Ola, estou cotando um novo note para edição. Minha maior dificuldade com relação a custoxbeneficio é saber o que é mais importante, uma placa grafica mais potente ou uma tela ips? Tenho visto modelos com placa INtel Graphcis e tela ips e outros com tela WVA e placa GeForce.
Eu vou ser sincera. Na minha opinião, uma placa gráfica é indispensável porque ajuda o processo a ser mais rápido, principalmente se vc usa produtos Adobe.
Eu concordo! Mas a tela com IPS ajuda a manter a fidelidade de cores. Daqui a pouco um note basico para os programas da adobe não vai custar menos de 20 mil.
É por isso que, como fotografo por Hobby, uso só programas opensource gratuitos. Rs. Além de não pagar nada, ainda são mais leves.
Agora pensando: Se não precisar de portabilidade, o ideal é montar um computador peça por peça. Sai bem mais em conta.
Olá @Van.Brigido tudo bem? Obrigado por estar aqui conosco! Sobre sua pergunta, um PC / Mac com boa placa gráfica é importante… a calibração da tela pode ser feita em qualquer máquina / tela… mas a potência para segurar edições mais pesadas, a diferença estará no “motor” de processar essas imagens.
Faltou especificar edição de que ? Foto, vídeo ou ambos ?
Sinceramente vejo muito, muito barulho por pouca coisa na maioria das vezes. Sou power user a sério em processamento de imagens e meus computadores não são nem novos nem muito menos topo de linha.
Aqui uso direto para processamento de imagens raw, geralmente uso o DxO Photolab, o Affinity e o RawTherapee. Na parte de astrofotografia, o Siril.
É comum eu processar 1000-2000 imagens raw, principalmente em ajustes complicados como redução de ruido. O PC é um i5 de 11a geração de 6 cores com uma placa de video Nvidia GTX 1050 de 4 GB, com 16GB de memoria, o Mac é um mini M1 com 16 GB de memória.
Ambos dão e sobram para qualquer coisa que faço.
Duas coisas que não abro mão: um BOM monitor IPS e um calibrador de cores.
Basicamente de fotos. Mas estou começando a fazer videos tb pq o mercado está pedindo. Eu tb acho que um IPS é fundamental. Mas sei que uma placa grafica ruim nâo é legal, pode causar o processamento até lento. Por isso vim buscar a opinião de colegas.
Muito obrigada pela sua opinião.
Bruna, não é o mei caso, eu trabalho com isso ha 12 anos e preciso utilizar programas pagos, eficientes e legalizados. Eles trazem as funções e atualizações que precisamos.
@Van.Brigido, eu tive essa dúvida nem faz muito tempo. Embora eu esteja em outra realidade (moro nos EUA), uma premissa é verdade em qualquer lugar: um desktop é (bem) mais potente que um notebook do mesmo preço. Se vc faz questão da mobilidade, então um note é mais importante. Eu notei que só usava meu note de edição em casa, então acabou que um desktop era mais vantajoso pra mim, pois o uso era sempre em casa. Então eu sugiro, antes de sugerir entre uma tela IPS ou uma placa de vídeo, que você tenha certeza que um notebook vai ser mais importante que um desktop.
Caso vc decida que um desktop vai ser mais útil, boa parte das suas dúvidas vão se dissipar, porque é bem mais fácil escolher uma tela IPS depois de comprar o computador que no ato da compra. O mesmo vale pra placa de vídeo: não que eu queira mudar minha placa de vídeo, mas o fato de ter uma placa dedicada já é enorme vantagem sobre não ter nenhuma.
Veja que notebooks, em geral, podem até ter o mesmo componente nominal de um desktop. Mas os componentes do notebook normalmente têm a capacidade limitada, pra que o computador tenha alguma autonomia de bateria (que não vai ser grande. O meu tinha 3 horas no máximo), mas o desempenho vai ser pior. Já os componentes de desktop vão sempre funcionar a 100% da capacidade.
Eu, no final das contas, comprei um desktop “de marca” que usa componentes do mercado, que funcionam a 100% da capacidade e podem ser trocados no futuro (embora, na prática, isso raramente aconteça).
Um desktop bom pode ser montado por quase 75% do preço do que um notebook com as mesmas configurações, além de ter a manutenção muito mais fácil (eu que tenho um bom conhecimento de TI, mexo no meu desktop sem grandes entraves). Você tem que levar em consideração também que a maioria das marcas de notebook impede a troca de peças sob pena de perda de garantia, o que impede bons upgrades (que já são limitados, tendo em vista o tamanho menor e a pouca variedade de peças, além do preço mais caro). Um bom PC Desktop pode durar muito mais que o notebook com pequenos upgrades ao longo dos anos e, se vc não tem conhecimento em montagem, pode encontrar sites que fazem o serviço, como por exemplo Kabum e Pichau.
Além do mais, não tem o problema de escolher entre um e outro. Vc monta o computador do seu jeitinho, com a sua personalidade. Acho que o único problema de um desktop é que o sistema operacional acaba sendo mais caro do que muitas das peças que vem nele.
[OFF] A respeito de um bom monitor, isso é indispensável. Tava editando fotos no meu amado monitor de tubo e juntando meu desconhecimento com as cores dele, fui ver em um monitor de LCD as fotos editadas e todas estavam meio verdes. Tudo bem que eu adoro verde, mas não desse jeito.
Bom ponto. Diretamente com a Microsoft, realmente o sistema é bem caro. Dito isso, tem uns sites que vendem licenças bem mais baratas, e tem promoções também. Tá rolando uma de Windows 11 por 20 dólares. Eu comprei um update do Home pro Pro por cerca de 15 dólares. Pelo que pesquisei e pelo que observei aqui, é legítimo.
Eu vou ser sincera, eu não confiaria. Já caí numa dessas de sistema operacional barato. Parece legítimo, até ativa, mas depois de um tempo para de funcionar. Geralmente, parte das licenças baratinhas são licenças em lote de desenvolvedores (programa DreamSpark da Microsoft) ou de universitários, além de licenças de teste.
Fato. Mas eu preciso de algo portátil pois vivo entre Rio e Teresopolis. Num mundo ideal teria os 2, mas no momento não é possivel. Mas tô vendo com a consultoria da Dell pra encontrar o melhor custo x beneficio. Obrigada!
Ainda estou de orelha em pé. Comprei tem uns 6 meses. Deu alguns problemas, mas não creio ter sido por causa da licença, mas por causa do upgrade.
A Dell é uma marca muito boa. Já prestei serviços pra eles e são ótimos em assistência. Acho que foi uma excelente escolha.
Sim eu uso há muitos anos. Sempre tive um excelente retorno.
Boa!