Boa dia, boa tarde ou boa noite…
Para quem possui uma Canon R5, R6 ou R7, caso não tenha notado, o foco inteligente ((detecção de olhos (modo animais)), apresenta uma GRAVE anomalia relacionado ao foco do assunto.
Vou deixar um vídeo onde é mostrado de forma extremamente clara o problema que ocorre.
Antes de comprar a Canon R6, eu pesquisar muito tempo, antes de compra-la. Já havia lido todo seu manual antes da compra como de costume. A R6 chegou e com muito entusiasmo fui para campo com minhas lentes Sigma 150-600mm C e uma Canon 70-200mm F2.8 L (sem IS).
Ao descarregar as imagens e analisa-las, a grande maioria das imagens mostrou-se totalmente ou bem fora de foco onde o foco cravou o deveria estar totalmente nítido nesta área!! Equipamento no tripé e com disparador por cabo. Assunto parado no momento das imagens e mesmo assim os resultados são os mesmos.
Durante bons dias eu analisei o fato e fiquei me perguntando. Se no modo One-Shot ou Servo as imagens ficam corretamente focadas… O modo de foco inteligente por detecção é o modo SERVO com esta tecnologia de detecção. Os olhos são detectados !!! O corpo ou cabeça do animal ( aves) são detectados. Tudo parece funcionar perfeitamente, mas… o foco oscila o tempo todo !! O foco quando usando por detecção de face, olhos ele não se mantém no assunto, mesmo em perfeitas condições, sem absolutamente nada para atrapalhar isso, como pode ver no vídeo!!
Eu entrei em contato com a Canon, e eles me informaram uma nota do manual e alegaram que as minhas lentes são antigas e que o motor de foco delas é lento e por isso o sistema de foco inteligente não funcionaria. A nota do manual que foi usada para justificar o problema que estou relatando foi essa:
Com objetivas EF, a predefinição da focagem durante o disparo só está disponível quando utilizar (super) teleobjetivas equipadas com esta função, lançadas durante e após o segundo semestre de 2011.
Vamos analisar o que está escrito:
– Em primeiro lugar a nota menciona lentes EF. Não especifica marca de lentes EF.
– Em segundo lugar, a nota informa que se as predefinições de focagem SÓ ESTÁ DISPONÍVEL quando utilizar (super) teleobjetivas equipadas com essa função. Todas as predefinições de focagem funcionam e estão disponíveis com todas as lentes que possuo e que foram testadas. A afirmação é que se você não tiver SUPER teleobjetivas, isso está em ênfase entre parênteses no manual, você não terá pré-definição de focagem durante o disparo o que não procede !!!
– Em terceiro lugar o problema relatado não tem nada haver com a nota mencionada no manual. Em nenhum momento o manual informa que o recurso de foco Inteligente por detecção só funcionará corretamente usando lentes RF ou Lentes X, Y Z…
Algumas pessoas que estão com esse problema, respondem que para resolver isso, basta uma rajada de fotos e algumas ficarão boas… Isso é um absurdo grotesco e inaceitável !!! Eu não engulo esse problema contornando dessa forma !
Falando com a Canon, eu insisti no fato de que o questionamento deles referente as minhas lentes terem o motor de foco lento e que esse é o motivo de não funcionar o foco inteligente por detecção não consta no manual. Deveria ter uma nota em negrito, em destaque, pois se trata de algo CRUCIAL, foco da imagem !!!
Segue o link do vídeo onde mostra a referida anomalia do foco, no minuto 8:00.