O problema é o seguinte: Todas as respostas às perguntas que leio sobre o fator crop nas câmeras é a mesma.
“Ah, você multiplica a distância focal pelo fator de crop (1,6x, p. ex.) e obtem o resultado equivalente ao 35mm. Assim sendo, uma 100-300mm com o fator de crop vira uma 160-480mm”
Até aí tudo bem.
Eu gostaria de entender é como funciona mesmo esse fator de crop, por que ele existe, tecnicamente demonstrado, se existe alguma desvantagem em relação à qualidade de imagem [excluindo a perda de wide e ganho de zoom que é relativo a vantagem e desvantagem para cada uso e para cada fotógrafo] entre as câmeras de fator crop maior e menor, e etc, etc, etc.
O problema é o seguinte: Todas as respostas às perguntas que leio sobre o fator crop nas câmeras é a mesma.
“Ah, você multiplica a distância focal pelo fator de crop (1,6x, p. ex.) e obtem o resultado equivalente ao 35mm. Assim sendo, uma 100-300mm com o fator de crop vira uma 160-480mm”
Até aí tudo bem.
Eu gostaria de entender é como funciona mesmo esse fator de crop, por que ele existe, tecnicamente demonstrado, se existe alguma desvantagem em relação à qualidade de imagem [excluindo a perda de wide e ganho de zoom que é relativo a vantagem e desvantagem para cada uso e para cada fotógrafo] entre as câmeras de fator crop maior e menor, e etc, etc, etc.
Alguem sabe me explicar?
Abração ;D
Olá!
Tudo jóia?
Bem… pelo que sei, o crop seria ou teria a ver com o tamanho do sensor (falando-se em D-SLR).
Eu li uma vez num lugar (não me lembro direito onde) por exemplo a Mark II da Canon que teria 36 x 24 mm CMOS e seria “full 35 mm frame”
Desta maneira, ela não teria fator crop e toda a luz/imagem captada pela lente seria aproveitada.
Já as outras câmeras, como por exemplo a REbel XT teria o sensor do tamanho • 22.2 x 14.8 mm CMOS sensor e assim não completaria o “full frame” e por tanto, o restante para completar o tamanho “full frame” seria “descartado”=perdido e a parte que sobra (que é o tamanho do sensor) seria a imagem “real” e “croppada”=aumentada, vamos dizer assim, que seria de 1,6x.
Na Nikon a D-70 por exemplo o fator crop é de 1,5x porque o sensor um pouco maior que a Rebel XT:
• 23.7 x 15.6 mm
Mas como há essa conversão pra a imagem “caber” no sensor menor? Há algum elemento entre o sensor e a lente?
Há perda ou ganho de qualidade quanto ao menor ou maior fator de crop e até mesmo full frame [ deixando de lado as vantagens de ter um sensor maior, observando apenas pelo prisma “fator crop” ].
Essa parte do “como funciona” que eu quero entender melhor.
Mas como há essa conversão pra a imagem “caber” no sensor menor? Há algum elemento entre o sensor e a lente?
Há perda ou ganho de qualidade quanto ao menor ou maior fator de crop e até mesmo full frame [ deixando de lado as vantagens de ter um sensor maior, observando apenas pelo prisma “fator crop” ].
Essa parte do “como funciona” que eu quero entender melhor.
Abração.
Hunm… então, pelo que eu sei, não há “perda” e nem “ganho” justamente devido a isto, ao fato da imagem ser colocada/alocada nestes “espaços inexistentes” do sensor menor, ou seja, era para se ter uma imagem full, mas como não tem “sensor” full, ela é “aumentada”, mas não no sentido “zoom digital” e sim no sentido de “cortada” realmente. = o campo de visão é como se fosse 1,6x vezes a mais.
Tentei fazer um desenho, bem rapido, mas acho que ilustra.
É como se na verdade você perdesse uma parte da imagem…
Esquece todo aquele papo de elemento entre corpo e lente. A imagem é cortada, o campo que era maior fica menor, o que era 100 vira 160… o angulo de cobertura diminui, ok ok ok. Falha minha.
Esquece todo aquele papo de elemento entre corpo e lente. A imagem é cortada, o campo que era maior fica menor, o que era 100 vira 160… o angulo de cobertura diminui, ok ok ok. Falha minha.
Abração.
Opa!
Que isto… não precisa se desculpar não… eu tb nem sei se estou certo… hehehe
:lol:
Abraços,
Para entender a geometria é simples, faça um triângulo com base Xcm e altura igual a sua distância focal, ai faça o mesmo para um triângulo com base X/2cm e altura igual à distância focal, vc verá que o ângulo formado é menor no triângulo com a menor base, ai encare essa base como a diagonal de seu sensor, desta forma vc obterá os ângulos de cobetura para uma dada lente para cada tamanho de sensor que vc colocar na frente dela
Isso não influencia na qualidade da imagem, o que vc tem que levar em consideração é que quanto maior a densidade de pixels maior o nível de ruído, então um sensor full frame de 8MP tem menos ruído que um sensor APS (cropo 1.5X) de 8MP…
Lembrando que a 1D MkII tem crop de 1.3 e as 1Ds que são full frame.
Outra coisa interessante é que se você usar usar uma objetiva full frame em um corpo com crop, estará obtendo o melhor da objetiva, já que a borda dela será descartada, aonde acontece as vinhetas, aberrações, distorções, etc…
Também é bom ver que essa fator também acontece nas analógicas, se você comparar grande formato, médio e 35mm. Por exemplo, uma 90mm em uma 35mm é quase uma tele, e em uma grande formato é uma grande angular.