olá, sou novato na fotografia e pesquisando um pouco vi essa câmera fujifilm X-E4 e gostaria de saber a opinião de vocês,
eu quero algo leve e compacto para levar em viagens com a família, mas que também tivesse uma boa qualidade e boas opções de lentes.
Eu tive não uma, mas duas X-E2. A primeira quebrou o EVF em um tombo, mas de resto continuou funcionando. Vendi a segunda umas semanas atrás.
Eu adoro o formato rangefinder e o tamanho compacto. Ela junto com a 27mm forma um excelente conjunto compacto de uso geral.
A Fuji tem diferentes linhas de lentes: as básicas XC, as intermediárias XF pretas e as XF vermelhas, que são topo de linha. Se vc quer uma zoom de uso geral, tem a 15-45mm XC, que é bem compacta e leve, mas é um tanto lenta. A 18-55 tem uma excelente qualidade e é mais aberta que as “lentes do kit” de outras marcas, sendo f/2.8-f/4. E tem a 16-50 f/2.8 constante, que é a tal topo de linha.
Nas primes (comprimento focal fixo) tem as compactas f/2 e as avançadas f/1.4. As primeiras são pequenas e a qualidade ótica é tão boa quanto (se não melhor) que as mais abertas. As compactas são mais baratas também. Até onde sei, são todas XF pretas, com exceção de uma XC 35mm f/2.
Não lembro de ter tido problema com bateria, mas pode ser necessário um planejamento pra não ficar sem energia. No pior dos casos, a X-E4 carrega por USB, mas ainda assim pode ser uma boa ideia ter uma bateria extra.
Espero que tenha ajudado. Se quiser mais informação, avisa aí.
18 f2.8 + 35 f2
Topei com este artigo que discute um kit de lentes para Fuji…
… não li porque não tenho câmera deste fabricante mas talvez possa interessar ao autor do tópico.
*18 f2.0
Muito obrigado Felipe, foi de grande ajuda ![]()
obrigado, vou ler o artigo
obrigado pela indicação
Por nada Ale Costa. Se você puder, procure ver com uma lente zoom de alguém, em alguma loja, a distância focal que você gosta mais.boa sorte!
Amigo.
Estou com 1 mês de uso (amador, fotografo basicamente meus filhos) da fujifilm x-e4 com a lente do kit… 27mm f 2.8. Não faço vídeo.
Tenho uma Canon 80d com lentes 24-70L II f/2.8 e 85mm f/1.8 e flashes. Venho de uma linhagem eterna (desde sempre) de Canon. Só fotografo tudo manual. Não faço vídeo.
Comprei a xe-4 para usar em viagens com família e fotos no parquinho e fds com as crianças, pois ficou perigoso andar com minha Canon e lente aqui em Natal/RN na rua… muitos amigos assaltados e tal. A Canon é grande e chama a atenção.
Impressões da Fuji: A lente é MUITO nítida… não deixa a desejar pra série L da Canon. Na abertura máxima as fotos são muito nítidas para meu uso. A câmera é minúscula, comparada a DSLR. Não chama a atenção… tão pequena que a ergonomia as vezes incomoda. Apanho todo dia dos menus da câmera… nossa! como a Canon é mais fácil e intuitivo. Você tem tantas opções de configurações e personalização na Fuji, que todo dia eu desejo que não tivesse… que fosse como a Canon, que está tudo pronto e funciona.
Se vc quer algo que passe despercebido e que tenha configuração 100% manual, pode ir nessa X-E4 que vc faz uma excelente compra.
Legal o relato. Se posso fazer uma observação, colocando a abertura da lente e a velocidade no modo automático, tem-se a câmera toda automatizada, bastando vc controlar a compensação. Seria o modo P. Colocando a velocidade em A e controlando a abertura da lente, tem-se o modo A. Colocando a abertura em A (tem que colocar tanto na lente quanto na câmera) e controlando a velocidade, tem-se o modo S. E finalmente, não colocando nada manual, tem-se o modo M.
Eu praticamente só uso o modo A, e estou considerando ainda colocar o ISO auto também.
Esse é o jeito que eu uso normalmente. Só limito o ISO a 800. Da para armazenar isso como um custom mode.
Meu modo preferido de usar também é o A, mas como ultimamente ando tirando muita foto da minha filha, tenho usado manual com a abertura da lente no máximo e o shutter em 1/180.
Sobre a X-E4, o Ednaldo da Raitai tá vendendo ela por R$ 6995,00 à vista ou 12x 638,00 em um grupo no Telegram, se alguém estiver interessado mando o link do grupo. Comprei minha X-S10 com ele, é revenda oficial Fuji.
(me coçando pra não pegar uma eu mesmo, mas mal tenho usado as câmeras que eu tenho…)
Marcio,
Para mim, nem pensar… Vendi tudo que eu tinha de Fuji em 2020, comprar de novo é perder grana na certa, ainda mais com o dólar alto desse jeito. No mínimo R$10 mil pelo corpo e uma lente basicona… Na verdade me enchi do X-Trans.