Foto pronta na captura, dispensando edição

Boa tarde, colegas. Tudo na paz de Deus com vocês?

Como muitos sabem aqui, trabalho com fotografia de turismo. E o meu atual workflow é o seguinte: eu fotografo 95% das vezes ao ar livre, e mando as fotos em cr2 raw para minha esposa editar e mandar para os clientes.

Conto com a Canon t7i + Sigma 18-300 mm ( 3.5 - 6.3) + flash Youngnuo 600 EX RT.

Estou querendo enviar as fotos de imediato para o cliente, e para isso as fotos tem que sair praticamente prontas da câmera. Tem momentos que as condições de luz estão desafiadoras, como situações em contra a luz. Confesso que devido a fotografar muito com luz natural e se apoiar na edição, negligenciei um pouco o aperfeiçoamento com o flash.

Gostaria que me dessem dicas gerais na câmera e na técnica para a produção de fotografias que dispensem uma edição obrigatória.

Obrigado desde já a todos.

Minha “dica geral” seria aprender a fotografar com o sol de todos os ângulos, ou escolher um único ângulo em relação ao sol, o que é mais difícil ainda… Idealmente vc teria um rebatedor pra suavizar as sombras. O problema é que pra isso normalmente é necessário um assistente, ou ficar carregando o rebatedor pra lá e pra cá. Mesmo o rebatedor pode vir a ofuscar as pessoas.

Se vc tivesse mais de um flash, seria melhor. Mas eu não sei se seu conjunto tem HSS.

Esqueci de mencionar que possuo um outro flash , o Youngnuo 565 EX II e ambos tem a função HSS

Fotografia de turismo geralmente não permite escolher a luz porque a composição precisa incluir o ponto turístico.

Você vai ter que treinar a luz com flash e customizar o jpg da câmera.

Experimente o Auto Lighting Optimizer para abrir as sombras no contra luz.
Esse recurso com um flash só como fill, resolve seu problema.

2 curtidas

Beleza. Vou ter que treinar bem para aperfeiçoar.
Quando se sabe que a foto vai passar pela edição, tende-se ter ela como uma muleta…

Mas vc consegue controlar os dois flashes ao mesmo tempo? No pior dos casos, bota o HSS na câmera. Certifique-se que a câmera também funciona em HSS.

Idealmente voce precisa de algum tipo de controle. Se você pode controlar a iluminação, diminui a necessidade de pós-processamento. Isso inclui a hora do dia, a posição do sol, etc. Se você não possui o controle dessas coisas, eu não vejo escapar da pós.

Mas vc consegue controlar os dois flashes ao mesmo tempo? No pior dos casos, bota o HSS na câmera. Certifique-se que a câmera também funciona em HSS.

Nunca tentei controlar os dois ao mesmo tempo. Aliás, sempre disparei o flash com ele acoplado.

O flash e a câmera possuem HSS

Existe como vc configurar um JPG direto na camera pra o gosto que vc precisa, na Canon é na tentativa e erro, testes e mais testes. Eu tenho experiência na Fuji e o JPG que ela entrega é absurdamente superior em termos cores, que os que minha 6DII entregava direto da camera. Mas a Fuji já tem alguns perfis bem interessantes configurados na camera, e vc ainda pode personalizar muita coisa, como sombras, realces, enfim, até grão.
Voltando pra sua Canon, é possível, mas vai te exigir testes e paciência pra vc conseguir chegar onde vc quer.
Principal, evite o WB automático, sete ele em luz do dia ou 5500~700, ou se preferir, mais quente, vai depender do seu estilo de edição. Isso se vc fotografar sempre com luz solar, seja direta ou contraluz.
No contraluz, pode usar o flash na câmera mesmo, pode jogar ele direto, mas compense de uma maneira que ele não fique “demais” na foto, as vezes vc usar uma gelatina alaranjada nele ajuda a deixar ele mais agradável e menos “luz de flash”.
A compensação em TTL, apesar de “automático” exige prática pra saber compensar a fotometria e mostrar pro flash o que vc quer. Por isso digo. Vai demandar treino, conhecimento da luz do local e ainda domínio do flash. Mas não é algo impossível
Existem fotografia de esportes que clicam em JPG já pra ir enviando pra curadoria, e as cores das fotos são muito boas.
Eu ainda acredito que uma boa coloração do JPG começa pelo uso certo do WB. As DSLR que usei (5DII e 6DII) não me traziam uma boa consistência de WB automático. Diferente da Fuji X-T2 que uso hoje que entrega um WB Auto muito bom. Mas eu uso no meu perfil de cor luz do dia. Quando trato o RAW ele fica em 5550k pra fotos em ambientes externos.

