Fotografia em ambiente apertado e mal iluminado

Fiquei em dúvida sobre onde postar essas fotos, então resolvi postar aqui mesmo.

Fui fotografar uma reunião de médicos numa clínica. O espaço era bem apertado, teto baixo e branco, mas com iluminação nas sancas (luz amarela) e paredes cinza. A luz ambiente era fraca. Tentei usar o flash rebatido no teto, mas não funcionou, o assunto ficou escuro,então flexionei em torno de 45° e subi o iso. Mesmo assim ficou subexposto e ainda sem nitidez, além de bastante ruidosas. Foi a primeira vez que fiz fotos assim e fiquei muito insatisfeita com o resultado. Estava usando a D7100, lente tamron 17-50 e flash sb 910.
Tentei melhorar um pouco do ruído no LR, mas não ficou bom. Gente, alguém me ajuda a entender porque minhas fotos ficaram tão ruins? Dicas para expor bem o assunto e ter fotos nítidas numa situação assim? :frowning:
Obrigada!
Exif das fotos:
1/125; f3.5 (na maioria das fotos) e iso 1250

Fachada da clínica:

by , on Flickr
1

by , on Flickr
2

by , on Flickr
3

by , on Flickr
4

by , on Flickr
5

by , on Flickr

Flexionou 45 para frente?

Daria resultado melhore rebatendo nas paredes laterais ou atras de vc.

Nas paredes, era difícil. De um lado toda espelhada, de outro uma janela, de outro um quadro colorido enorme. Não tinha muita opção. O jeito era pra frente mesmo. pensei no flash fora da máquina. Mas onde posicionar?

Não entendo mto de flash, ainda estou aprendendo, mas posso tentar ajudar com algumas coisas. Não use ISO quebrado, use inteiro como 800 ou 1600. Vc está usando o flash em totalmente automático ne!? Da pra ver que ele expôs corretamente aquilo pra onde vc está fotometrando (no caso roupas brancas, que enganam o fotômetro muitas vezes), vc poderia aumentar manualmente no menu da câmera (uso canon, não sei onde fica na nikon) ou direto no flash.
As primeiras fotos não estão ruins como vc disse, nada q não de pra arrumar via software, talvez o fundo ficasse melhor com ISO em 1600 e velocidade baixa, o problema foi nas q vc tirou nessa salinha
Deixe a abertura em 2.8 e diminua a velocidade até 1/80 em 50mm, talvez menos dependendo da DF q vc usar, com 17mm da pra baixar até 1/30, um difusor pode ajudar tb
Acho q isso já deve resolver bastante :ok:

Você disse uma coisa que não tinha pensado… Como todo mundo estava com roupas brancas, o flash em ttl fotometrou errado. Nesse caso eu deveria ter aumentado a potencia manualmente. Será isso? :ponder:

Eu sempre que uso no modo TTL deixo a compensação de exposição do flash em +1…as vezes até +2 quando rebatido…só que aí as fotos acabam variando muito entre si…o esquema é usar flash no manual, em uma potência só (digamos, 1/2) e se necessário compensar na abertura.

Desculpe a pergunta meio fora do tópico, mas por quê?

:ponder: :ponder: :ponder: :snack: :snack: :snack:

ISO quebrado é feito via software :ok:

To com preguiça de escrever, vai a explicação do Alexandre q está ótima

Na moral,
Eu acho que as pessoas tem trauma de ISO alto e ruido.
Eu prefiro uma foto com ruido,com foco e nítida do que uma foto sem ruido, escura e sem foco.
Na minha opinião o ISO foi feito pra essas horas criticas de pouca luz, então o negocio e usar ISO alto mesmo…

Essa parada de ISO quebrado… n sei não. Li toda a explicação mas não estou muito convencido…

Voltando ao assunto… eu gostei das primeiras fotos… mas essa salinha realmente é complicada… p/ p flash preencher toda a sala os assuntos em primeiro plano irão ficar muito claros ainda mais por contas dos jalecos… talvez fosse melhor chegar mais perto do palestrante e tirar umas fotos mais do tipo close-up com os rostos do pessoa assistindo.

Também não estou muito satisfeito com a explicação do ISO quebrado, não faz muito sentido… em ISO’s altos, tanto faz.

Apesar de toda a dificuldade as fotos ficaram legais, são aproveitáveis… a 1ª parece um pouco inclinada para a direita, ou será o efeito das sombras?

