Fujifilm X-E5 vem aí!

EVF para mim é essencial, por um motivo simples: idade chegou e já estou com quase 2 graus de presbiopia. Inviável ficar colocando e tirando óculos de leitura toda hora. Além de que quando debaixo do sol, quase todo LCD de câmera fica ruim de enxergar.
Não tenho grandes problemas com o EVF de 2,36 da minha X-S20, um pouco mais de resolução seria bom, mas longe de ser um deal killer. Problema é uma câmera APS-C de 1600 dólares com um EVF dessa faixa e (principalmente) um painel LCD de 1,04mp - ainda mais que a X-S20 e a X-T50, mais baratas, tem um de 1,80mp.

Autofoco: a Fuji tinha um gravíssimo - que o box do AF indicava que estava focando em um lugar (tipo o rosto de alguém) e o foco estava em outro (tipo uma árvore no fundo). Não vi mais relatos depois do último update grande de AF, então talvez tenha resolvido. Andei usando esses dias minha X-S20 em um show e detectava rosto do pessoal do palco de BEM longe, as fotos saírm ótimas. O que mais ainda me incomoda é uma falta de “stickness”, especialmente com face detection - ela pega o rosto / olho de uma pessoa, mas se tiverem outras pessoas no frame (nem precisa estar tão próximo), o ponto de AF fica saltando de uma pra outra. Às vezes, salta do rosto para outro objeto. Já foi bem pior no passado, mas ainda persiste. Especialmente as Sonys, quando detectam um rosto, ela segue priorizando aquele rosto mesmo que outras pessoas entrem no frame.
Preciso mexer um pouco nos ajustes custom do autofoco, especialmente o modo 2, que procura evitar objetos que cruzam o frame, pode ser por ali a solução. A diferença é que o algoritmo das Sonys (ao menos a da A6700, que seria minha opção) parece melhor ajustado com os valores padrão.

Sobre os film sims: a implementação de qualquer Fuji até agora é péssima. Fiquei impressionado quando conversei com o cara da Fuji X-Weekly (o site que tem a maioria dos custom recipes) e ele achava que os customs slots existiam só pra armazenar recipes…não, custom slots existem desde sempre em todas as marcas, mas eles servem pra armazenar conjuntos de ajustes para situações diferentes (um pra Retratos, outro pra Ação, etc). Com o esquema atual, se eu quero ter uma recipe de Portra pra fotos, posso guardar no C1, com o resto dos ajustes para retratos (AF no olho, shutter speed baixo, iso baixo, disparo único, etc).
Mas se eu quiser usar esses ajustes do C1 com uma receita de Tri-X, por exemplo, não tem como - ou gasto outro slot só pra isso, ou teria de refazer todo o recipe na mão de novo. Na Sony, nas Lumix, nas Nikons (não sei nas Canons), você usa o C1, C2, etc para ajustes de operação da câmera para diversas situações, e o color profile você pode alterar à vontade na hora, tanto os que vêm na câmera, como os que você ajusta manualmente. Só a Fuji que não funciona assim.
Mas parece que deram um passo pra resolver agora na X-E5. Se for como sempre sugeri - no menu onde você escolhe os Film Simulations da Fuji, abrir alguns slots programáveis - pronto, resolve todos os problemas. E melhor - como é totalmente no firmware, podem passar isso para todas as outras Fuji via firmware facilmente.