Seria X-T40, mas pelo visto vão igualar o nome com a geração do X-Processor.
Vai ter IBIS, o que eu já esperava - Fuji não iria investir em um IBIS novo e mais compacto para usar só na X100VI. Mas confirmar isso é excelente, pois me dá esperança de uma X-E com IBIS (a câmera da Fuji que eu sempre quis ter).
A surpresa é que o sensor vai ser o de 40mp - achei que iam fazer o mesmo esquema da X-S20. Mas como é uma câmera mais focada em foto, tem certa lógica.
Não decidi ainda se gostei ou não - me lembrou da estranheza quando vi a primeira E-M1, hehehehe.
Mas esse grip maior já denuncia que ela vem com a bateria maior, o que é uma ótima notícia.
Vazaram (em teoria) os specs e o preço, e achei meio decepcionantes:
40MP
X Processor 5
IBIS
1 SD Card slot
not weather sealed
NP-W126S battery
same EVF of X-T30 (this has to be confirmed still, so don’t take it as 100% rocksolid for now)
price €1,499
coming in three colors: silver, black and charcoal
Ou seja, sem a bateria maior (que achei que era certo com o grip maior) e preço 50% maior que a X-T30…
Bem, em relação ao preço, infelizmente isso é uma nova realidade agora né? Dadas as condições da geopolítica mundial, cada vez mais as câmeras subirão de valor. Sobre a bateria… Vacilo da Fuji que não aposenta logo essa antiga.
Minha opinião: a intenção é boa, mas a execução é ruim. Posso falar pois a X-S10 e a X-S20 (tinha a 1a e tenho a 2a.) possuem um dial no lado esquerdo sem marcação nenhuma, e por padrão ele vem como mudar o film simulation.
Não sei como é o uso em geral das pessoas com film simulations, mas eu não fico mudando toda hora. Se no geral as pessoas ficam mudando, aí é uma boa idéia. Mas até onde sei, as pessoas não mudam tanto assim, no máximo alternam entre dois ou três film simulations.
O que seria BEM melhor (e, aparentemente, a Fuji não fez aqui também - talvez só na posição C desse novo dial) é criar posições para recipes de film simulation. Eu praticamente só uso uma de Portra 400 do Reggie Ballesteros; o problema é que, hoje, você precisa criar a recipe e armazenar ela em uma custom position de memória.
Só que a custom position armazena muito mais que a film simulation - armazena qual modo de foto está, posição de ISO, etc. Ela foi feita pra você armazenar settings para usos específicos - portrait, sports, street, os parâmetros operacionais da câmera para cada situação. Então se você está usando um film recipe pra, sei lá, retratos, e de repente quer fotografar algo de ação, ou rapidamente você reajusta todos os parâmetros, ou precisa ter essa film recipe em cada custom position com parâmetros de operação diferentes.
Se a Fuji criasse slots de custom film simulation, junto com as film simulation originais, as custom positions poderiam voltar a ser somente para aramzenar ajustes para cada situação, e você poderia em cada uma delas escolher na hora quel film simulation OU recipes que quisesse. Acho que ia ser mais um grande motivo de vendas pra Fuji (as film recipes estão atraindo muito gente).
Também não curti essa idéia aí, sem contar que a Fuji fica inventando moda ao invés de manter a filosofia das câmeras por linha de modelo, arrumando sarna pra se coçar depois.
. 40.2 megapixel X-Trans CMOS 5 HR sensor with X-Processor 5
. 2.36 Million-dot OLED viewfinder and 3-inch 1.62 Million-dot 2-way tilt touch LCD
. 8fps mechanical shutter and up to 20fps in electronic shutter mode
. Up to 7.0-stops in-body stabilisation
. Face/Eye AF subject detection
. Physical film simulation dial
. 20 film simulation modes including Reala-Ace
. 1x UHS-II SD memory card slot
. 390 shots battery life with NP-W126S Li-ion battery
. 6.2K/30p, 4K/60p, 1080/240p 4:2:2 10-bit with F-Log2, ProRes and BlackMagic RAW
. 3.5mm mic and USB-C headphone jacks, USB-C PD, Micro HDMI, USB-C adapter included
. Bluetooth, WiFi with built-in frame.io connectivity and UVC webcam 4K/60p
. Available in black and Silver X-T50 body
Olhando ela em movimento achei mais bonitinha que nas fotos.
Mas o vídeo do Omar Gonzalez matou minha última dúvida: realmente não tem como salvar film recipes nas posições do dial do film simulation. Assim como ele, achei uma senhora mancada da Fuji - film recipes é algo que está fazendo muita gente ir pra Fuji, e até hoje o processo pra usar eles é pouco prático, pra dizer o mínimo.
Vai ficar ainda mais evidente agora quando sair a Lumix S9 - que permite você carregar LUTs e aplicar eles em qualquer color profile (inclusive Cinelike-D e F-Log), tanto pra vídeo quanto pra foto. E pra usar, basta colocar o LUT no SD card e acessar bem fácil.
E o preço ficou complicado - pois, por 100 dólares a mais, você pega uma Canon R7 (hoje, aliás, com um desconto na B&H, o preço das duas é o mesmo).
Sei que são “filosofias” diferentes, mas a R7 tem autofoco melhor, é selada, dois slots de cartão, vídeo 4k oversampled sem crop, 32mp, headphone e mic jack dedicados, e bateria BEM maior.
Quanto às lentes, o anúncio das lentes da Sigma pra RF ameniza um pouco a falta de lentes. Uso a Sigma 18-50 f/2.8 na X-S20 quase 90% do tempo, ela é excelente. Ainda faltam teles, mas sempre tem a opção de usar lentes FF.
Também não curti o controle de filme, não. Se bem me lembro, o botão Q serviria justamente pra acessar as configurações bastante usadas mas não tanto pra merecer um controle físico. Não sei se usaram alguma métrica pra saber se o povo iria querer esse dial ali. Acho que, nos primeiros dias, até se pode futucar mais nas receitas de filmes. Mas depois isso tende a estabilizar.
A X-S20 tem um dial que faz isso. O review do Omar Gonzalez trouxe um bom ponto - ele também não viu utilidade, mas com os dias ele viu que ficava bem prático ficar alternando rápido entre eles pra ver como ficavam os tons de acordo com o que estava fotografando. Na X-T50 a interface ficou diferente da X-S20: tem uma representação do dial no lado esquerdo da tela, e a imagem do frame fica bem visível. Na X-S20 a “caixa” do film simulation fica no meio da tela, impedindo a maior parte do frame.
Mas em ambos os casos, somente os films simulation originais, não os recipes.
Como eu uso hoje na X-S20, que tem quatro posições C no mode dial: tenho duas pra fotos e duas pra vídeo. Uma de vídeo 4k e uma de foto usando Provia, e uma de vídeo 4k e uma de foto usando recipes do Reggie Ballesteros (o de vídeo não testei muito, mas o Portra 400 pra fotos eu tenho usado quase 100% do tempo).
O que eu queria, e daria se a Fuji criasse slots para recipes: C4 eu teria vídeo 4k, c3 para concertos, c2 para portraits e c1 para movimento. E aí para cada uma delas, eu escolheria o filme simulation ou a recipe. Muito melhor, mais prático, e precisando reconfigurar menos a câmera.