Fujifilm X-S20

Segundo o Fuji Rumors, é a próxima câmera da fila - o que muito me interessa, pois tenho a X-S10. E provavelmente vai ser o hardware base para a X-T40 e X-E5, como a X-S10 foi a base para a X-E4 e X-T30 II.

Minha lista de desejos (realistas) para ela:

• Manter o sensor atual de 26mp. Não preciso de 40mp (e também acho overkill pra uma mid/low câmera);
  • Usar o novo processador X-Processor 5, com os novos algoritmos de AF;
  • Slot de cartão UHS-II;
  • EVF de 3,68 mp da X-T3/4, mesmo com magnification menor;
  • Bateria da X-T4, podendo aumentar um pouco o grip para caber ela;
  • IBIS com melhor performance em vídeo;
  • Alguns botões a mais, e quem sabe um dedicado para mudança do modo de foco.
  • Vídeo 10bit e 4k60 (mesmo com crop), ainda com limitação de 30 minutos pra vídeo.

O que deve vir, depende do que a Fuji deseja em relação às duas maiores competidoras atuais dela - se ela vai ser uma Canon R10 melhor, ou uma R7 um pouco pior. Provavelmente a 1a. hipótese. Então, o que acho que vai acontecer:

• Sensor: quase TODO mundo quer o atual de 26mp com o novo processador, então há chances que vai ser essa a escolha. Mas a Fuji costuma unificar a linha com um sensor só, então (infelizmente) não acho nada impossível que venha com o sensor de 40mp (zero chances de ser o stacked da X-H2s);
  • Processador: deve ser o novo;
  • Slot UHS-II acho quase certeza;
  • EVF: como as Canon usam EVF de 2,36mp, imagino que devam manter o atual;
  • Bateria: suspeito que vão seguir com a velha bateria menor das Fuji - que a X-S10 já devora como se não fosse nada.
  • IBIS: provavelmente a mesma unidade atual, espero que melhor com algoritmos novos (para vídeo, para foto já é ok);
  • Mínimas mudanças no corpo, incluindo poucos botões.

Me interessa também pois, pro meu uso atual, a linha X-H* tá além das minhas necessidades. Também torço pra bateria maior, e adiciono USB-PD às minhas expectativas, especialmente se carregar com a câmera ligada.

A alavanca do modo de foco não me interessa muito se tiver aqueles C1, C2… da X-H2(s), em que cada C carrega um modo de foco junto.

Desempenho de foco, se vier similar ao da X-T5, já fico bem feliz.

Não tinha reparado isso que os Cs carregam o modo de foco junto - e como a X-S10 não tem alavanca de foco, não dá pra saber quem tem prioridade.

Um buffer maior também seria bom - com o uso de cartão UHS-II o problema é mitigado, mas o buffer atual da X-S10 é BEM pequeno (apesar que raramente tiro sequências).

Quanto ao carregamento, teria de ver como está funcionando na X-T5 - imagino que vai ser igual; pois até onde pude ver, o da X-S10 é igual à da X-T4: você tem a opção USB POWER SUPPLY SETTING para dizer se, quando usando a câmera com um carregador ligado, ela vai usar a energia do carregador ou da bateria. Nenhum esclarecimento sobre capacidade em watts, ou se usa somente a energia do carregador, ou usa de ambos…

O que me preocupa, MUITO, é que nem o último firmware 3.0 da X-H2s (como foi só pra ela, parece que foi um esforço concentrado da Fujifilm) traz C-AF Tracking pra vídeo - coisa que praticamente todas as marcas já fornecem.

Panasonic, já na primeira câmera com PDAF, está com AF muito melhor do que as Fujifilm. Está começando a ficar preocupante…

Não entendi. Pra mim, o C carregava um modo de foco. Algo como em um determinado C, selecionava AF-S, e em outro, selecionava AF-C. Não é assim?

Um buffer maior também seria bom - com o uso de cartão UHS-II o problema é mitigado, mas o buffer atual da X-S10 é BEM pequeno (apesar que raramente tiro sequências).

O da X-E2 era bem fraco. Mas pra mim não é tão importante.

Quanto ao carregamento, teria de ver como está funcionando na X-T5 - imagino que vai ser igual; pois até onde pude ver, o da X-S10 é igual à da X-T4: você tem a opção USB POWER SUPPLY SETTING para dizer se, quando usando a câmera com um carregador ligado, ela vai usar a energia do carregador ou da bateria. Nenhum esclarecimento sobre capacidade em watts, ou se usa somente a energia do carregador, ou usa de ambos...

Eu acredito que uma câmera fotográfica dificilmente consome mais energia que um notebook moderno, que pode ser usado e carregado ao mesmo tempo, de forma automática. Acho que já passou da hora de câmeras terem essa capacidade.

De acordo com o rumor abaixo, a X-S20 usará a bateria NP-W235.

Fonte: Fujifilm X-S20 coming with NP-W235 Battery (Rumor) but not in April (Speculation) - Fuji Rumors

O que é um EXCELENTE rumor, pois, pqp, a X-S10 em modo boost simplesmente DEVORA baterias.

Levei a minha pra tirar uma fotos em um aniversário pra testar minhas duas últimas Viltrox que pouco usei (a 13mm f/1.4 e a 75mm f/1.2). Tirei umas 80 fotos e fiz uns 10 minutos de vídeo 4k e já era uma das baterias.

Outra coisa que o Fujirumors ainda não cravou, mas agora acho bem provável: devem seguir usando o atual sensor de 26mp, pois um executivo da Sony andou dando uma entrevista mencionando o sensor de 26mp da FX30, e que “haveriam novidades relacionadas à ele em breve”. Como esse sensor deve ser uma versão Bayer do sensor de 26mp da Fuji, as próximas Sony APS-C devem usar ele - e como elas são a concorrência da Fuji no ramo, seriam um bom motivo pra Fuji seguir usando eles.

Com tudo isso e se vier pelo preço de 999 dólares (preço de lançamento da X-S10), serei sério candidato a comprador.

Eu queria uma X-E5 com os internals dessa e IBIS, mas nunca a Fuji vai fazer isso por causa dos xiitas…

Então também sou candidato à uma X-S20 - mas a Fuji tem de dar um up no AF, tá ficando para trás. Tenho me irritado bastante com isso.

Saiu pra fuji uma 23 1.4 Sigma :snack:

Estou acompanhando as noticias Fuji mais de perto.
Acho que vai ser meu destino no medio/longo prazo.

O AF para pessoas ainda é inferior as Canon da serie M?

Seu coração não irá deixar. :smiley:

Cara, eu estou olhando pras todas.

Já amoleci ele kkkkkkk
Pro meu objetivo atual é o sistema mais racional, é o único com uma linha de lentes apsc de verdade.

Fuji Rumors agora soltou que o sensor vai ser mesmo o de 26mp atual (pra mim, excelente).

É bom, mas é o mesmo sensor da X-T3 e X-S10. Não dava pra esperar o snesor da X-H2s, mas um sensor mais rápido seria excelente pedida.

De qualquer forma, estou juntando aqui os Bidens.

Stackeds são caros. E esse sensor ainda é bem moderno, tanto que aparentemente as novas Sony vão usar ele. Rolling shutter bem controlado.

Segundo o FujiRumors, deve ser anunciada dia 24 de maio, no X-Summit.

Fujifilm X-S20 Coming with Smarter Subject Tracking than X-T5, X-H2 and X-H2S (Automatic Subject Detection)

"…[i]The Fujifilm X-S20 will be capable to track all the subjects that the Fujifilm X-T5, X-H2 and X-H2S can already track:

birds (and insects with FW 3.00 on X-H2S, promised to come also for X-H2 and X-T5)
animals
cars
trains
planes (and drones with FW 3.00 on X-H2S, promised to come also for X-H2 and X-T5)
motorcycle & bike

The difference?

On the X-T5, X-H2 and X-H2S, every time you want to track a different subject, you have to go into the menu and select the subject you want to track (car, bird, animal, etc). And if you want to track a person, you have to disable subject tracking and enable face/eye tracking.

But that’s not how it works on the Fujifilm X-S20.

In fact, the Fujifilm X-S20 will be capable to track it all automatically. It will simply recognize what’s in your frame (a child, a dog, a bird, etc) and start tracking it without any need for you to go into the menu and make specific selections.

The automatic subject detection is actually something that fellow Fujifilm X shooters requested since the X-H2S was launched and I am happy to see that Fujifilm figured it out and will soon offer it on the Fujifilm X-S20.

Of course my hope now is that Fujifilm will release a firmware update that will bring this tracking smartness also to the Fujifilm X-T5, X-H2 and X-H2S[/i]…"

Fonte: RUMOR: Fujifilm X-S20 Coming with Smarter Subject Tracking than X-T5, X-H2 and X-H2S (Automatic Subject Detection) - Fuji Rumors

Fonte:
[i]https://www.fujirumors.com/unleash-the-x-trans-iv-power-x-processor-5-to-boost-fujifilm-x-s20-video-video-specs-leaked/[/i]

Até agora, tudo que eu queria está nos rumores: mesmo sensor de 26mp, processador novo, AF melhorado, bateria grande, melhorias em vídeo.