Fotografia Analógica em 2025

Já criando para 2025.
Anda faltando assunto nesse fórum…
Quem aqui ativamente ainda usa filme ?

• Por que ?
  • Quais filmes ?
  • Quais câmeras ?
  • Qual frequência ?
  • Faz todo o processo analógico ? (sem digitalização)
  • Faz processo híbrido ? Qual ? de que jeito ?

Uso filme regularmente, tenho um bom estoque congelado a -20C. Uso mais filme PB porque é moleza revelar e gosto da estética, além do fato de filme colorido C41 estar com o preço realmente um absurdo de caro, além de eu detestar solenemente usar o Kodak Vision em processo cruzado C41.

De câmeras, tenho usado mais uma Rolleiflex 3.5 e uma Takane Mine Six , ambas médio formato, e em 35mm a Canon Demi, a Olympus Pen S, a Minolta X300, Pentax MX e uma Canon EOS 500G. Não tem porque ficar usando coisas caras, no final a diferença não é significativa.

Aqui o processamento é hibrido. Revelação obviamente quimica, mas depois escaneio, que dependendo pode ser em um scanner de filme da Konica-Minolta ou em um copy stand caprichado, que uso mais para formatos exóticos.

O processo de inversão de negativo C41 para positivo geralmente faço usando uns scripts que desenvolvi para o ImageMagik, ou então no Raw Therapee.

A saida impressa quando existe é feita em uma impressora Canon Selphy dye sublimation ou quando preciso de formatos maiores em uma Epson L800 devidamente calibrada e através do PrintFab.

2 curtidas

Vamulá, professor!!!

Por que??? Amor antigo… Aprendi a fotografar com filme e nunca tive a fotografia digital como uma paixão…

As cameras… Estou racionalizando minha tralha… Eu tenho uma Nikomat FT2, uma Nikon FM, uma Nikon F2, uma Nikon F4 e uma Nikon F5.

Tenho duas TLR também, uma Meopta Flexaret IIIa (esta era do meu finado pai e aprendi a fotografar com ela…) e uma Meopta Flexaret VI.

Estou vendendo a FT2 e a F2. Vou ficar apenas com FM, F4 e F5.

Motivo? Vou usar apenas P&B para filme. Uso hoje Ferrania P30 e Ilford HP5 (além das bobinas de HP5, acabei de receber um rolo de 100 metros que meu filho me mandou do Canadá).

Para fotografia colorida, comprei há poucos dias uma Nikon D700. Nunca tinha fotografado com DSLR. Nada como aprender de novo…

Mas não deixo a porta fechada pra filme colorido… Adoro o AEROCOLOR e pretendo sempre revisitá-lo.

Processo todo o preto e branco em casa. Tanques Paterson System 4, banheiras Paterson e uma luneta de grão Paterson. O ampliador é um Durst M370 Color. Se bem que tenho copiado pouco. Também escaneio negativos.

Tenho no laboratório alguns equipamentos que eu mesmo construí, agitador magnético de soluções, agitador rotativo para tanque de revelação e timer de exposição para o ampliador.

Primeira experiência de 2025, será usar minha Flexaret VI com o adaptador para filme 135. Testei o conjunto com uma fita de negativo e pelo jeito funciona direitinho…

Boas Festas, com muita fotografia!!!

2 curtidas

Errata… Aí acima, mencionei um rolo de Ilford HP5 de 100 metros. Onde se lê METROS, leia-se PÉS…

Bem lagal, Eduardo !

Será que somente nós dois ?

1 curtida

Quero acreditar que tenha mais alguns highlanders por aqui…

1 curtida

Falando nisso, acabei de ir buscar minha Nikon FM no Correio… Mandei fazer limpeza, troca de selos de luz e substituição do pentaprisma. Tá perfeita!!!

Epa! Mais um aqui, rs*. Só não sei se 3~5 rolos por ano seria considerado ‘ativamente’.

Filme uso Acros basicamente mas o estoque 135 tá acabando. 120 ainda tenho o suficiente para alguns anos.

Câmeras várias, mas as mais usadas são Olympus mju (compacta), Nikon FM/Pentax MX (SLR) e Voigtlander Perkeo (MF). TLR até tenho mas não gosto pelo fato da inversão da imagem no visor. Virou peça decorariva até me animar novamente com ela. As chances aumentam na medida que o estoque de 120 fica mais forte que o de 135.

