Bom dia, trabalho com fotografia de jogos de futebol, atualmente trabalho com uma Nikon d3300 + uma lente 75-300mm.
Estou procurando o melhor setup para fazer um upgrade, e pensei no kit Canon 80D + Sigma 150-600mm, o que acham? (o que encontrei ‘melhor’ dentro do meu orçamento)
Fico sempre posicionado na linha de fundo ao lado do gol, não sei se essa lente seria a melhor opção para esse caso, a maioria dos jogos são a noite.
Acho que essa lente vai ser muito escura para fotografar a noite, especialmente se o campo não tem boa iluminação, o que geralmente é o caso a menos que você esteja fotografando em estádios de times da série A.
Eu eventualmente fotografo futebol, já usei a 150-600mm quando tinha ela, de dia é ótima mas a noite é muito fechada (uso em uma Nikon D7200). Hoje em dia eu uso uma 300mm f4 fixa, modelo antigo, e funciona bem. Muita gente fala do AF que seria lento, mas para mim atende bem, claro que gostaria de poder ter a 300mm mais atual, e de preferência a f2.8, mas aí tem um probleminha de custo rsrsrs.
Eu recomendaria você buscar uma lente mais clara para fotografar a noite. No caso da Canon talvez a 70-200mm f2.8 com um TC1.4x já dê alcance necessário. Só a 200mm sem TC, mesmo em câmera sensor APS-C, eu acho curta demais. Agora se você estiver fotografando futebol Society aí é tranquilo.
Seria uma boa, da Sigma ou da Canon mesmo?
Lembrando que ainda tem o fator de corte.
Sobre a lente ser escura eu não me preocuparia com isso.
Afinal qual a saída dessas fotos? Mídia social de clubes e atletas? Jornais?
Acho que da pra subir o iso, usar um bom programa de redução de ruído, e o próprio resize para as mídias de saída vai esconder qualquer ruído que sobrar.
Acho a Sigma muito fechada. Entre estas duas iria na 70-200mm 2.8.
O ideal seria usar uma 70-200 e + uma lente mais longa para buscar os lances mais distantes. Aí teria que usar duas câmeras.
Sobre a questão de abertura para fotos noturnas, faz diferença sim. Já fotografei no estádio do Avaí em Floripa, que tem uma iluminação mediana, e tive que usar ISO 4000 com abertura f4 e obturador em 1/800s, o que já é o limite do limite para não tremer a foto. Preferencialmente prefiro usar 1/1000s ou mais, seria o ideal.
Isso em um estádio que tem iluminação melhor que a maioria dos lugares, se for time pequeno é provável que a iluminação seja mais precária e aí complica, pq é necessário velocidades rápidas de obturador.
Além disso geralmente se usa JPG nessas situações, o RAW acaba ficando inviável pelo fluxo de trabalho.
Eu fiz futebol em estádios grandes como Arena do Grêmio e Beira Rio, fazia com uma full frame e 70-200 f2.8 e na segunda câmera 16-35mm. A 70-200 é uma lente muito limitada, a maior parte do pessoal fazia com 400 e 600mm. Acredito que o combo 80d + 150-600 vai te dar a melhor experiência… e para fotos mais próximas que precisar fazer compra uma 24-70mm mais pra frente.
O que vai te limitar mesmo é a questão do ISO e a lente escura… principalmente se o estádio não for bem iluminado… se for de time de série A acho que tu vai estar tranquilo.