aeeee.povo
to ligando numas printer e tava loko pra saber qual printaria melhor foto da minha GFX 100
ces ja viu essas parada lado a lado ?
valeu D+ ae tmj
aeeee.povo
to ligando numas printer e tava loko pra saber qual printaria melhor foto da minha GFX 100
ces ja viu essas parada lado a lado ?
valeu D+ ae tmj
Qualquer uma das duas irá fazer um excelente trabalho. E lado a lado duvido que vai dizer que uma impressão é melhor que a outra. Independende da câmera que foi usada para fazer a foto.
O que você precisa verificar e entender bem é o custo dos suprimentos e a facilidade de encontrar no mercado.
Vou usar o papel Photo Matt Fibre da Hahnemuhle como exemplo, visto que é um papel coringa com um bom custo benefício
caixa:
25 folhas A4: R$225,00
25 folhas A3+: R$ 573,27
Olha a diferença para um papel mais nobre: Photo Rag Baryta 315
25 folhas A3+ :R$ 982,42
Comprar impressora desse porte/qualidade é o mais fácil… manter a impressora funcionando é outra história visto o alto custo dos papéis, tintas e tanque de resíduos do mercado nacional.
Experiênca própria: eu tenho uma Epson 3880 que comprei em 2010 e está rodando até hoje.
Outro aspecto que tem de levar em consideração é que a configuração inicial de impressoras desse nível consome boa parte da tinta do kit de cartuchos que acompanha a impressora.
Não é desperdício de tinta, o que acontece é que como a impressora é nova todo o circuito interno por onde as tintas percorrem (mangueiras, dampers e cabeça) estão vazios, então é necessário preencher. No fim desse processo, dependendo do modelo sobra 50% ou menos de tintas nos cartuchos. Entenda que não é que vc gastou quase 50% das tintas, pq elas ainda estão dentro da impressora. Mas a impressora lê o que tem disponível no cartucho e não leva em consideração o que está no circuito. E se um cartucho fica vazio a impressora pausa a impressão e pede para inserir um cartucho novo para continuar.
E no início existe a tendência de imprimir mais testando papéis, perfil ICC, etc. Então prepare-se para comprar mais cartuchos num futuro próximo.
Falando em perfil ICC vai ter de dedicar um tempo para entender melhor sobre gerenciamento de cor, instalar perfil ICC, calibrar monitor e fazer a simulação de impressão (soft-proof) no Photoshop, Lightroom Classic ou outro software que for utilizar para imprimir.
Minhas impressões eu faço 99.5% do tempo a partir do Lightroom Classic.
Sem um monitor calibrado vai gastar algumas impressões tentando ajustar as coisas para que a impressão fique similar ao monitor = dinheiro jogado fora.
No link abaixo tem bastante informação sobre targets de impressão que podem ajudar nesse processo:
Um que eu usei bastante e gosto muito é o “Outback print image”.
Importante: esse tipo de impressora não é para ficar 40/60 dias (ou mais) sem imprimir.
Tem de utilizar constantemente para evitar uma série de problemas. Mesmo que seja apenas imprimir uma folha A4 com o teste de nozzle-check.
Se alguma coisa entupir ,ou secar, por falta de uso e você não tiver paciência de pesquisar na internet como resolver e decidir enviar para a assistência técnica prepare o bolso porque a conta vai ser alta.
Esse é o panorama inicial com impressoras nesse porte.
Sobre ter uma impressora, qual o objetivo que você tem? Impressão em papel fine art ou simplesmente impressão em papel fotográfico “normal”?
To perguntando pois por muito tempo eu queria comprar ou essa Epson P700 ou a P8050, porém acabei desistindo da ideia e utilizo serviço terceirizado para a impressão, achei que para a quantidade de fotos que eu produzo, ficaria mais barato
Não faço fotos em papel fine art, embora tenha 2 fotos A3 na parede do escritório, todo o material que utilizo eu faço em papel fotográfico