Alô! Até agora só usei máquinas bridge, mas gostaria de passar a reflex. O que mais procuro numa máquina é um bom zoom. Ando de olho na Nikon p900, com zoom de 83x. Para obter um zoom assim, que lente teria que procurar ? Por exemplo, uma Leica 25-400mm (equivalente 35mm) dá o equivalente a que zoom? Obrigada
Bom, Cláudia, pelo que entendi, você quer saber a equivalência entre lentes no sistema reflex e distância focal obtida nas superzooms, como a P900 da Nikon. Resposta: DEPENDE. Se a Câmara reflex for FULL FRAME, a distância focal obtida corresponderá exatamente à especificação da lente. Ou seja, uma lente 25-400mm se comportará como 25-400mm. Já se a reflex for do sistema APS-C (maioria das câmeras disponíveis, especialmente as mais acessíveis economicamente), o sensor interno da câmera será menor. Como consequência, haverá um fator de corte que fará com que as lentes tenham um alcance maior. Tal fator de corte varia conforme a marca. Mas, na maioria delas, inclusive Canon, este fator é de 1.6. Ou seja, para se chegar à distância focal equivalente, deve-se multiplicar os valores da lente por este fator. Exemplo: Se você adquirir uma lente 100-400 da Canon e usá-la numa câmera APS-C, a distância focal equivalente será 160-640mm. Um lente fixa, por exemplo, 50mm, teria distância focal equivalente a 80mm. Para a Nikon, o fator é de 1.5. Ou seja, uma lente 80-400 equivaleria a à distância focal 120-600. Para se chegar a uma distância focal equivalente a 900mm (aproximadamente), teria que usar uma lente entre 500 e 600 mm. Estas lentes são caras, enormes e muito PESADAS (2 a 3 kg, só a lente). Normalmente são lentes escuras, com aberturas máximas entre f5,0 e 6,3. Existem lentes mais claras, mas são absurdamente caras (bons milhares de reais). Mas existe a possibilidade de se usar teleconversores, o que aumentaria ainda mais o alcance obtido nas APS-C’s (1.2, 1.4, 2.0), mas seu uso é restrito e haverá perda de qualidade ótica. Em resumo, acho que é isso. Se algo não ficou claro, é só perguntar.
Olá Cláudia. Indo direto ao ponto, infelizmente o que você quer não existe.
O número expresso como “zoom” nas câmeras compactas e “superzooms” disponíveis no mercado, expressa a relação entre o menor e o maior comprimento focal disponível naquela câmera, com a lente fixa original. No caso específico da P900, a câmera é equipada com um sensor minúsculo, com fator de corte de 5.62, e o comprimento focal real da lente varia de 4 a 355mm. O valor divulgado leva em conta este comprimento focal, multiplicado pelo fator de corte, o que se traduz nos espantosos números divulgados, de 24 a 2000mm, um “zoom” de 83x (2000/24).
Como o sensor da câmera é muito pequeno, o círculo de imagem que a lente precisa entregar é também muito pequeno, de forma que esta pode ser pequena e leve. Já uma lente para uma câmera DSLR, mesmo considerando um sensor menor, APS-C, precisa entregar um círculo de imagem muito maior, e para tal a própria lente precisa ser muito maior, o que torna a produção de uma lente com “zoom” equivalente uma tarefa absolutamente inviável, tanto física quanto economicamente.
Apenas para você ter uma idéia, uma lente com comprimento focal de 2000mm, para uso em um sensor APS-C, precisaria ter um comprimento focal real de 1.333mm. A maior lente já produzida comercialmente pela Canon tem 1200mm, pesa 16,5 kg e custa a bagatela de US$ 180.000, usada.
Resumindo, se o que você quer/precisa de algo equivalente ao que uma P900 oferece, compre uma
É uma excelente câmera, dentro da sua categoria.
É só você olhar nas especificações da câmera, sempre vem essa informação.
Lens Focal Length
4.3-357mm (angle of view equivalent to that of 24-2000mm lens in 35mm [135] format)
Ou seja, 2000 mm precisaria de um bom telescópio em fullframe, ou uma lente 1315mm em DX Nikon, outro telescópio ou uma 600mm + 2x Teleconverter. Mas o ideal é usar uma mirrorless m4/3 daí só precisaria de uma 1000mm.
Claudia.
Os colegas acima já responderam de forma completa a sua dúvida com relação à parte técnica.
Estou nesse mundo da DSLR a pouco tempo e assim como você quando fui pesquisar eu desejava um “zoom” ótimo e portabilidade. Principalmente porque queria fotografar aviões. Fica claro que por questões de custo e peso abandonei a ideia comprei o que era possível naquele momento. Hoje não nego que muitas vezes sinto falta de uma lente mais longa mas nem de longe penso em ter algo como um “zoom” equivalente a uma P900.
Essa introdução foi para você entender a minha pergunta: você realmente precisa se um zoom desses? O que você deseja fotografar que necessite desse zoom? Dá uma procurada aqui nas galerias MF e veja o que os “passarinheiros” fazem um “zoom” absurdamente menor e uma qualidade de cair o queixo. Talvez você perceba, assim como eu, que esse zoom todo que uma P900 tem não compensa em termos de perda de qualidade. Suas possibilidades com relação a condições de baixa luz, a flexibilidade que uma DSLR te dá para fazer suas fotos e a qualidade de imagem vão compensar em muito a sua necessidade de zoom. Isso porque eu estou considerando uma cropada. Se compararmos com uma full frame a diferença é ainda maior!
Não pense que estou querendo te desestimular a buscar o que procura. Estou somente tentando ajudar a você refletir com relação às suas reais necessidades pessoais. Uma das coisa que aprendi aqui é que a fotografia é um campo vasto e fascinante onde tem espaço para todos os gostos. Outra é que equipamento não faz o fotógrafo. Mas pode ter certeza que hoje eu não me arrependendo em nada por ter optado por uma D5500. Só penso em no futuro adquirir uma lente um pouco mais longa que minha 55-200.
Data de Registro: 17 de Abril de 2017, 12:59:53
Última vez ativo: 17 de Abril de 2017, 13:33:52
Cláudia, eu no seu lugar faria o seguinte (sou usuário de Nikon, então vou por esta marca): compraria um corpo D5200 pra começar com a uma lente 18-105mm e adicionaria uma lente 55-300mm.
Com este kit você teria uma lente para uso geral (18-105mm) que cobre uma boa gama de usos e para as ocasiões de zoom maior, você teria a 55-300mm, que numa câmera APS-C como esta, dará uma distância focal real de 82,5-450mm e de certa forma, é uma super zoom.
A vantagem de você partir para uma DSLR é que o corpo pode até ficar “obsoleto”, mas as lentes não - é uma câmera de 24.1 Mpixels e com o passar do tempo, você vai trocando de lentes, de corpo e coisas do tipo. Você tem material para um bom tempo de uso sem precisar mexer.
A P900 tem fim em si, pois não tem possibilidade de uso de flash externo, pelo tamanho do zoom, a lente deve ser super escura, o volume de regulagens deve ser limitado (se comparando a uma DSLR) e a única coisa que vejo à favor dela, são as dimensões e peso, que em termos de fotografia profissional, não creio que isso faça o peso da balança pender a seu favor.
resumo: aham claudia, senta lá.
trancando, não voltou aqui pra mais nada.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro