Estou começando a realizar trabalhos em casas noturnas e sempre quis dominar a técnica de Light Painting.
Consegui esta imagem (que não é minha e infelizmente não sei citar os direitos autorais), e gostaria de saber se podem me ajudar dizendo qual lente e qual configuração de câmera + flash mais aproximado deve se ter/fazer para uma foto assim (sei que, talvez, pode ser difícil acertar 100% apenas olhando uma foto, mas no que puderem ajudar, agradeço muito!).
Velocidades baixas de obturador.
Flash sincronizado na segunda cortina.
Movimento de câmera na direção que quer pintar com as luzes.
Pra treinar, pegue umas luzes de LED e um bonequinho pra ser seu assunto.
Deixe o local escuro, como em uma balada, e treine desenhar as luzes de LED congelando o boneco utilizando o flash na segunda cortina.
se não me engano a velocidade é de 1-2seg mais ou menos de shutter speed
de resto vc acerta pra ter sync com flash (provavelmente vai acabar usando ISO até baixo por conta disso)
assim q bater a foto (e o flash disparar) nos primeiros milisegundos, o resto vc mexe a câmera da forma q desejar. Em espiral, pra frente, pra trás, ondulando, etc. Depende de como vc quer o desenho. É bem divertido até mas como odeio balada, é raro. Ainda mais raro pq nao levo câmera pra balada (fica a cargo de quem trabalha registrando esses ambientes de qualquer maneira). Da vez q deu pra fazer isso tava com a minha antiga x100 original com flash nativo
Eu só faço isso nos casamentos, uso em média 1/10 a 1/30, flash direto com zoom bem fechado e carga baixa. Faço o foco, travo, clico e movimento ao mesmo tempo a camera (as vezes quando as luzes estão se mexendo muito nem movimento a camera). Como o Rafa falou, eu também acho meio mantra esse negocio de 2 cortina, já que o obturador nem ta tããão lento.
Também acho que não precisa segunda cortina, eu pelo menos foco na pessoa, clico e arrasto.
Normalmente 1/10, iso 400, f9-11 e flash direto com zoom em 50mm.