Gostaria da ajuda e experiência de vocês para me ajudarem a comprar meu primeiro filtro ND Nano X. Estou iniciando com uma Canon SL2 e possuo as lentes 10-18mm, 18-55mm, a 50mm e a 55-250mm.
Gostaria de um filtro “coringa” pois usarei mais as 18-55mm e a 55-250mm para longa exposição, além das duas terem 58 polegadas de diâmetro e o filtro servir para duas das quatro lentes. Porém, não sei qual filtro seria melhor, visto que não encontro fontes que explicam a diferença entre as duas, apenas que uma tem mais stops que outra.
Qual seria mais apropriado para meu conjunto? Se puderem me ajudar!
@Marcelo_Barboza Olá, tudo bem? Movi tua pergunta para a categoria correta.
Tentando responder a pergunta, acredito que irá depender muito da modalidade da fotografia que você está inserido. Ter mais stops é uma ótima função vendo unicamente a razão de estar fotografando com em ambientes muitos claros… assim poderia ter mais controle sobre a exposição.
Se você quiser usar o fitro que comprar em todas as lentes, compre o filtro de maior diâmetro das lentes que tem e depois compre adaptadores de tamanho para usar nas outras lentes
Por exemplo:
EF-S 18-55 filtro 58mm
EF-S 55-250mm F/4-5.6 IS STM: filtro 58mm
EF 50mm F/1.8 STM : filtro 49mm
Supondo que você tem a EF-S 10-18mm F/4.5-5.6 IS STM : filtro 67mm
Você pode comprar um filtro de 67mm e comprar:
1 anel adaptador de 67mm para 58mm
1 anel adaptador de 67mm para 49mm
Assim você utiliza o filtro em todas as suas lentes, caso queira.
Obrigado mesmo pela aula, mais mastigado que isso não tem como, vou aproveitar e salvar as tabelas que mostrou. As lentes que possuo são exatamente essas que descreveu. Vi sobre o efeito X, que foi também um motivo a mais para criar o post.
Farei uma pesquisa dos valores do conjunto que indicou no site da K&F Concept, comprei um tripé lá e tive uma boa experiência. Realmente é mais em conta comprar um filtro maior com adaptadores para as lentes com diâmetro menores. Por tudo que descreveu, acho que pra mim a ND1000 me dará uma gama maior de stops, moro no Rio de Janeiro e praias também estão incluídas.
Estou fazendo curso presencial de fotografia, o que me abriu uma porta para vários estilos de fotos, e a longa exposição foi uma delas.