja graduado
Acho que tudo depende da grana que você pretende investir, pois se uma lente custa 549 reais e a outra 2400 obviamente não são a mesma coisa, pois assim ninguém pagaria quase 5x o valor pela lente mais cara. Mas vamos as diferenças, a primeira lente é AF portanto não tem motor de foco nela inviabilizando o foco automático nas cameras mais baratas como as D3xxx e D5xxx, não obstante isso falta o VR, que é muito importante para distancias focais longas principalmente se você irá fotografar na mão sem um tripê adquado, fora isso ela ainda é ED ou seja produz imagens mais nitidas, portanto é indiscutivel a superioridade da lente mais cara, porém é necessario avaliar se compensa pra você pagar por estas diferenças.
Passei por esta duvida a pouco tempo e apos falar com os colegas do forum , olhar o reviews na Internet , e os grupos do flickr ,optei por comprar a VR , e estou adorando . A Qualidade é muito boa , e o uso do VR neste tamanho ( e peso ) de lente é um UP .
Em relação ao preço , veja com o pessoal da Bella Photo em SP , para pagamento a vista , com deposito em conta eles costuman fazer um deconto muito bom .
A minha acabei comprando de um colega aqui do forum ( tem um colega vendendo uma por R$ 1.350,00 )
Segue algumas observações gerais, de minha experiencia quando precisei decidir qual comprava ( comprei a 70-300 )
A 55-300 é uma lente projetada para DX , a 70-300 é para FX ,
A qualidade otica da 70-300 é melhor , até pelo fato de ele ser projetada para publico FX , mais exigente ( veja testes no site dpreview )
Como toda decisão , é uma escolha entre ganhos e perdas
55-300 - mais barata ( R$ 1400 x R$ 2300 ) , boa qualidade e uso restrito em maquina FX
70-300 - qualidade geral melhor , investimento de longo prazo , caso voce esteja pensando em migrar para o formato FX .
pelo que levantei nos sites especializados , a velocidade de auto-foco é bem maior que o da 55-300
no flikcr tem um grupo de discussão interessante sobre a 70-300
Alancito, sem dúvida a AF-S VR Zoom-Nikkor 70-300mm f/4.5-5.6G IF-ED é melhor que a outra, mas fique atento a uma coisa. Ela tem o diâmetro de 58mm.
Eu tenho uma 55-200mm, tem um alcance um pouco menor, mas me satisfaz bastante e posso ficar intercambiando os filtros de 52mm entre todas as lentes, ou seja, entre a 55-200mm, a 18-55mm do kit e a 35mm f.1/8G, pois todas são de 52mm.
Só para você ficar sabendo, ok? Mas acho que o fato de ter filtros de diâmetros diferentes não seria um grande empecilho para deixar de comprar uma lente 70-300mm. Aí vai do seu gosto!
Abraço
Nao acho a 70-300mm VR esse bambambam todo!!! Tenho uma e a diferença para a minha antiga 55-200mm eh basicamente o triplo do peso, do tamanho e do preço e um ganho de range de 150mm a mais ( em DX ). Comprei pq esse range extra me fazia falta e pretendo partir para uma FF em breve…