Fujifilm GFX Eterna

Essa foi surpresa, ninguém estava esperando.

E, sinceramente, juntando com a “half-frame” de 1 polegada dos rumores, acho que a FUji está gastando grana de desenvolvimento em dois projetos BEM arriscados.

1 curtida

realmente, por essa eu não esperava, ainda mais com o sensor GFX.

Segue o link do press-release

E ainda tem o desenvolvimento da lente powerzomm 32-90mm G e um adaptador G para PL.

1 curtida

Parecem lançamentos interessantes. Sobre a lente e câmera GFX, a Fujifilm já tem lentes pra TV e filmes faz bastante tempo. Algumas delas custam uma “fortuna”. Me parece natural lançar uma câmera também.

A câmera com sensor 1", não sei dizer. O sensor que conheço de 1" é o IMX533, bem avaliado pelo pessoal da astrofoto (assim como o sensor IMX571 de 26Mp que a Fuji já usa), mas que é quadrado. Estou curioso.

1 curtida

A câmera muita gente pedia faz tempo, justamente por causa das lentes já existirem. O risco é que o mercado de cinema é meio que “travado” - quem tem dinheiro usa Arri, que não tem vai de Sony FX30. Mesmo a própria Sony tem feito um esforço enorme pra emplacar as Venice FF, mas com resultados abaixo do esperado por eles.
Mas pode dar certo - em termos de médio formato pra cinema, o padrão é a Arri 65, mas mesmo alugando é uma fortuna; pode virar uma opção “budget”. Tem a Blackmagic Ursa Cine 65 também, mas pessoal tem um bocado de preconceito com Blackmagic nesse ramo. Vamos ver.

Quanto à camera de 1", é pra ela ser uma “half-frame”, o que a princípio não faz sentido no mundo digital - mas é que o sensor de 1 polegada (imagino que o mesmo das Sony RX100) vai ficar na posição vertical (retrato).
É uma aposta ousada, meio na esteira do sucesso da Pentax 17 de filme, e no fundo é uma aposta ousada direto nas gerações mais novas - câmera feita para compartilhar em rede social, pra ver no telefone, onde todo mundo vê no modo vertical. Se derem um jeito do compartilhamento pra redes ser facilitado (bem mais do que nas câmeras atuais), pode dar bem certo.
Mas pra isso, tem um fator primordial, que espero que a Fuji não esqueça - precisam mudar toda a ergonomia da câmera em relação as habituais, pois a câmera precisa ter a posição mais confortável de uso no modo vertical. Na Pentax 17 foi fácil - a câmera tem o formato habitual, só precisaram colocar o viewfinder na vertical.
Em uma digital, não dá pra ser assim, pois o LCD traseiro (e talvez a câmera nem EVF tenha) precisa estar na vertical, senão a composição / visualização ficam prejudicadas, se o usuário precisar ficar virando a câmera para fotografar / filmar / visualizar. Ou seja, o correto (e mais custoso) é fazer a câmera toda otimizada para uso na vertical. Se fizeram uma na posição “habitual”, vai ser um fracasso.
Por sorte, a Fuji já tem uma série de câmeras que são exatamente feitas pra uso na vertical: toda a linha Instax Mini. Acho que vai ser algo parecido com elas.

2 curtidas

Sei lá, até agora a Fuji tem “acertado” bastante segundo os reportes financeiroa trimestrais. A GFX vem se mostrando bastante competitiva aliás.

1 curtida

Eu nem me interesso por esse tipo de equipamento, mas não podemos dizer que a Fujifilm não tem tido medo de sair do senso comum e inovar:

Carlos, o que é para ver nesse link do Instagram?

Aqui abriu o perfil da Fujifilm Indonesia.

Fico pensando o que esse anúncio de desenvolvimento vai impactar nos planos da Nikon/RED… :thinking:

Eram fotos da câmera…

:+1:t2: