Fotografia Analógica em 2025

não conheço, dizem que o Ibrahim no sul é o mago de Nikon

Me recomendaram a Hite aqui no forum… Mandei a FM e a F5 juntas. Pedi prioridade da FM e deixei a F5 pra tentarem a massagem cardíaca nela… O trabalho com a FM ficou perfeito. Vamos ver a F5 agora…

Sobre filmes PB

Tem P30 no Brasil entre 85 e 99 reais. Não vale a pena tentar trazer de fora.

Os Foma 100 e 400 são bem honestos pelo preço, vale a pena para uso corriqueiro.

E6 definitivamente parei de usar. Não tem ninguem que revele direito aqui, achei o Lab:lab insatisfatório no processo alternativo deles.

Negativo colorido está complicado. Detesto o Vision revelado em cross processing C41 e os outros que tem a venda estão extremamente caros. Ainda tenho um estoque de Ektar e de Kodak 200, mas não sei se comprarei mais depois que acabar.

Concordo quanto a trazer de fora… Comprei o HP5 na gringa, pois meu filho mais velho mora lá e o filme foi entregue na casa dele. Meu filho mais novo quando foi pra lá, trouxe pra mim na bagagem :wink:

E o que o professor acha do suposto “final” de produção do Ferrania P30???

Não acho que seja fim de produção, esse filme está vendendo bem.

Por que?
Porque aprendi a fotografar no século passado e, apesar de usar bastante digital, nunca abandonei o filme completamente. E também porque cheguei a conclusão de que é melhor fotografar com filme do que ficar tratando as fotos digitais para ficarem com um visual parecido. Perdi um pouco a paciência pra isso.

Quais filmes?
Os que encontro pra comprar e que não sejam absurdamente caros. Geralmente preto e branco.

Quais câmeras?
Duas Olympus: OM-2 e Trip 35.

Qual frequência?
Frequência muito irregular, mas ainda menos do que gostaria. Tentando fotografar mais.

Faz todo o processo analógico (sem digitalização)?
Não. Tenho um ampliador parado há mais de 20 anos e que sonho em ter um lugar para montá-lo.

Faz processo híbrido? Qual? De que jeito?
Escaneio em casa pra publicar no meu portfólio e redes sociais. Coisa simples: Epson V330 e tratamento no Photoshop (tentando mudar pro Affinity).

2 curtidas

Em termos de fotografia, não… Ainda não!
Mas pra todo o resto da minha vida, você nem imagina :sweat_smile:
A parte disso, eu tenho um livro que ganhei quando comecei a me interessar por fotografia (“O Prazer de Fotografar”), dos anos 80. Eu adoro lê-lo, principalmente na parte que se trata do disponível apenas no analógico, como por exemplo revelação. Ele tem até o cheirinho da época. E me inspira em um dia começar a lidar mais com o analógico em termos de câmera, incluindo a parte de revelação. Eu tenho uma câmera analógica para começar a ensaiar, mas o fator tempo e custo não tem ajudado muito. Enquanto isso, tenho treinado com uma DSLR (que eu gosto muito. Uma das poucas coisas digitais que gosto além do meu computador), fazendo muita besteira e vendo instantâneamente, tirando algumas fotos boas e admirando cada vez mais quem começou no analógico, porque mesmo estudando a teoria, a prática ainda é algo a ser descoberto.
Gostaria de externar toda a minha admiração pra quem começou no analógico e vivenciou tudo isso.

Uma curiosidade: Se for considerar todas as fotos que eu tirei, as minhas primeiras fotos foram com 11 anos numa câmera automárica de filme… Mas eu lembro que elas não sairam tão boas quanto eu queria :joy:

2 curtidas

Fiquei um bom tempo sem fotografar. A última vez que frequentei o fórum ainda era na época do mundofotografico. rs Voltei a fotografar esporadicamente há, mais ou menos, 2 anos e foi quando comecei com a fotografia analógica.

-Por que ?
Em parte por saudosismo pq lembro da época em que eu era criança (virada dos anos 80 pra 90) e brincava com as câmeras dos meus pais e do meu avô. Também gosto do fato de, comparando com fotografia digital, eu dar uma ‘desacelerada’ com a fotografia analógica.

-Quais filmes ?
Meus preferidos são Ektar e Portra 800, mas como custam um rim (dois no caso do Portra rs) uso muito raramente. Em geral uso os Kodak Vision 3 (que são mais baratos) ou Kodak gold/Fuji 200. Não uso muito filme p&b porque prefiro colorido.

-Quais câmeras ?
Nikon FM3a, Minolta HiMatic 7sII, Franka Solida III e Voigtlander Bessa II (que preciso mandar para manutenção).

-Qual frequência ?
Eu costumo deixar uma câmera analógica na mochila mas tiro foto esporadicamente. Acho que na média queimo 1 rolo a cada 2 meses. Quando estou mais empolgado (em viagens, por exemplo) gasto 2 ou 3 rolos em um mês, mas isso é exceção.

-Faz todo o processo analógico ? (sem digitalização)
Não, eu envio para ser revelar em laboratório.

-Faz processo híbrido ? Qual ? de que jeito ?
Não. O próprio laboratório digitaliza os filmes para mim, mas tenho planos para futuramente digitalizar em casa usando câmera digital.

1 curtida

lembro que havia um tópico aqui só de fotografias analógicas, mas estou perdido nesse forum novo, não achei… queria reativá-lo, revivê-lo, pra mim e pra os muitos que amamos o bom e velho filme.

então vai aqui uma foto desses dias, sem muitas pretensões. se o tópico puder ser resgatado, se alguém puder me ajudar a mover essa foto pra lá, agradeço! :slight_smile:

leica m6 + summicron 35mm @ f4
filme vencido fuji acros 100 “puxado” pra 400 (sem compensação, esqueci de avisar rs)
ainda assim acho que ficou razoável :slight_smile:

1 curtida

Buenas!!! Há uma categoria no forum denominada GALERIA DE FOTOS. Nela, há sub-categorias por assunto, mas não há uma sub-categoria específica para FILME. Há ainda, a possibilidade de postar na categoria sem definir sub-categoria específica.

Fico feliz que (re)apareceu mais um highlander por aqui!!!

2 curtidas

Está aqui: Galeria analógica

1 curtida

tem razão, é isso… não me lembrava do “galeria”, procurei e “fotografias”, “álbum”… mas galeria me faltou. obrigado!

1 curtida

Tenho muitas fotografias analógicas aqui que acumulei ao longo dos anos. Revelava aqui no RJ, primeiro na Lapa, depois em Copacabana, mas os resultados sempre ficavam muito ruins; tive experiências de sairem linhas e artefatos, fora erros claros de revelação (que somados aos erros desse fotografador aqui tornavam o resultado final um zero à esquerda). Há um ano passei a usar os serviços da LabLab, e acho que eles são ótimos, recomendo a quem quiser. Dá um trabalho mandar pra curitiba, mas pelo menos não detonam teu filme e o escaneamento é de qualidade sempre, independente do processo.
No início guardava os cromos no freezer, antes e depois de usar, e fui percebendo que isso detonava o resultado (principalmente cromos de 120 e quanto maior o tempo que ficavam estocados depois de expostos). Hoje tento ser mais rápido no envio pro laboratório depois que termino um rolo.
Pra minhas fotografias analógicas uso uma leica M6 com algumas lentes antigas, e uma summicron que dá resultados impressionantes. Tb uso uma rolleiflex 2.8F. Gosto MUITO da rolleiflex, lá no galeria analógica vou postar fotos das duas.
Bom domingo!

Analógico é cachaça (sem metanol…). A tralha cresceu e estou começando a racionalizar. Semana passada vendi minha Nikon F4. Meu plano é manter para 35 mm apenas minhas duas F2 e a F5. Tenho uma FM que pretendo vender e uma Nikomat FT2 que pretendo doar.

Para médio formato, estou com uma Rolleiflex 2.8F e uma Pentax 645N.

E vou começar a fazer algumas experiências com grande formato…

1 curtida