Já criando para 2025.
Anda faltando assunto nesse fórum…
Quem aqui ativamente ainda usa filme ?
- Por que ?
- Quais filmes ?
- Quais câmeras ?
- Qual frequência ?
- Faz todo o processo analógico ? (sem digitalização)
- Faz processo híbrido ? Qual ? de que jeito ?
Uso filme regularmente, tenho um bom estoque congelado a -20C. Uso mais filme PB porque é moleza revelar e gosto da estética, além do fato de filme colorido C41 estar com o preço realmente um absurdo de caro, além de eu detestar solenemente usar o Kodak Vision em processo cruzado C41.
De câmeras, tenho usado mais uma Rolleiflex 3.5 e uma Takane Mine Six , ambas médio formato, e em 35mm a Canon Demi, a Olympus Pen S, a Minolta X300, Pentax MX e uma Canon EOS 500G. Não tem porque ficar usando coisas caras, no final a diferença não é significativa.
Aqui o processamento é hibrido. Revelação obviamente quimica, mas depois escaneio, que dependendo pode ser em um scanner de filme da Konica-Minolta ou em um copy stand caprichado, que uso mais para formatos exóticos.
O processo de inversão de negativo C41 para positivo geralmente faço usando uns scripts que desenvolvi para o ImageMagik, ou então no Raw Therapee.
A saida impressa quando existe é feita em uma impressora Canon Selphy dye sublimation ou quando preciso de formatos maiores em uma Epson L800 devidamente calibrada e através do PrintFab.