quem pode me falar um pouco sobre foto macro emr relação a fazer fotos mais próximas do objeto em relação a lente que uso?
tipo assim: uma lente de 50mm aproximais ou menos que uma de 12mm? e por que?
quem me ajuda?
quem pode me falar um pouco sobre foto macro emr relação a fazer fotos mais próximas do objeto em relação a lente que uso?
tipo assim: uma lente de 50mm aproximais ou menos que uma de 12mm? e por que?
quem me ajuda?
olá…
vc deveria ter postado isto na sala arte fotografica, alem de ser a sala correta, tem maior visitação.
envia uma MP p/ algum moderador pedindo p/ mover o tópico.
http://www.macrofotografia.com.br/artigos/index.shtml
dá uma olhada neste site.
falows!
Se as duas tiverem a mesma distância de foco, quanto maior a distância focal maior a ampliação. O problema é que geralmente quanto maior a distância focal maior a distância mínima de foco.
A minha por exemplo foca a 5 cm em wide (35 mm) porém só com 2 metros em tele (420 mm). Se eu conseguisse focar em 420 mm a 5 cm a ampliação seria altíssima.
Isso considerando distância focal equivalente em 35 mm, não distância real, pois se for considerar a distância real o sensor também influencia, quanto menor o sensor maior a ampliação.
Aliás com uma lente invertida eu consegui ampliação de 8:1. O problema é que é a ampliação é tão absurda que o uso acaba ficando limitado demais.
ricardo, tu ja testou a lente invertida? ou conhece alguem q tem , algum resultado?
sera q a aberracao nao aumenta?
tenho vontade de comprar um inversor…
pois se ampliacao eh tao absurda assim, pra mim seria otimo.
fica limitado digamos, mas dependendo pra qual fim a pessoa quer utilizar pode ser muito bom nao acha?
's
A relação de aumento entre a distância focal (marcada na lente) e a distância mínima de foco é mais ou menos de:
(distância mínima de foco / distância focal) - 1
Usando a sigma 70-300 macro como exemplo, que foca a 95cm (950mm) do objeto em 300mm.
950/300 -1 = 2.16.
A especificação diz que a lente é 1:2, o que mostra que o cálculo ficou próximo. Esse cálculo não é muito correto, mas chega a valores próximos para boa parte das lentes.
Alguém sabe se existe um cálculo mais preciso (com ou sem embasamento teórico)?
Abraços
Kramunhao,
Eu testei a lente invertida, porém no meu caso por causa da distância focal grande (420 mm) e do sensor pequeno (1/1.8"), a ampliação foi tão grande que não tinha como ter resultados práticos.
Você perde várias coisas, entre elas nitidez, profundidade de campo, e dependendo da lente e da abertura vai ter uma vinheta violenta. Aberração cromática eu não percebi, porém não me surpreenderia se tivesse, pois você aumenta consideravelmente o número de elementos
Sem contar que qualquer fração de milímetro que você mexa já dá uma diferença enorme no foco.
Eu ia te mostrar um exemplo em resolução real, porém o Imageshack está com graça e redimensiona para 800x600, é uma resolução péssima mas dá para ter alguma idéia:
Esse botão de flor tinha cerca de 3 mm, e das fotos que eu tirei essa foi a que ficou mais aceitável.
Não usei a distância focal máxima, então essa ampliação deve ter dado cerca de 6:1.
Mas eu acho que o melhor seria você testar com uma gambiarra mesmo segurando a lente no lugar, para ver se os resultados são satisfatórios para você (se bem que um invertedor é bem barato).
Infelizmente a lente e o invertedor que eu usei não eram meus, senão eu teria um ambiente mais controlado para fazer testes, pois passei muito pouco tempo com o equipamento.
Se tiver algo em que eu possa ajudar estou à disposição.
Abraço,
Ricardo