Enquadramento

Gostaria de saber a opinião dos amigos a respeito da regra dos terços. Ela se aplica a todo tipo de fotografia?
Fiz algumas fotos de um evento aplicando a regra, as pessoas “estranharam” ao não se ver centralizadas na foto.

abraço a todos e obrigado pelas opinioes

A finalidade de não se centralizar o assunto principal é dar movimento a cena, contextualizar o assunto principal e fazer com que o observador caminhe com o olhar por todo o cenário. Se o que vc está fotografando é algo único na imagem, o resto é desinteressante (um retrato, por exemplo), não há porque não centralizar. Mas seria bom fechar, então, o enquadramento neste assunto. Do contrário vai ficar um poste perdido numa cena que não interessa a ninguém. Se vc está numa festa e quer fotografar um casal perto de uma parede lisa, não há porque jogar o casal no canto e incluir a parede no enquadramento. Melhor um close!
Por outro lado, se vai fotografar o casal e ao fundo a festa está bombando, as vezes vale a pena colocá-los no ponto de ouro e deixar a festa aparecer ao fundo, para contextualizar.

Mas, o mais importane: Cada foto é uma foto. E tem que ser pensada. Não se pode considerar nada como absoluto. Vale a pena analizar o que você quer mostrar: Uma coisa? Uma coisa num lugar? Um lugar com uma coisa? Duas ou mais coisas? Pense nisso antes de enquadrar e eleja o que é importante para montar um quadro (como digo a minha filhinha quando ela vai fotografar: “Faça um bonito quadro que conte uma estorinha!”). Eleja o que tem de ter mais destaque, o que deve vir primeiro, qual o seu ponto de referência, onde você quer colocar o observador, etc, etc, etc…

Tem umas dicas minhas sobre isso aqui ó:

Veja lá se ajuda!

Abraço!

Cara, foi uma aula o que vi no link. valeu mesmo. muito obrigado.

O Marcelo já disse e ensinou tudo Marcos, só acrescento a conhecida frase entre os amantes da arte: “Fotografia é escolha!”.

Abs

é verdade chello, mas é que pra quem tá começando pinta uma insegurança e é sempre muito bom contar com as dicas e ensinamentos de voces.
mais uma vez muito obrigado por tudo
s

Não, não questionei a sua postura em perguntar Marcos. Longe disso.
Me expressei mal é verdade. O que quis salientar é que sempre deve-se ter em mente que nenhuma regra é lei e única. Como o belo exemplo do casal na parede branca e lisa dado pelo Marcelo, ou você se prende à regra e torna a composição vazia ou foge dela e valoriza aquilo que realmente quer mostrar na sua foto, a mensagem que pretende passar.
É dessa escolha que eu falo.

Abs

Eu entendi o que vc quis dizer, e valeu muito a dica, aos poucos a gente vai se soltando e criando um estilo proprio né…
aí as escolhas vão ficando mais naturais… é tudo um processo de aprendizado, que, pessoas como vc e o marcelo estão me ajudando… alem de estar lendo muito a respeito e praticando também… essa é a receita não é…
gde abraço

eu acho a regra do terço muito válida, mas acontece que na medida que vc vai fotografando cada vez mais isso se torna “automático” e vc começa a compor melhor, usando objetos, monumentos, ou qualquer outra coisa que seja pra dar mais beleza na fotografia… as vezs oque importa é o momento, vc não vai deixar de pegar um flagrante pq isso não cabe a regra, certo? isso é questão de unir a técnica a criatividade.
faça o melhor de si…andei fazendo umas fotosem diagonal e de certa forma utilizei a regra dos terços e isso ajudou muito (mesmo sendo em diagonal) … breve postarei na galeria… enfim o Favero já disse tudo!!

eu aprendo muito com esses caras… sempre que posso encho eles com perguntas… rsrsrs

Só posso falar uma palavra sobre a aual nesse tópico:

OBRIGADO! :clap: :clap: :clap:

A única regra é: não há regras! Faça de todas as formas possíveis, conforme a ocasião, fundo, tipo de fotografia, dependendo do que desejares, etc… :ok: :ok: :ok:

Abraço, Blasius.

Há, já ia esquecendo, não importa como você faça, não desanime, sempre vai ter alguém que vai criticar e não vai gostar…

Na filosofia de fotografar, acho que essa regra é basica ! heheh

apoio os amigos, cada caso é um caso… :wink:

Abraços !

Regras são ótimas, mais quebrá-las é melhor ainda!!!
Abs!