Na Canon tem os chamados Pictures Styles que, para mim, sinceramente a diferença entre um e outro é bem sutil. Só o monocromático que fica tudo preto e branco que dá para ver com discrepância.

O WB estava deixando no automático, pois nos meus testes com a câmera t7i, o awb faz a leitura bem quando está sol e sombra… Não sei se é impressão minha…

Vou seguir com os testes , treinos e tentativas.

Obrigado :slightly_smiling_face:





Eis alguns exemplos de fotos que fiz hoje. Essas não apliquei nenhuma edição.





Breves alterações

Estou usando o Auto Lighting Optimizer no mais alto e tenho gostado.

1 curtida

Parece que a diferença entre elas foi no contraste principalmente, isso pode ser alterado na camera mesmo, personalizando um estilo baseado em um existente, ai vc pode mexer em realces e sombras nela mesmo. Claro, é mais limitado que uma edição externa, mas vai conseguir dar mais contraste direto no jpg da câmera

Entendi. A diferença que percebo é mínima, talvez por não estar habituado tanto com os estilos de imagem.

Aproveitando aqui, queria tirar uma dúvida:

Eu costumo fotografar no modo manual, com ISO manual e modo de medição matriciall com luz natural, sem flash.

Para meu trabalho de turismo, estou usando mais o modo AV e por isso estou com uma dificuldade singular e específica de conseguir um resultado sem estouro no azulejo da igreja nestas condições:

Modo: AV

ISO: Auto

Medição: Matricial

Flash: ETTL em HSS + com difusor leque a 45° na parte branca

Otimização de Luz automática: Alta

Estou notando que mesmo usando a compensação de exposição da câmera em -3 e até - 5, ao fazer esta foto neste ângulo, enquadramento e situação de luz do sol forte na parede, a câmera não parece subexpor! Estou errando em alguma coisa boba…

Neste exemplo de situação da foto, que mencionei anteriormente, estou com dificuldade de subexpor a igreja no modo av com o setup que passei

Me veio o raciocínio aqui agora: será que meu problema se resolve em enquadrar somente a igreja, travar a exposição e depois recompor? Ah, mas estou no modo AV. Teria que ser no modo manual.

Alguém me dê uma luz, literalmente…:grin:

Os modos automáticos vc tbm pode fazer isso.
A configuração padrão da câmera trava a exposição enquanto vc segura o botão de obturador e foco. Dessa forma trava foco e exposição. Teria que configurar algum outro botão para travar a exposição e vc conseguir focar depois.
Mas o princípio é isso, vc trava a exposição pra onde vc não quer “estourar” e recompõem fazendo o foco depois. A trava de exposição fica ativa por uns 15s. Isso por padrão na 5DII e 6DII que usava né. Não sei hoje, não lembro ao certo, já faz uns 5 anos que sai da Canon. Essas câmeras da linha mais pro tem botões de atalho dedicados pra configurar somente foco, ou somente trava de exposição. Já a linha Rebel eu não sei dizer. Mas creio que o botão +/- possa servir pra essa função de trava de exposição.

Fotometrando na igreja as chances do casal ficar subexposto é grande, então teria que usar o flash pra iluminar eles. Eu não usaria o flash meio rebatido com a bandeirinha, testa direto, mas de maneira que a luz não fique tão gritante, apenas matando um pouco as sombras.

A situação de luz complexa tipo essa, com bastante zona de contraste, o melhor é vc fazer tudo no manual mesmo. Fotometra pras altas luzes em +1, técnica da palma da mão no sol, e no máximo preenche com o flash.

Lembrando que a Canon lida melhor em recuperar altas luzes, então por isso fotometra um pouco pra mais. Não sei se isso vale algo pro jpg, mas no raw era assim que eu trabalhava.

Tranquilamente dava pra recuperar +2,1/3 de luz nas altas, já a maioria das câmeras atuais, inclusive a Canon atualmente, recupera muito nas sombras.

É o seguinte, flash + modo AV não combina muito.
Eu prefiro usar em TV, travando em 1/200, justamente pro flash não sair do sync ou cair na faixa de HSS.

Teria que ver o exif dessa ultima foto pra entender melhor o que esta acontecendo.

Meu chute é que a abertura esta muito grande e esta faltando velocidade no obturador para respeitar o -3.

Opa. Vou verificar como faz para colocar o botão dedicado. Mais particularmente porque você fala não usar a bandeirinha?