Pessoal, essa questão do ISO parcial é bem conhecida e documentada, é só dar uma pesquisada que vcs encontram vasto material sobre isso.

Quanto às fotos em questão, para mim foi cometido um erro bem comum que já foi comentado aqui, a cena predominantemente branca enganou o fotômetro do flash puxando a exposição para baixo. Uma das soluções seria compensar a exposição do flash, ou então, fazer a trava de exposição do flash. Como não conheço Nikon, não saberia como fazer, mas daqui a pouco alguém aparece com a dica.

É bem por aí mesmo. Paredes brancas, jalecos brancos e, o pior de todos, espelhos! Quando tem espelho o flash se engana totalmente, é o grande inimigo do TTL, rsrs… Nesses casos, tem que aumentar a compensação da exposição do flash, colocar pra cima. Como a maior parte do cenário é branco, pode jogar até +1.7EV que dificilmente vai estourar. Mas eu começaria compensando +1EV e fazendo uns testes, se precisar, aumenta mais. Sempre vai ter algum desvio, pra cima ou pra baixo, então é bom deixar uma margem de segurança e depois corrigir na pós.

Quando tem luz ambiente de cor muito diferente do flash, o ideal é usar o gel de correção no flash ou reduzir bastante a luz ambiente e iluminar predominantemente com o flash. Eu costumo optar pela segunda opção, rsrs. Nesse caso, pode jogar a velocidade lá pra 1/200s sem medo. Daí as luzes amareladas não vão interferir na cor do assunto.

Eu olhei a primeira foto em tamanho original e não achei muito ruído não, na verdade achei bem pouco. Acho que dá pra recuperar ali pelo menos 1EV no tratamento sem afetar a qualidade da imagem. Tem que pensar no tamanho e formato de saída. Se for impresso em revista, dificilmente vai passar de 9x6cm, aí pode ter mais ruído. Se for apenas pra rede, daí também pode ter mais ruído que o tamanho usado vai ser pequeno.

O que achei foi que faltou nitidez. Não sei se foi erro do foco ou outra coisa. Mas acho que também dá pra recuperar bastante no tratamento. Acho que no geral as fotos estão boas, não ficaram tão ruins como você pensa não. Um pouquinho de dedicação extra no tratamento e vai dar pra salvar bastante elas, tem material aí. E na próxima, aplica essas dicas de flash e exposição que o povo deu! :wink: :ok:

Meu setup é bem parecido com o seu Angelita. Só muda o SB910 pelo 700.
O que percebo, é que a minha Tamron de 17 a 25 mm, pode ser em qualquer abertura, fica devendo em nitidez. Começa ficar razoável lá pelo f9.

No restante de 30 a 50 a nitidez é outra. Já fica nítido a partir de f3.5, f4. Parecem duas lentes diferentes.

A noite em 17mm, desisti já.

Esquece o TTL. Até eu que sou um zero à esquerda em fotografia e só uso modo de prioridade, com flash deixo tudo no manual. É bem fácil.

Eu gosto muito do TTL durante o dia em ambientes abertos, raramente falha! Mas quando o sol se põe e a diversidade de fotos e situações começa a variar, só o Sr. Manual salva! O fluxo de trabalho e o resultado final ficam muito mais padronizados! O TTL é cômodo e evita perdas totais, mas o manual quando bem utilizado é super eficaz! Como não tenho fotômetro de luz incidente e tampouco sou um gênio da matemática, antes de começar a fotografar testo alguns disparos com potencias alternadas no assistente e escolho a que melhor me agrada e se eu não mudar de ambiente, aquela configuração manual fica a noite inteira! :hysterical:

Mas confesso que antes de arriscar no manual, usei tanto o TTL que me acostumei com o flash e sei exatamente quando devo compensar!

Lembrando que o TTL é o “verdinho” do flash. Ele decide a exposição, se você aumenta o ISO não adianta nada, porque a potência do flash vai diminuir proporcionalmente para manter a exposição.

Que maldade, o TTL não é o verdinho, mas sim o P (ou Av, ou Tv). Porque dá pra mudar a compensação da exposição, dá pra fazer trava de exposição, então ele não é um modo automático, e sim um semi-automático. Sabendo usar bem a compensação de exposição e/ou a trava de exposição, é bem eficiente e quase tão consistente como o flash em manual.

Eu já tinha lido alguma coisa sobre o iso quebrado, mas confesso que ainda não ficou muito claro o porque de não usar. Vou ler novamente com calma.

Obrigada pelas dicas! :ok: