Fator de Crop.

Iai, pessoal, tudo beleza?

O problema é o seguinte: Todas as respostas às perguntas que leio sobre o fator crop nas câmeras é a mesma.

“Ah, você multiplica a distância focal pelo fator de crop (1,6x, p. ex.) e obtem o resultado equivalente ao 35mm. Assim sendo, uma 100-300mm com o fator de crop vira uma 160-480mm”

Até aí tudo bem.

Eu gostaria de entender é como funciona mesmo esse fator de crop, por que ele existe, tecnicamente demonstrado, se existe alguma desvantagem em relação à qualidade de imagem [excluindo a perda de wide e ganho de zoom que é relativo a vantagem e desvantagem para cada uso e para cada fotógrafo] entre as câmeras de fator crop maior e menor, e etc, etc, etc.

Alguem sabe me explicar?

Abração ;D

Iai, pessoal, tudo beleza?

O problema é o seguinte: Todas as respostas às perguntas que leio sobre o fator crop nas câmeras é a mesma.

“Ah, você multiplica a distância focal pelo fator de crop (1,6x, p. ex.) e obtem o resultado equivalente ao 35mm. Assim sendo, uma 100-300mm com o fator de crop vira uma 160-480mm”

Até aí tudo bem.

Eu gostaria de entender é como funciona mesmo esse fator de crop, por que ele existe, tecnicamente demonstrado, se existe alguma desvantagem em relação à qualidade de imagem [excluindo a perda de wide e ganho de zoom que é relativo a vantagem e desvantagem para cada uso e para cada fotógrafo] entre as câmeras de fator crop maior e menor, e etc, etc, etc.

Alguem sabe me explicar?

Abração ;D

Olá!
Tudo jóia?
Bem… pelo que sei, o crop seria ou teria a ver com o tamanho do sensor (falando-se em D-SLR).
Eu li uma vez num lugar (não me lembro direito onde) por exemplo a Mark II da Canon que teria 36 x 24 mm CMOS e seria “full 35 mm frame”
Desta maneira, ela não teria fator crop e toda a luz/imagem captada pela lente seria aproveitada.
Já as outras câmeras, como por exemplo a REbel XT teria o sensor do tamanho • 22.2 x 14.8 mm CMOS sensor e assim não completaria o “full frame” e por tanto, o restante para completar o tamanho “full frame” seria “descartado”=perdido e a parte que sobra (que é o tamanho do sensor) seria a imagem “real” e “croppada”=aumentada, vamos dizer assim, que seria de 1,6x.

Na Nikon a D-70 por exemplo o fator crop é de 1,5x porque o sensor um pouco maior que a Rebel XT:
• 23.7 x 15.6 mm

Bem, acho que é isso.
Abraços,

Renato

Ok, exatamente o que eu tava pensando.

Mas como há essa conversão pra a imagem “caber” no sensor menor? Há algum elemento entre o sensor e a lente?

Há perda ou ganho de qualidade quanto ao menor ou maior fator de crop e até mesmo full frame [ deixando de lado as vantagens de ter um sensor maior, observando apenas pelo prisma “fator crop” ].

Essa parte do “como funciona” que eu quero entender melhor.

Abração.

Ok, exatamente o que eu tava pensando.

Mas como há essa conversão pra a imagem “caber” no sensor menor? Há algum elemento entre o sensor e a lente?

Há perda ou ganho de qualidade quanto ao menor ou maior fator de crop e até mesmo full frame [ deixando de lado as vantagens de ter um sensor maior, observando apenas pelo prisma “fator crop” ].

Essa parte do “como funciona” que eu quero entender melhor.

Abração.


Hunm… então, pelo que eu sei, não há “perda” e nem “ganho” justamente devido a isto, ao fato da imagem ser colocada/alocada nestes “espaços inexistentes” do sensor menor, ou seja, era para se ter uma imagem full, mas como não tem “sensor” full, ela é “aumentada”, mas não no sentido “zoom digital” e sim no sentido de “cortada” realmente. = o campo de visão é como se fosse 1,6x vezes a mais.

Tentei fazer um desenho, bem rapido, mas acho que ilustra.

É como se na verdade você perdesse uma parte da imagem…

Abraços,

Renato

Baaah Renato, eu tava viajando aqui.

Esquece todo aquele papo de elemento entre corpo e lente. A imagem é cortada, o campo que era maior fica menor, o que era 100 vira 160… o angulo de cobertura diminui, ok ok ok. Falha minha.

Abração.

Baaah Renato, eu tava viajando aqui.

Esquece todo aquele papo de elemento entre corpo e lente. A imagem é cortada, o campo que era maior fica menor, o que era 100 vira 160… o angulo de cobertura diminui, ok ok ok. Falha minha.

Abração.

Opa!
Que isto… não precisa se desculpar não… eu tb nem sei se estou certo… hehehe
:lol:
Abraços,

Renato

hahahah

Eu ainda não tou muito seguro… acho que ainda há influência sobre a qualidade da imagem… :huh:

Ok, vou dormir. Amanhã alguem deve ter respondido algo mais.

Até mais.

Para entender a geometria é simples, faça um triângulo com base Xcm e altura igual a sua distância focal, ai faça o mesmo para um triângulo com base X/2cm e altura igual à distância focal, vc verá que o ângulo formado é menor no triângulo com a menor base, ai encare essa base como a diagonal de seu sensor, desta forma vc obterá os ângulos de cobetura para uma dada lente para cada tamanho de sensor que vc colocar na frente dela :wink:

Isso não influencia na qualidade da imagem, o que vc tem que levar em consideração é que quanto maior a densidade de pixels maior o nível de ruído, então um sensor full frame de 8MP tem menos ruído que um sensor APS (cropo 1.5X) de 8MP… :slight_smile:

Lembrando que a 1D MkII tem crop de 1.3 e as 1Ds que são full frame.

Outra coisa interessante é que se você usar usar uma objetiva full frame em um corpo com crop, estará obtendo o melhor da objetiva, já que a borda dela será descartada, aonde acontece as vinhetas, aberrações, distorções, etc…

Também é bom ver que essa fator também acontece nas analógicas, se você comparar grande formato, médio e 35mm. Por exemplo, uma 90mm em uma 35mm é quase uma tele, e em uma grande formato é uma grande angular.

:slight_smile:

abraços