Revelação, PB somente. Feijão com arroz mesmo: D-76… mas pensando com força no Rodinal.

Já fiz ampliaçâo/revelação em papel fotográfico. Usava um Durst F30, mas foi furtado de um quartinho no quintal que chamava de ‘lab’. Nunca animei repor. Até vejo alguns em leilão (ainda tenho a lente) mas moro em apartamento agora e complicado reativar o lado molhado da força.

Digitalização: substitui meu escaner de negativos antigo por um doado por uma boa alma aqui do forum que consegui reparar (prof. a*s*****s aquela faixa nos 10% da borda direita não teve jeito). Uso a licença VueScan do scanner antigo no V700 (epson) fica show, para minha expectativa pelo menos.

O motivo de ainda usar filme? Sempre uso a mesma resposta: pela mesma razão que leva um pescador amador comprar vara, linha, molinete, anzol, isca, cadeira de praia, isopor, etc. se seria muito mais fácil (e barato) ir a uma peixaria.

—-
Também acho que tem mais gente que usa película aqui. Estão hibernando, mas que tem, tem.

2 curtidas

Voltei a fotografar com filme em maio de 2024 depois de comprar uma FED2 por uma pechincha…mas bastou pra reavivar a paixão!

Aí fui atrás de câmeras e peguei três Canon, uma F1, uma FTB e uma EOS 300. As duas primeiras precisei de lentes FD (28mm f/2.8 s.c. e 55mm f/1.2 s.s.c.) e a última pra usar com as minhas lentes EF.

Filmes P&B tenho usado Ilford HP5 e Ilford Pan; os coloridos são Fujicolor 200, Superia X-tra 400, Vision 3 50D e 250D e tem um rolo de Aerocolor aqui esperando pra ir pra câmera. Final de semana peguei 2 Ektachrome, tô esperando chegar.

Para revelação tenho usado laboratórios terceirizados (estou trazendo da China os equipamentos pra revelar P&B, tanques de revelação, termômetro, changebag…). Em média uma semana para receber os arquivos escaneados.

Tenho fotografado mais aos finais de semana em função do trabalho, que me consome durante a semana ao longo do dia. Mas a intenção é aumentar a frequência.

Clichê, mas a fotografia analógica reacendeu a paixão por fotografia, além de ajudar a calibrar o olhar. No meu caso, parece que o processo digital me tornou mais preguiçoso e a volta ao filme me fez revisitar conhecimentos que há muito estavam adormecidos na memória.

Hoje, se não for job, saio de casa apenas com minhas câmeras analógicas. E estou vendo como oferecer no meu pacote de serviços as imagens feitas em filme.

2 curtidas

Tive uma Canon 50/1.4 SSC que era sensacional

1 curtida

Alguém aqui já usou o Ferrania P30 ?

Tô com um aqui, devo usar agora no fim de ano.

Revelei um em formato 120 mas ainda não escaneei

Estou com dois rolos na fila… Minha F4 está carregada com Aerocolor que preciso terminar… Minha F5 tá no médico… A FM chegou e tou com o dedo coçando pra por filme nela. Acho que vai ser o Ferrania…

Por falar em Ferrania, pensei em comprar uma LATA de P30 pra rebobinar, mas está indisponível no site do fabricante… Pra piorar a situação, li algo preocupante lá…

image

Isso significa que o que eles estão vendendo hoje é o lote mais novo ou que eles vão parar a produção???

Vou botar uma na F100 pra queimar no Natal.

Rapaz… Comprei minha F5 quando estava procurando uma F100… No dia seguinte que comprei, apareceu uma F100 à venda…

Pow, mas tá bem servido aí de F5… Ainda sai o capuchão né? Dá pra fazer aquelas fotos de cima pra baixo.

Minha F5 tá na UTI… Não sei se vai dar final feliz… Como toda “F”, dá pra trocar o visor. É uma camera fantástica, mas se ela morrer, não vou dar conta de comprar outra. Ou até talvez role, mas se aparecer uma F100 antes de aparecer uma F5 boa, acho que pulo na F100… Isso no caso da F5 morrer, lógico…

Mandou onde pra arrumar?

Hitecameras