Quando é sol direto, eu gosto de usar o flash pra preencher sim. Senão as sombras ficam muito duras, e algumas cenas ficam com contraste exagerado. Se o dia estiver mais nublado, daí não precisa do flash não. Aqui tem as fotos de um trabalho que eu fiz para uma ONG, em ambiente aberto e sol direto. Usei o flash de preenchimento em praticamente todas as fotos: Plantio Simbólico 2013 | Flickr
Em algumas o flash ficou mais evidente, mas em outras ele ficou mais discreto, de um jeito que eu gosto mais. Nesses casos, não tem muito como suavizar a luz, eu uso o flash direto e reto mesmo. Não é nem de longe o tipo de luz que eu mais gosto, mas é o mais prático. Dá pra usar um rebatedor daqueles de prender na cabeça do flash mesmo, mas ele só vai ser efetivo para fotos feitas bem de perto, a menos de 1m de distância, mais ou menos.
Obrigado a todos pelas dicas e exemplos.
Humberto : gostei das fotos e espelham bem os ambiente que vou encontrar . gostei dos resultados.
O ano passado tirei foto da mesma festa , e não gostei do resultado onde estava muito sol , so que nao tinha flash. Este ano estou com um flash e pretendo usa-lo .
Outra questão , voces usam o i-TTL ou ajustam na mão . Normalmente nas minha fotosd de flores , faço ajuste manual , pois tenho tempo de testar os resultados . No caso da festa , pretendo usar oI_TTL l mesmo para facilitar minha vida . Sugestões.?
Valeu, Fabio! Os resultados não me agradam muito, pois não gosto dessa luz chapada do flash direto, mas ainda assim acho melhor do que as sombras duras e o alto contraste da foto sem preenchimento.
Em eventos assim eu uso TTL, sem medo de ser feliz! Se não está acostumado com eventos desse tipo, a regulagem de potência manual vai te tomar tempo e talvez o faça perder algumas boas fotos. Não vale a pena, vai de TTL mesmo e depois faça as correções necessárias na pós.
Mas só lembre de tirar umas fotos sem flash também, pra dar uma variada, e também porque nem toda cena pede preenchimento. E, novamente, se estiver um tempo mais nublado (ou quando estiver em algum lugar coberto), não vai precisar de flash de preenchimento em praticamente nenhum momento!
Se for flash de preenchimento pura e simplesmente, é mais ou menos assim que eu faço. Só que eu diminuo a compensação do flash, geralmente deixo entre -1EV e -2EV, dependendo da cena. Pra que fique apenas um toquezinho de flash mesmo, esse é o jeito que eu prefiro.
Mas nada impede você de brincar um pouco com a luz, variar como quiser. Não existe uma fórmula certa, existem preferências de cada um.
Depois vou abrir um tópico falando sobre minha experiência frustada com o 270EX II. Consegue-se bons resultados mas quando tinha o meu SB-600 na D90 tinha resultados muito melhores.
Pois é, não dá nem pra comparar, né, quando a gente usa um flash “de verdade”, esses pequenos e compactos ficam meio frustrantes mesmo. Eu comprei um 90EX pra minha EOS-M, mas até hoje só usei para testes… Nem mesmo como preenchimento eu tenho usado, só o mantenho porque ainda pretendo usa-lo para comandar flashes escravos…
So pra reforcar o que ja disseram …nao esqueca que fotos de criancas , talvez vai precisar de velocidade alta para congelar o movimento das criancas , pois com certeza a criancada vai correr pra todo lado…Sendo assim nao esqueca de que se for usar o flash para retirar as sombras , seja com o flash direto ou rebatendo, nao esqueca de procurar colocar o modo FP , pois quando for usar velocidade de obturador acima da velocidade de sincronismo, vc nao vai conseguir tirar a foto, sua velocidade sempre vai cair para a velocidade maxima de sincronismo da camera quando ligar o flash … a Camera faz automaticamente isso quando vc ligar o flash …mas se colocar o Modo FP na D90 …vc podera tirar fotos com flash com velocidades acima de 1/250 s… mas cuidado tambem , pois se vc usar o flash mesmo que de dia acima dessa velocidade , vc perdera muito a luz ambiente , a luz de fundo no caso …a imagem da crianca saira perfeita mas atras dela saira tudo escuro (luz de fundo atras da crianca )
Resumindo:, se usar o flash mesmo de dia e for usar velocidade acima de 1/250, nao esqueca de mudar na D90 para modo FP …
No demais vai das condicoes de momento , no seu caso , como vai ser luz de preenchimento de sombras , tentaria usar sempre o flash em -2 a -3 EV com o Bounce (diusor) …nao sei se seu flash vem com ele … seria uma boa opcao pra preencher as sombras e fazer a sombras mais suaves , difusas…
Espero ter ao menos ter ajudado a lembrar esse detalhe do FP …
Este tópico rendeu ,para mim , bem mais que eu esperava, vou experimentar todas .
O ano passado fotografei a mesma festa e muita fotos sairam duras ou muito escuras , devido ao sol , e principalmente falta de experiencia e conhecimento meu.
Espero este ano aplicar os conhecimentos obtidos no ultimo ano e treinar ainda mais para obter bons resultados.
Com bastante pratica da para fazer a iluminacao do flash fronta ficar muito boa sem deixar a imagem chapada. Tinha um fotografo que era especializado nisso e tinha ate um blog com as fotos. Vc podia jurar que o flash nao era frontal ou que nao tinha flash, mas todas com flash frontal.
E vc nao precisa usar flash frontal se nao quiser. Vc pode segurar a camera em uma mao e o flash em outra mao, e usando o flash em diferentes direcoes no limite da distancia do seu braco. Ajuda muito, principalmente com cameras de hoje com outo foco e controles perto do botao do disparo, fazendo com que vc consiga ajustar a camera, focar e fotografar com apenas 1 mao e ajustar o flash e apontar com apenas a outra mao. Muito pratico e efetivo e ja faz bastante diferenca.
Outra opcao eh usar um monope, e na ponta do monope instalar um flash. Assim vc tera um agulo mair da distancia do seu braco, segurando o monope com o flash na ponta. O legal eh que tambem da para instalar softbox, beauty dish, o que vc quiser e carregar facilmente com vc.
Essas fotos aqui eu usei esse esquema de usar um monope com um flash um pequeno soft box esticando com meu braco. Eu usava muito isso onde eu morava para nao ter que ficar usando assistente e para nao ter que instalar stands com flash na rua. Eu peguei as fotos no facebook dela mas infelizmente ela fez uns cortes nas fotos. Mas o resultado da luz esta ai: