Eu havia entendido que o Xperia Pro usasse o mesmo conector HDMI pra entrada e saída, mas não é assim. Tem entrada HDMI, e a saída é por um adaptador USB-HDMI.
Desculpem a ignorância, mas para que diabos usar uma câmera sofisticada com ótica excelente e tal se na hora do streaming a compressão vai esculhambar tudo ? Isso sem falar de lag, latência e se a audiência tem monitor e olho para perceber alguma diferença …
Fora que haja banda de upload para fazer streaming em 4k direito… Mesmo em full HD não vejo muito sentido nisso tudo.
Faz muita diferença, sim. Pra começar, tem o desempenho com pouca luz. Todos os outros fatores são bem notáveis também, mesmo com compressão.
Uma coisa que eu havia esquecido é que o Fujifim X Webcam permite fazer o foco pelo programa. Usando o adaptador HDMI, acho que vou ter que usar detecção de rosto e pré-foco. Tomara que o barulhinho do motor de foco não atrapalhe.
Luz eu até concordo mas o resto, não sei se faz diferença usar uma Canon T qualquer coisa…
Acredito que o apelo é usar a câmera que temos e não comprar uma só pra isso.
Porque aí concordo em comprar uma webcam boa.
Exatamente.
Lembrando que um bokeh bonito é melhor que efeito do zoom pra apagar o fundo. Balanço de branco ajustável é bem vindo. Simulação de filme também ajuda. Mas qualquer câmera dedicada pode ter isso.
Aí concordo totalmente.
Sim. A questão que levantei foi mais em relação a gastar uma grana preta com uma Fuji ou Sony enquanto dá para fazer a mesma coisa com uma Txx da Canon e uma lente barata como uma 40 STM por exemplo. No final a imagem na ponta do espectador será praticamente a mesma…
:ponder: Se eu já tenho uma Fuji, Nikon , Sony ou mesmo uma Canon pq eu gastaria dinheiro comparando uma Canon T se posso usar a minha câmera atual como webcam? :ponder:
Usando o adaptador HDMI-USB todo ajuste de foco é na câmera mesmo.
Se a lente usada for muito barulhenta no foco, tem como usar apenas o vídeo da câmera e o audio do microfone interno do notebook ou do fone de ouvido utilizado.
Programas de streaming como o OBS permitem definir qual a resolução de saída (1280x720 (720p) e 1920x1080 (1080p)).
Se o streaming estiver senso gravado para ser disponibilizado depois, posso gravar em 1080p e fazer o streaming em 720p.
Para mim, software de webcam se resume a dar ao usuário opções e ele define o que é melhor.
Sim, obviamente né ! Mais óbvio ainda é que comprar uma Fuji-X para streamer somente não faria o menor sentido.
A questão é somente sobre a qualidade da imagem que chega no espectador.
Então eu não entendi seu ponto com relação a Fuji. :ponder:
Porque tanto: Fuji, Nikon, Sony e Canon possuem um aplicativo para permitir usar alguns modelos de câmeras como webcam.
Testei hoje, e é muita dor de cabeça!!! :aua:
Todas as informações de tela aparecem. Inclui o quadradinho de foco, inclusive usando foco no rosto. A fotometria e balanço de branco ficam mudando o tempo todo, a não ser que eu desligue o preview WB/EXP. Tem um widget pra selecionar se a câmera dispara, foca ou não faz nada ao tocar a tela. Nem sei onde desliga isso, mas tem que desligar, pois mesmo quando escondo todos os outros controles, esse continua aparecendo.
O X Webcam trava no meio da conferência (é um defeito gravíssimo), mas basta plugar a câmera, e ele usa os próprios parâmetros. Pra usar o adaptador HDMI, tenho que mudar várias coisas na câmera. No bueno.
Ué!
Canon básica = barato
Fuji básica = 3x o preço
Resultado final parecido para o espectador.
Mas entendi o ponto de vocês, já que tem uma Fuji, obviamente não faz sentido comprar outra camera.
Só que se o objetivo for streaming é meio que burrice compar algo bem mais caro a toa.
Fiquei perdido. :ponder: :doh:
Acho que eu preciso de mais café. :ponder:
Com o adaptador HDMI-USB eu nem uso o software de webcam. Aplicativos com Zoom, Skype, OBS etc já reconhecem automaticamente a fonte de vídeo do adaptador HDMI-USB.
Sim, sim. Mas no Zoom aparece tudo que aparece no LCD, inclusive velocidade de obturador, ponto de foco, etc. Tem que configurar a câmera pra sumir com tudo isso, pra fixar o WB, abertura e velocidade manual, etc. Com o software da Fuji, vc faz tudo isso pelo app. A imagem parece mais limpa, mas não sei se é só impressão minha.
Ainda assim esse adaptador vai fazer muito sucesso aqui em casa, ajudando no foco em astrofoto.
Felipe, tem um ajuste no MENU: HDMI OUTPUT INFO DISPLAY, se você colocar em OFF a saída do HDMI é limpa (somente a imagem) sem sobreposição de ajustes, configuração, etc. No LCD da câmera não altera nada.
:worship: :worship: :worship: :worship:
Em minha defesa, essa opção está em vídeo, que eu nunca faço. E eu tive que ligar e desligar pra funcionar. Mas funcionou!
E a imagem fica muito melhor no HDMI usando o modo vídeo que usando o modo foto.