Foco 17-50 Sigma 2.8

Fala pessoal

Quero tirar uma dúvida com vocês, principalmente com quem já teve experiência com a 17-50 Sigma 2.8. Minha esposa tem essa lente e acabou migrando para uma Full Frame, consequentemente ficou sem uso. Comprei uma Canon 80D e estou com uma dificuldade extrema de focar com essa lente. Não sei se é defeito dela ou é algo que estou fazendo de errado, mas imagine a seguinte cena: Você parado para o objeto que quer focar, quando você enquadra na horizontal o foco crava, quando você coloca na vertical, o foco fica girando horas e não consegue cravar.

Alguém já passou por isso? Ou se é alguma configuração na câmera que tenho que fazer? Fui tentar fazer um evento e simplesmente não fiz foto porque todas cenas da criança nenhuma foco a lente focava.

Sempre uso foco One Shot ou All Servo, a depender da situação.

Foco manual funcionando perfeitamente, esse problema acontece no automático.

Não levei em uma assistência técnica porque a mais próxima fica a 150Km da minha cidade. (Bahia)

Quem puder ajudar agradeço.

1e57f4c5-2f2f-40c0-ab2c-dcbee47cc889

1 curtida

Vc está mirando o foco em uma area que tenha constrate? Pq tipo, uma parede toda branca, a camera pode ter dificuldade para achar o foco mesmo.

Agora, esse lance do foco na horizontal nao funcioar é novo pra mim.

2 curtidas

Você pode resetar a câmera para configuração de fábrica e depois verificar se o firmware está atualizado e atualizar se for necessário.

Chegou a ver se a câmera tem algum micro ajuste de AF ativado? Um reset da câmera elimina essa possibilidade.

Verifique se não tem nenhuma sujeira sobre o módulo de AF da 80D.
No link abaixo mostra a imagem:
https://community.usa.canon.com/t5/image/serverpage/image-id/25660i89A76FEDC58D48FF/image-size/medium?v=1.0&px=-1

fonte:
Re: 80D: bad focus via viewfinder, good focus via ... - Canon Community

Como sua lente é F2.8 constante todos os pontos devericam focar corretamente não sendo necessário usar o ponto central e reenquadrar.

Mas se a cena estiver muito escura tente usar os pontos de AF do conjunto central, pois são os que tem maior sensibilidade.

The AF sensors of the centre AF point boast a high level of low-light performance, and are workable even at a low-light limit of EV-3.0.

2 curtidas

Tentei usar no Pré Wedding e Aniversário Infantil, o resultado final foi o mesmo, dificuldade de foco no automático. Eu também nunca vi ninguém relatar sobre esse problema de horizontal não, o que me quebra é que as assistências técnicas ficam distante da minha cidade.

1 curtida

Não tem muito tempo que comprei ela, assim que comprei resetei todas as configurações e atualizei o firmware, micro ajuste está desativado (Nunca fiz). Verifiquei sujeira e não tem, está praticamente nova, tentei usar em todos os modos de ponto de foco e o problema persiste. Até uma T6 cansada que temos aqui tentei usar a lente e acontece a mesma coisa, na horizontal ela chega a cravar o foco, mas na verticial esqueça foto …

E não queria me desfazer da lente pq não estou com tantas condições para investir em outra, não encontrei ninguém que já passou por isso, tá osso

1 curtida

Meu palpite pra esse defeito aí, é um cabo flat quebrado, com mau contato ou algo assim.
Ao virar a câmera, perde contato e tchau foco.

OU

Algum elemento da lente solto.
Na horizontal estabiliza, o que permite fazer algumas fotos, e quando vira, desalinha de vez, e aí desanda tudo.

2 curtidas

O velho teste de controle: acontece o mesmo pelo live view, LCD?

2 curtidas

Provavelmente vá ser isso mesmo, apesar da assistência técnica ser longe da minha cidade vou ter que dá um jeito de levar

1 curtida

Acontece sim, mesma coisa, e outras lentes funciona de boa

1 curtida

Então o teste seria deixar a câmera no tripé e rotacionar a textura, senão focar é mau contato mesmo.

2 curtidas

Sigma 17-50mm f2.8 autofocus problem (youtube.com)

Sigma 17-50mm F2.8 EX DC OS - Focusing issue (youtube.com)

Fica exatamente dessa forma na vertical

1 curtida

Esse seu exemplo ta meio estranho. Qual é a distancia minina de foco dessa lente? Vc parece estar tentando com o objeto mais próximo que a distância mínima…

1 curtida